Análise de dados na construção civil: quais os benefícios?

4 minutos para ler

Ter uma gestão baseada na coleta e análise de dados oferece mais eficiência para os trabalhos na construção civil. Implementar essa cultura nas empresas é fundamental, pois melhora a tomada de decisão e otimiza os resultados. Além disso, o uso de tecnologias ajuda a gerar uma vantagem competitiva no mercado.

As empresas geram um grande fluxo de informações e dados todos os dias e, se não houver um bom gerenciamento e avaliação desses elementos, elas podem ter dificuldades em tomar decisões eficientes e conscientes. Por isso, é preciso fazer um estudo detalhado e organizado de dados para direcionar de forma correta o empreendimento.

Neste conteúdo, vamos falar dos benefícios da análise de dados na construção civil e como funciona esse processo. Confira!

O que é análise de dados na construção civil?

A análise de dados é uma etapa fundamental na construção civil. Ela aumenta a eficiência do empreendimento e a lucratividade, evitando prejuízos e atrasos na entrega das obras. Por meio da coleta de dados, é possível criar uma cultura de análise que ajuda na tomada de decisão das empresas.

O uso de software e ferramentas tecnológicas proporcionam uma avaliação mais assertiva dos dados, mas é preciso que essa etapa esteja presente em todos os estágios de uma obra, ou seja, desde a elaboração do projeto até a entrega dos trabalhos. A análise de dados oferece muitos benefícios para as empresas, entre eles:

  • evita a compra de materiais impróprios;
  • diminui os atrasos nas obras;
  • minimiza os desperdícios;
  • otimiza a gestão dos colaboradores.

Como funciona a análise de dados?

A análise de dados pode ser criada de forma automática, mas é preciso a utilização de outros conceitos relacionados à gestão para obter um resultado mais eficiente. São eles:

  • big data: inclui todas as informações da obra a serem analisadas que podem impactar diretamente nos resultados da empresa;
  • machine learning: é a capacidade que as máquinas e os dispositivos móveis têm de criar padrões e previsões de acordo com as informações inseridas;
  • inteligência artificial (IA): as máquinas simulam a inteligência humana, desenvolvendo mecanismos, comportamentos e habilidades típicas das pessoas para transmiti-los aos robôs e, inclusive, auxiliar na tomada de decisões;
  • business intelligence (BI): atua no cruzamento e na análise de dados. É responsável por entender as necessidades da empresa e combinar os dados relevantes, encontrando soluções, resolvendo problemas e suprindo expectativas.

Para implementar a análise de dados em uma empresa da construção civil, é importante seguir algumas etapas, como:

  • mapear os processos;
  • identificar as fontes de dados;
  • integrar etapas;
  • usar relatórios automáticos;
  • estabelecer regras;
  • compartilhar as informações.

Qual a importância da gestão baseada na análise de dados?

A gestão baseada na análise de dados vem ganhando cada vez mais espaço no mercado de construção civil, promovendo mais eficiência no setor e, por consequência, aumentando a produtividade. Além disso, ela é importante para a tomada de decisão, já que amplia a visão do cliente, agiliza os processos e reduz consideravelmente as falhas.

Você percebeu durante a leitura que a análise de dados é essencial para melhorar o processo de gestão da obra e de coleta de dados, favorecendo principalmente a tomada de decisão e melhorando os resultados e a dedicação aos clientes. O QualiTab entrega informações úteis e em tempo real, auxiliando em ações mais assertivas e verificando a qualidade da sua obra de forma mais rápida, ágil e eficiente.

Quer saber mais sobre nossos serviços? Entre em contato com os consultores do QualiTab e conheça nossas soluções!

Posts relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.