analise de dados analise de dados

Entenda como a análise de dados é importante para a construção civil!

4 minutos para ler

A análise de dados na construção civil é uma ferramenta importante para organizar e examinar todos os cenários da obra. Muitas vezes, o registro de informações é feito manualmente, o que dificulta o cruzamento dos dados e o encontro de soluções para os problemas do empreendimento. Por isso, foram criadas ferramentas tecnológicas para auxiliar esse serviço.

Por meio do uso de softwares, as construtoras podem ter todas as informações necessárias a qualquer momento. Eles servem para as obras em andamento e para as que ainda não começaram, sendo possível, dessa maneira, economizar recursos e materiais, tomar decisões mais acertadas, otimizar a produtividade e ainda reduzir os riscos.

Quer saber mais sobre a análise de dados na construção civil? Continue a leitura deste artigo!

O que é análise de dados?

A análise de dados pode ser descrita como uma estratégia de gestão empresarial. Na construção civil, é possível manter todos os processos sob controle a partir da coleta, análise e interpretação das informações da obra, visando tornar o empreendimento mais eficiente, econômico e lucrativo.

Diversos são os dados de uma obra que chegam aos gestores todos os dias, e todas essas informações precisam ser armazenadas e acompanhadas periodicamente para garantir que o planejamento inicial seja cumprido. Para tanto, o processo de análise de dados precisa da adoção de outros conceitos, como Big Data, Machine Learning, Business Intelligence e Inteligência Artificial. Confira a descrição de cada um:

  • Big Data: é a grande quantidade de dados à disposição para serem avaliados, como informações dos clientes da empresa, descrições detalhadas de custos da obra, indicadores de qualidade dos serviços, entre outros;
  • Machine Learning: pode ser traduzido como “aprendizado da máquina”, que é a capacidade que os equipamentos eletroeletrônicos têm de criar padrões e fazer previsões de acordo com novas informações;
  • Inteligência Artificial: são os equipamentos capazes de simular a inteligência humana, desenvolvendo habilidades e comportamentos característicos das pessoas;
  • Business Intelligence: é o ramo de atuação que cruza e analisa dados, sendo o responsável por entender quais são as necessidades da construtora e combinar os conhecimentos da obra para encontrar uma solução.

A junção de todos esses conceitos permite que a análise de dados seja feita de forma eficiente, trazendo inúmeros benefícios para as empresas e seus clientes.

Quais são os benefícios da análise de dados?

Veja agora quais são as principais vantagens da análise de dados para a sua construtora!

Otimização de projetos

Um dos grandes benefícios de analisar os dados de uma obra é otimizar projetos futuros por meio da previsão de cronograma, compra e utilização de materiais e do planejamento em geral. As informações de construções passadas permitem que os próximos empreendimentos sejam pensados com maior precisão e com custos menores.

Aumento da sustentabilidade

Uma boa maneira de criar projetos sustentáveis sem mexer no orçamento é utilizar o Big Data para melhorar o uso de recursos, tempo e maquinários. Algumas soluções inteligentes identificam pontos fracos que podem ser melhorados, diminuindo o consumo de água e de eletricidade, por exemplo.

Controle de riscos

Com as ferramentas certas, é possível fazer simulações e criar cenários que ajudam a diminuir os riscos aos quais os trabalhadores são expostos e, assim, amenizar a ocorrência de acidentes durante a execução da obra.

Se você está em busca de um software confiável para auxiliar na coleta e análise de dados da sua construtora, saiba que a Qualitab oferece ótimas ferramentas que vão desde indicadores de avanço físico, empreiteiros com maiores índices de retrabalho e até dados de inspeção de serviços. Todas essas opções oferecem maior precisão na hora de tomar decisões importantes e ajudam a reduzir os custos e o tempo de execução.

Como você viu, a análise de dados facilita a gestão das construções em todas as áreas, seja em fatores técnicos e operacionais, seja em fatores humanos. A partir dessa ferramenta, é possível estabelecer uma boa comunicação entre o escritório e o canteiro, além de garantir uma oba mais produtiva que agrade o cliente final.

Se você quer saber mais informações sobre os nossos produtos e serviços, entre em contato conosco!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário