Conheça a NBR 15575 – Norma de Desempenho de edificações e quais são os critérios exigidos

3 minutos para ler

Desde 2013, entrou em vigor a nova Norma de Desempenho de Edificações, a NBR 15575. Essas mudanças contemplam atualizações importantes para oferecer mais segurança e qualidade nas obras e edificações. Isso tudo porque o nível de exigência dos clientes do mercado da construção civil aumentou consideravelmente.

Então, foi preciso implantar novas medidas para estabelecer algumas exigências no quesito qualidade e conforto, de acordo com os sistemas que compõem uma edificação — pisos, estruturas, vedações, coberturas e instalações. Desse modo, a NBR 15575 também funciona como um indicador de desempenho de uma edificação e um certificado de excelência.

Então, ficou interessado no assunto e quer saber mais a respeito dele? Continue a leitura e descubra!

Quais são as exigências na NBR 15575?

Existem alguns requisitos principais como os para sistemas estruturais, de pisos, vedação vertical, coberturas e hidrossanitários. Para cada um deles há critérios diferentes. Confira!

Sistemas hidrossanitários

Para esse setor o critério é basicamente sobre estanqueidade, ou seja, não pode haver vazamento. Apesar da sua ideia ser simples, é bastante importante. Então, tudo deve está perfeitamente instalado e adequadamente impermeabilizado. São cuidados como esses que evitam vazamentos de água ou esgoto.

Além disso, todo sistema deve suportar uma pressão hidráulica de 1,5 vez maior do que a normalmente utilizado nas instalações. Outro critério que deve ser levado em conta é que a construção não pode estar em área alagável. Caso isso ocorra, a construção pode ser tombada.

Durabilidade

O item mencionado e todos os outros da área de edificações deve ser construído para ter uma vida útil mínima, estabelecida em tabelas da ABNT. Portanto, além de boa qualidade, os materiais utilizados na construção e acabamento devem obedecer determinados padrões, como os de não serem radioativos e tóxicos.

O prédio deve receber inspeções e manutenções periódicas para garantir o cumprimento da norma.

Segurança na utilização

Os ocupantes do prédio devem ter o seu bem-estar garantido pela norma NBR 15575. Isso quer dizer que deve ser evitado desníveis no chão, instalações hidráulicas com altíssimas temperaturas e ser adequado ao aterramento das instalações elétricas etc. Para manter a segurança, é importante a construção de platibandas e guarda-corpos para evitar quedas de lugares altos.

Segurança contra fogo

Uma exigência muito importante que também deve ser obedecida é a projeção do prédio contra fogo. Isso quer dizer as instalações elétricas e sistemas de gás devem ser projetados com o objetivo de evitar acidentes causados por vazamentos e faíscas, por exemplo. Além do mais, é preciso que ele seja resistente a raios e tenha equipamentos adequados em caso de incêndio.

Então, percebeu como a norma NBR 15575 é importante para garantir a qualidade e segurança de uma obra? Por isso, ela é válida para todo o país. Apesar da sua importância, ainda existem alguns pontos de divergência sobre ela, como a instabilidade na aprovação e obrigatoriedade, etc.

Então, gostou do nosso post? Siga-nos em nossas redes sociais e acompanhe nossas atualizações de conteúdo!

Posts relacionados

Deixe um comentário