planejamento e controle de obras planejamento e controle de obras

Soluções que trazem melhorias no planejamento e controle de obras

6 minutos para ler

Gerenciar um projeto de construção não é uma tarefa simples, pois diversos imprevistos podem acontecer e fazer com que o serviço não seja bem executado e\ou cumprido dentro do prazo estabelecido. Por essa razão, é importante que os responsáveis pelo projeto não subestimem a importância do planejamento e controle de obras, como é comum ocorrer.

Afinal, cada etapa dessa atividade ocorre em ritmo intenso e situações triviais como mudança do tempo, por exemplo, podem comprometer o cronograma estabelecido. Então, já imaginou quão produtivo seu trabalho seria se houvesse a criação de um plano B para driblar circunstâncias como a mencionada?

Saiba que isso é possível, a partir de um planejamento e controle de obras. Sendo assim, como um projeto precisa ser entregue no prazo e com a qualidade esperada pelo cliente, garantir isso é a decisão mais inteligente que você pode tomar.

Então, quer saber quais soluções adotar no canteiro de obras para otimizar o trabalho? Continue a leitura e descubra!

1. Investir constantemente em capacitação

Uma obra precisa estar devidamente organizada para que os funcionários envolvidos em cada processo possam realizar suas funções corretamente. Para isso, certifique-se de que todos os profissionais são capacitados para o que a demanda exige.

Nesse caso, além de elaborar boas estratégias de contratação com uma avaliação criteriosa, recomenda-se a análise de quais tarefas exigem um nível de capacitação mais elevado. Após analisar, você pode implementar cursos de capacitação e treinamentos que ensinem como usar determinados equipamentos.

Isso garante que os colaboradores tenham todo suporte necessário para alcançar os resultados esperados e a conformidade com as normas de saúde e segurança do trabalho exigidas.

2. Segmente a equipe de acordo

as etapas da obra

Para facilitar o emprego da mão de obra e confirmar que ela só será utilizada quando necessário, você pode optar por uma segmentação de acordo com as etapas do projeto. Isso faz com que haja a identificação de quando serão necessários profissionais para determinadas funções e a quantidade de pessoas que a demanda requer.

Desse modo, o projeto se torna mais em conta ao reduzir o emprego desnecessário de alguns trabalhadores e melhora o processo de execução.

3. Defina metas

As metas são imprescindíveis para que todo o time que faz parte do projeto entenda qual objetivo deve ser alcançado, e permite que ele se mantenha focado para chegar a esse resultado.

Portanto, pode-se dizer que definir metas contribui para melhorar a qualidade do trabalho e evitar atrasos que poderiam ser ocasionados por falta de clareza quanto às definições da tarefa.

4. Contar com a tecnologia como aliada

Anualmente são lançados no mercado diversos softwares, aplicativos e plataformas benéficas para o planejamento e controle de obras. Tudo isso favorece a produtividade da construção e garante processos mais eficientes e confiáveis.

Afinal, equipamentos tecnológicos como os do QualiTab podem fornecer informações sobre o tempo de execução das tarefas, mapas de ocorrência, dados de inspeção de serviços etc.

Isso possibilita que sua obra seja acompanhada de modo mais fácil e prático — o que facilita a gestão e mantém os clientes e responsáveis pela produção por dentro do andamento do projeto. Desse modo, a tecnologia também pode ser benéfica por estabelecer um canal de comunicação interna que facilita o monitoramento.

Orçamento

Se você achou que os benefícios da tecnologia se limitavam ao que foi mencionado, está enganado. Como o orçamento é uma das etapas mais importantes de um projeto, garantir que ele seja sempre atualizado — conforme os imprevistos que possam surgir — e acessível para ser consultado quando preciso é fundamental.

Então, a tecnologia vai ser útil ao auxiliar no controle de fluxo de caixa para alinhar a gestão às expectativas da empresa. Por isso, um software de planejamento pode acompanhar o desembolso mensal e elaborar gráficos de curva — essencial para avaliar a tendência dos gastos.

5. Estar atento a gestão operacional e logística

Existe algo em especial que não pode ser ignorado em todo processo da obra: a antecedência. A partir dela, a identificação e posterior resolução dos problemas torna-se bem mais simples. Assim, é preciso avaliar constantemente o canteiro, a proporção das instalações provisórias, o fluxo de materiais, uso de transportes e equipamentos.

Por exemplo, a falta ou ausência de materiais adequados é uma situação muito comum em obras. Isso pode fazer com que as atividades fiquem paradas, o que leva a uma grande perda de tempo e gera custos desnecessários ao empreendimento.

Se você quiser evitar esse tipo de situação, é necessário garanti-los com antecedência e fazer com que os itens enviados para compra sejam antes aprovados por um time técnico e validado de acordo com suas funcionalidades. Então, conforme mencionado anteriormente, estabelecer um canal de comunicação entre engenheiros e equipes de compra para evitar falhas é uma decisão inteligente.

Diário de obra

Durante a execução da obra também é ideal que haja um diário com os acontecimentos do projeto — o QualiTab tem a ferramenta RDO – Relatório diário de obra. Dessa maneira, fica registrada uma visão realista do dia a dia da construção e facilita na compreensão de como cada fase das atividades estão sendo realizadas, sua evolução, razões para eventuais erros e atrasos etc.

6. Ter um controle de prazo

Uma obra sempre deve se iniciar com um prazo estabelecido, e os responsáveis por ela precisam estar atentos para garantir que haja um bom desempenho nisso. Por essa razão, você deve levar em consideração todos os obstáculos que podem impactar na obra e atrasar as tarefas.

Algo que ajuda bastante nesse processo é manter todas as informações sobre as fases da obra, detalhadas com os custos de mão de obras, equipamentos, materiais etc. Esses dados devem estar acessíveis entre todos os responsáveis pelo projeto para que eles possam ser consultados sempre que em caso de necessidade.

Então, viu como é possível aumentar a produtividade da equipe a partir de soluções de planejamento e controle de obras como a tecnologia. Com elas, consegue-se driblar as dificuldades que surgem ao longo do caminho e garantir a entrega resultados esperados ao cliente. 

Gostou do conteúdo e quer saber como otimizar seu planejamento e controle de obras? Entre em contato conosco agora mesmo!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário