Como reduzir o uso de papel e tornar a sua obra um modelo sustentável?

  1. Início
  2. Meio Ambiente
  3. Como reduzir o uso de papel e tornar a sua obra um modelo sustentável?

O conceito de sustentabilidade é baseado em alternativas ecologicamente corretas — viáveis social, cultural e economicamente. Isso significa que uma empresa sustentável é aquela que respeita o meio ambiente, fornecendo o que é necessário à atual geração, sem comprometer a sua sobrevivência e a das futuras gerações.

Anualmente no Brasil, são desperdiçadas 200 milhões de folhas de papel, o que equivale a 400 mil resmas, 20 mil árvores e um custo de R$ 4 milhões, aproximadamente. Tendo isso em vista, muitas organizações têm buscado como reduzir o uso de papel para poupar o meio ambiente e ainda economizar.

Quer saber como economizar impressões na sua obra? Veja as dicas que preparamos para você. Boa leitura!

Como reduzir o uso do papel?

A economia de papel pode ser facilmente alcançada na vida pessoal e profissional. Essa prática é muito importante e fácil de ser colocada em prática diariamente. Por vezes, imprimimos sem precisar e pensar na origem do papel — que já é jogado no lixo algum tempo depois.

Pensando nisso, apresentaremos algumas alternativas de controle e utilização de documentos, que, além de ajudarem diretamente na sua produtividade, promoverão a sustentabilidade na sua obra. Confira!

1.  Dê preferência ao digital

No ambiente empresarial, muitos documentos impressos são descartados depois de lidos, gerando um alto desperdício de papel. Porém, existem muitos recursos e aplicativos para armazenar dados e fazer a gestão de obras digitalmente.

Uma ótima alternativa é utilizar ferramentas de armazenamento online para manter documentos que são acessados com frequência.

2.  Conscientize os colaboradores

Incentivar o hábito de reduzir as impressões entre os funcionários da sua empresa é uma boa forma de reduzir o uso de papel. Procure informá-los sobre as principais maneiras de economizar ao imprimir documentos, como utilizar ambos os lados do papel e fazer blocos com as sobras, por exemplo.

3.  Configure as impressoras para economizar papel

Você pode aliar a conscientização dos funcionários com as configurações corretas da sua impressora. Programe-a para imprimir documentos frente e verso e em preto e branco, economizando também a tinta.

Além disso, alguns equipamentos têm função que obriga os funcionários a autenticar manualmente as impressoras, antes de retirar os documentos. Isso evita que as impressões sejam perdidas ou esquecidas na bandeja — ou, até mesmo, que o documento seja duplicado.

4.  Acabe Com os relatórios impressos nas reuniões

Algumas empresas têm o hábito de imprimir relatórios para todos os participantes da reunião. Isso acaba desperdiçando muitas folhas e tinta, além de concentrar a atenção dos participantes no papel e não no que está sendo apresentado.

Para evitar esse problema, coloque as informações necessárias em uma apresentação de slides. Além de ser um método prático, ainda colabora para o sucesso em reuniões externas com clientes.

5.  Adote a reciclagem como estratégia

O descarte correto dos matérias é um ponto fundamental na estratégia para saber como reduzir o uso do papel. Procure implementar uma política interna na obra, visando a separação dos papéis de outros resíduos. Isso facilita o reaproveitamento do material e traz consigo grandes ganhos no quesito sustentabilidade.

Embora essas dicas sejam simples, todas elas têm potencial para trazer a economia de papel para a sua obra. Coloque-as em prática e comprove os resultados!

Agora que você já sabe como reduzir o uso de papel na sua obra, compartilhe esse artigo nas redes sociais para que mais pessoas possam aprender a economizar folhas e impressões!

[rock-convert-cta id=”104″]
Meio Ambiente

Talvez você também goste: