Aprenda como aumentar a produtividade da equipe de forma eficaz

  1. Início
  2. Boas práticas
  3. Aprenda como aumentar a produtividade da equipe de forma eficaz

Bons resultados no mundo corporativo são obtidos por pessoas, evidenciando o quanto o capital humano é um ativo importante em qualquer empresa. Estimular o colaborador é fundamental, mas como aumentar a produtividade da equipe?

A missão do gestor envolve a otimização de processos, rotinas laborais e metodologias de trabalho a fim de gerar engajamento. Além disso, várias outras medidas podem ser adotadas para motivar os profissionais, refletindo positivamente em seu desempenho.

Quer saber quais? Continue a leitura e veja como você pode superar os obstáculos e ser bem-sucedido nessa empreitada!

Erros comuns que atrapalham a performance da equipe

Os estudiosos da Escola Humanista da Administração realizavam pesquisas e desenvolviam teorias sobre o comportamento dos trabalhadores, destacando formas eficientes de como aumentar a produtividade cuidando do bem-estar do profissional.

Maslow, por exemplo, dizia que as necessidades do colaborador estão classificadas em 5 níveis, da base da pirâmide até o topo. Havia as fisiológicas (proteção contra o frio), as de segurança (integridade física), as sociais (boa interação com os clientes), as de estima (reconhecimento) e as de realização pessoal (crescimento pessoal com os projetos).

Aquelas de grau hierárquico superior seriam sanadas apenas quando as de categoria inferior fossem supridas. A satisfação plena com a empresa é alcançada no momento em que todos os graus são completamente atendidos, reflexo direto no desempenho do time.

O estudo do psicólogo americano ressalta como aumentar a produtividade da equipe é uma missão complexa e baseada em questões subjetivas. Isso exige do líder percepção aguçada para tomar decisões certas ao motivar e engajar um colaborador. Para tanto, é necessário evitar os seguintes erros. Acompanhe!

1. Condenação dos culpados

Acusar alguém pelo mal desempenho do time não resolve o problema, até porque, em última instância, o culpado é justamente o líder, responsável por todo o trabalho ou projeto. Se houver atraso na entrega de uma obra, por exemplo, não perca ainda mais tempo crucificando quem deixou de cumprir o cronograma.

2. Distribuição inadequada das responsabilidades

Muitas vezes, é feito um planejamento perfeito que gerará dificuldade de execução porque colaboradores de cargos distintos convergem em suas atribuições. A ineficiência toda conta e, consequentemente, a tomada de decisão fica lenta e desorientada, atrasando as operações.

3. Ausência de flexibilidade

45% dos profissionais que fazem home office reportam aumento da capacidade de se comunicar, criar e inovar com os colegas. Não é uma apologia a essa modalidade de trabalho, mas uma constatação de quanto vale a pena dinamizar a realização das atividades e quebrar a rotina.

Dicas de como aumentar a produtividade da equipe

Voltando à Escola Humanista da Administração, vale mencionar a teoria de Herzberg sobre o modelo motivacional. Esse psicólogo americano afirmava que o estímulo do colaborador estava em 2 categorias de fatores: os higiênicos e os motivacionais.

Para atender ao primeiro, a empresa deveria cuidar do ambiente de trabalho: salários, benefícios, condições ambientais e físicas, regulamentos, relacionamento entre líderes e subordinados. No segundo tipo entram o conteúdo do cargo e as tarefas, razão pela qual ele está ligado à sensação de crescimento e satisfação com projetos desafiadores.

O estudo de Herzberg orienta o gestor sobre como aumentar a produtividade da equipe a partir da motivação de cada colaborador. As medidas elencadas na sequência também servem para tal finalidade. Acompanhe!

Fornecimento de feedbacks

O profissional se sente valorizado quando notam seu trabalho, além de gerar nele senso de pertencimento, pois ele passa a se sentir parte importante do processo de fabricação do produto ou prestação do serviço.

Promova avaliações de desempenho e dê feedback ao colaborador. A percepção externa o ajuda a explorar potenciais, desenvolver competências e trabalhar empecilhos que o impedem de deslanchar na carreira. Tanto a empresa quanto o indivíduo colhem bons resultados a partir das análises.

Definição de metas e seus indicadores

Se o objetivo é entregar uma obra em 10 meses, em quanto tempo as fases de vedação, cobertura e instalação de esquadrias precisam ser cumpridas? Se o orçamento é de X reais, quanto você pode gastar em cada etapa da construção?

Estabelecer metas e indicadores de desempenho alinha os colaboradores com as estratégias traçadas para atender ao escopo do projeto, medida eficiente para aumentar a produtividade da equipe.

Investimento em comunicação

Falhas comunicativas constantemente causam o insucesso das obras, intrinsecamente compostas por fases sequenciais e realizadas por muitas pessoas, desde os subordinados até os parceiros comerciais, por exemplo.

Traçar um canal de comunicação rápido e eficiente, assegurando a emissão clara e precisa da informação, é imprescindível. Aplicativos de gestão, por exemplo, muitas vezes admitem a função em sua plataforma e/ou atualizam o status das tarefas conforme elas são cumpridas, alinhando todo o time em um fluxo de trabalho fluido.

Ferramentas tecnológicas no controle da produtividade

Que tal utilizar um software capaz de acompanhar a qualidade das projetos na construção civil? É possível ter acesso a qualquer tempo e lugar aos dados de inspeção do terreno ou imóvel, aos indicadores de uso de matéria-prima e tempo de execução das tarefas.

O programa oferecido pela QualiTab permite o preenchimento das fichas de verificação de serviço (FVS) com rapidez e simplicidade em meio eletrônico. As informações são facilmente inseridas no sistema e processadas em relatórios personalizáveis, solução promovida de acordo com as normas ISO 9001 e PBQP-H.

O mapeamento, compilação e armazenamento dos dados evitam atrasos na sua análise e processamento, retrabalhos, desperdício de materiais e a repetição dos erros em empreitadas futuras.

Ainda, o tempo é otimizado, o gerenciamento da equipe é facilitado e as atividades podem ser executadas com maior agilidade, respaldadas em estatísticas. A gestão da informação melhora porque pode ser pesquisada com filtros, fica concentrada em um software acessível e com uma interface simples de ser usada.

Notou como aumentar a produtividade da equipe fica mais fácil com a ajuda da tecnologia? O assunto envolve questões subjetivas, ressaltando a importância de cuidar do clima organizacional para motivar os colaboradores. Além disso, fatores objetivos como o software contribuem facilitando as operações e as rotinas de trabalho.

Quer saber um pouco mais sobre a solução da QualiTab? Entre em contato conosco!

[rock-convert-cta id=”104″]
Boas práticas

Talvez você também goste: