Por que utilizar um software de gestão de obras? Entenda


A gestão de obras é um serviço contínuo e dinâmico, muito importante para o êxito de uma construção. O seu principal foco é garantir que tudo ocorra conforme o planejado, sem ultrapassar os custos previstos no orçamento e os prazos estipulados.

Para simplificar essa tarefa, surgiram ferramentas como o software de gestão de obras, que oferecem benefícios que vão desde a geração automática de relatórios até o monitoramento da produtividade da mão de obra.

Quer saber mais sobre as vantagens da utilização de um software de gestão de obras? Continue a leitura deste artigo que preparamos para você!

O que é gestão de obras?

O gerenciamento de obras é uma das partes mais importante de uma construção, pois envolve a administração dos recursos e do tempo para que o cronograma previsto e o orçamento sejam cumpridos. Por isso, a gestão é uma tarefa complexa, que permite detectar problemas e encontrar alternativas para possíveis imprevistos.

O gestor pode designar certas tarefas para o engenheiro responsável ou mestre de obras, ficando com apenas parte da gestão para si. No entanto, sempre é válido ter uma visão completa do que está sendo feito e como é executado o empreendimento.

As principais habilidades que um gestor deve apresentar envolvem:

  • ter organização;
  • ter uma boa relação com todos os funcionários;
  • ter conhecimento, mesmo que básico, de todos os setores e serviços em execução;
  • ter experiência e treinamento;
  • ser resiliente, ou seja, suportar situações difíceis;
  • saber aplicar ferramentas e metodologias necessárias.

Como um software de gestão de obras pode auxiliar nesse processo?

O avanço tecnológico tem impactado as empresas de construção de forma intensa. Muitos processos e serviços foram eliminados ou reduzidos por conta da adoção de softwares de gestão de obras, que tornam o gerenciamento e a supervisão dos serviços mais ágeis.

Entregar empreendimentos com qualidade, custos reduzidos e dentro prazo são apenas alguns benefícios que esses aplicativos podem trazer. Muitas construtoras têm observado que as tecnologias de gestão permitem otimizar a utilização de materiais, controlar o orçamento com eficiência e finalizar etapas de maneira mais rápida.

Além disso, um bom software de gestão de obras deve ter foco na sustentabilidade do empreendimento, auxiliando a manter o uso racional e dos recursos naturais. Confira a seguir outras vantagens dessa ferramenta.

Facilita e simplifica o trabalho da gestão

Ter à disposição um software de gestão de obras ajuda na criação de processos facilitados para a execução de um empreendimento. Para isso, o programa fornece uma fonte de informações rica, que ajuda a agilizar a gestão. Assim, a contratação de novos funcionários e o treinamento dessas pessoas pode ser simplificado, já que não há, por exemplo, a necessidade de elaborar novos procedimentos organizacionais em cada nova obra.

Comunicação melhorada

Com a base de dados fornecida pelos programas de gestão, todos os documentos e dados do projeto ficam disponíveis para a equipe, que pode acessá-los de qualquer lugar e a qualquer momento. Essas informações incluem datas, custos e cronogramas, o que evita erros de comunicação ao longo do caminho.

Economia de tempo

O software de gestão de obras possibilita a criação de modelos de documentos comuns, como faturas e pedidos aos fornecedores. Dessa forma, à medida que a construção avança, o gestor pode imprimir ou visualizar os documentos de acordo com as suas necessidades, além de poder adicionar outros dados que sejam pertinentes. Isso oferece economia de tempo para que os administradores possam se dedicar a tarefas mais importantes.

Melhora da distribuição de tarefas

Um dos grandes desafios do gestor de obras é o planejamento da mão de obra. Para não sobrecarregar uma equipe mais do que outras, é necessário distribuir adequadamente os serviços entre os colaboradores, gerando a maior produtividade possível para cada atividade.

Essa é uma das maiores vantagens de um software de gestão de obras, pois ele permite fazer o acompanhamento em tempo real de todos os serviços em execução e dos funcionários responsáveis por cada um deles.

Dessa maneira, fica mais fácil detectar problemas na distribuição dos trabalhos e monitorar se o tempo previsto para cada atividade está sendo cumprido, possibilitando ao gestor maior agilidade para reorganizar e redistribuir as equipes, quando for necessário.

Otimiza o controle de custos da obra

O software de gestão de obras oferece recursos para registrar o orçamento do projeto e atualizar os custos de material e mão de obra durante a execução do empreendimento. Todas as faturas dos fornecedores, pagamentos aos funcionários e outros contratos que influenciam no orçamento são incluídos em relatórios, para evitar que se gaste mais do que o previsto.

Ao finalizar a construção, pode ser feita a análise do orçamento inicial com o custo efetivo da obra, utilizando esses dados para fazer estimativas mais precisas em empreendimentos futuros.

Facilita o controle de documentos

Todo processo de construção inclui diversos desenhos, normas técnicas, orçamentos e outros documentos importantes para executar o empreendimento. Para facilitar a administração de todas essas informações, os aplicativos de gestão catalogam os dados em um único lugar, que pode ser acessado por qualquer membro autorizado da equipe. Isso significa que todos os funcionários terão acesso às mesmas informações, evitando falhas na comunicação e possíveis erros.

Auxilia o monitoramento da qualidade dos fornecedores

O setor de compras de uma construtora também pode aproveitar as vantagens do software de gestão de obras. A relação entre os gestores e esse departamento é muito importante, pois a falta de materiais no canteiro pode gerar atrasos na entrega e a insatisfação do cliente final. Por isso, é importante garantir que informações como produtividade, qualidade do serviço, contratações e produtos solicitados sejam adequadamente monitoradas.

Se você está em busca de um software de qualidade para a sua empresa, a QualiTab tem a solução ideal. Com nosso aplicativo, você pode ter acesso a vários indicadores de uso de matéria-prima, tempo de execução de tarefas, mapa de ocorrências, dados de inspeção de terreno e outras informações importantes para concluir a sua construção com a maior qualidade e tranquilidade possível.

Como você viu neste artigo, a versatilidade do software de gestão de obras possibilita o controle de todos os processos de uma construção, melhorando o desempenho das equipes, otimizando a comunicação no canteiro e aumentando a qualidade do empreendimento.

Se você quer saber mais sobre softwares de gestão de obras, entre em contato conosco e conheça nossos produtos!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.