Veja como as construtechs revolucionarão a construção civil!

  1. Início
  2. Tecnologia
  3. Veja como as construtechs revolucionarão a construção civil!

A produtividade é um dos maiores problemas da construção civil, impactando diretamente no prazo de entrega, qualidade das obras e satisfação do cliente. Para resolver esse problema, surgiram soluções como a construtech, que auxilia na gestão e coleta de dados das construções.

Embora exista ainda um certo grau de resistência de alguns profissionais sobre a inclusão de tecnologias na rotina — seja pela falta de investimento das construtoras ou até por exigirem mudanças muito abrangentes — já é possível perceber um movimento para mudar essa realidade.

Se você quer conhecer mais sobre a construtech e quais são as suas vantagens para o setor da construção civil, continue a leitura desse artigo que preparamos para você!

O que são as construtechs?

A construtech surgiu para melhorar os problemas dos mais diversos setores da construção. Com elas, é possível auxiliar empresas como construtoras, empreiteiras, imobiliárias, escritórios de arquitetura e até dos consumidores que compram, alugam ou administram imóveis. Isso facilita a rotina de todos os profissionais que trabalham nessas áreas e dá mais qualidade ao produto final entregue aos clientes.

Mesmo que a adoção de tecnologias esteja ocorrendo aos poucos na área da construção, a implementação da construtech tem gerado impactos significativos nas empresas desse ramo.

O que as construtechs podem fazer pelo setor da construção?

Entre as pequenas, médias e grandes empresas, há milhares de construtoras e negócios de engenharia no mundo. Apesar do setor representar cerca de 13% do PIB global e empregar 8% dos trabalhadores em todo o mundo, os desperdícios são altos e a produtividade dos funcionários é extremamente baixa, principalmente quando comparada com outras áreas da economia.

Isso acontece devido a um fator principal: a construção civil não acompanhou o andamento de revoluções tecnológicas dos outros setores. Enquanto existem bancos totalmente digitais e carros autônomos, os canteiros de obra ainda utilizam muitos equipamentos pouco produtivos, em que muitos processos ainda são documentados com papel e caneta.

As construtechs têm um papel fundamental na transformação dessa realidade. Ao desenvolver tecnologias específicas para a construção civil, todas as etapas necessárias para a execução de uma obra podem ser otimizadas, de maneira cada vez mais acessível e abrangente. Após um período de crise na construção e a grande queda nos negócios e vendas, a tecnologia é necessária para retomar o fôlego e alavancar a geração de renda.

Dessa forma, a construtech gera impactos importantes na construção civil, contribuindo positivamente para que haja uma mudança interessante em todas as etapas dos projetos. A utilização da tecnologia ajuda na gestão e integração de documentos, além de otimizar a precisão dos relatórios e contribuir para uma análise completa dos dados.

Além disso, elas também auxiliam nas técnicas voltadas ao monitoramento remoto dos sistemas prediais, análises preditivas e gerenciamento dos ativos. É visível que a transformação digital causa melhoria na eficiência dos negócios, possibilitando o aumento da produtividade, a redução de custos e a qualidade nas entregas. Veja agora quais são os principais setores de atuação das construtechs no Brasil:

  • aluguel de máquinas e equipamentos;
  • gestão de canteiros de obra;
  • compra e venda de imóveis;
  • contratação e gerenciamento de mão de obra;
  • gerenciamento de resíduos;
  • maquetes interativas e modelos 3d;
  • orçamento de obras;
  • prospecção de terrenos e lotes;
  • segurança do trabalho;
  • reformas e decoração de interiores.

Quais são as próximas tendências para a construção civil?

Veja o que teremos como tendência no Brasil nesse ano, no segmento da construção civil:

  • utilização de Drones: esse equipamento é excelente para realizar a captura de imagens aéreas do terreno, realizando levantamentos topográficos e mostrando a área do canteiro de obras. No mais, ele também pode auxiliar na construção de modelos 3D, ofertando uma realidade aumentada;
  • wearables: esses dispositivos monitoram os batimentos cardíacos e outros sinais vitais dos funcionários, emitindo-os para um computador. Assim, é possível identificar a quantidade de colaboradores na obra, saber a localização de cada um deles em caso de acidentes, além de transmitir sinais de alerta em possíveis emergências;
  • construções industrializadas: ao criar imóveis dentro de fábricas e, em seguida, transportá-los e montá-los no terreno, a obra pode ser entregue completamente pronta para os clientes. Dessa maneira, ela passa a ser só um processo de montagem, ou seja, os módulos são feitos fora do canteiro, com um maior controle da qualidade e da equipe, com aspectos sustentáveis e com menor desperdício.

Quais as vantagens das construtechs?

Como você já viu, a construção civil tem altas taxas de improdutividade e, por esse motivo, as construtechs chegaram para melhorar o trabalho. Elas oferecem mudanças na gestão e muitas outras vantagens, como:

  • gerenciamento mais assertivo do cronograma da obra;
  • garantir uma mão de obra qualificada e mais produtiva para a obra;
  • ter uma obra com menos desperdício de produtos e materiais;
  • trabalhar com sustentabilidade;
  • fornecer e construir um projeto com alta qualidade.

Assim, se você está em busca de uma empresa de qualidade para introduzir a construtech nas suas obras, o QualiTab é uma ótima solução. Somos uma startup de soluções para gestão em obras, e o nosso principal objetivo é otimizar a produção, reduzindo custos e criando uma ligação entre os setores de produção e qualidade.

Por meio de um sistema que integra dispositivos a um portal online, é possível reduzir os esforços desprendidos em campo pelos colaboradores durante a inspeção de serviços executados e no preenchimento do diário de obra. Além disso, fornecemos aos gestores informações decisivas em tempo real, que auxiliam na tomada de decisões. O QualiTab é uma boa escolha para os profissionais da construção que buscam soluções simples e otimização de prazos, recursos e qualidade.

Para realizar grandes mudanças, é necessário pensar no que é preciso para gerar impacto. Assim, as construtechs desenvolvem ferramentas essenciais para os gestores que querem transformar o canteiro de obras tradicional em um ambiente bem gerido e organizado. Com a otimização do tempo e dos recursos, é possível ter uma construção sustentável e que agrade o consumidor final.

Se você quer revolucionar a sua obra com uma construtech e ver os impactos que ela pode gerar na sua empresa, entre em contato conosco para saber mais sobre os nossos serviços!

Tecnologia

Talvez você também goste: