Conheça os 5 benefícios da tecnologia no canteiro de obras!

  1. Início
  2. Tecnologia
  3. Conheça os 5 benefícios da tecnologia no canteiro de obras!

As inovações na construção civil estão avançando consideravelmente no Brasil. As construtoras buscam a otimizar a utilização dos recursos, ter processos mais produtivos e economizar tempo, o que pode ser feito com o auxílio da tecnologia no canteiro de obras.

A tecnologia ajuda a agilizar e otimizar a gestão de todas as frentes de uma obra, seja na fase de projeto e orçamento, seja na fase de execução. Com ferramentas inovadoras e programas de planejamento, os recursos são utilizados com responsabilidade, redução de custos, aumento na produtividade e processos mais dinâmicos

Se você quer saber mais sobre as vantagens da tecnologia no canteiro de obras, confira este artigo que preparamos para você. Boa leitura!

Benefícios da tecnologia no canteiro de obras

1.  Automação de processos

A gestão de uma obra requer organização e atenção para que os recursos sejam bem utilizados e para os serviços sejam feitos da melhor maneira possível. Com a ajuda de softwares que integram as diferentes áreas da construção, fica mais fácil acompanhar e atualizar todas as informações em tempo real. Dessa forma, o gestor tem total conhecimento sobre os acontecimentos do canteiro, mesmo que ele esteja longe da obra.

Além de otimizar o trabalho de fiscalização, essas tecnologias geram relatórios automáticos que contemplam as principais informações do empreendimento, que podem ser compartilhadas com a equipe de obras e com o cliente.

2.  Menos retrabalho

Serviços que apresentam falhas e precisam ser refeitos significam desperdício de material e prejuízo para a construtora. Por isso, é importante contar com ferramentas inovadoras como drones, guinchos computadorizados e outros equipamentos modernos para fazer um acompanhamento das atividades e realizá-las com maior precisão.

3.  Menos custos

Um grande benefício da utilização da tecnologia no canteiro de obras é ter total controle sobre a matéria-prima, em que todo o estoque é gerenciado por softwares, que avisam quando algum produto está no fim e monitoram a utilização de cada item. Tudo isso evita desperdícios de material e, consequentemente, gastos extras para a empresa.

4.  Maior segurança

A segurança no trabalho é um assunto importante em qualquer construção, por mais simples que ela seja. Contar com tecnologias de monitoramento e segurança — como os drones que permitem verificar todos os serviços em execução — ajuda a verificar situações de perigo que podem causar acidentes.

5.  Compliance com regras

O termo compliance pode ser traduzido como agir de acordo com uma regra, para estar em conformidade com leis e regulamentos externos e internos. O uso de tecnologias — como softwares de gestão no canteiro de obras — permite verificar e assegurar que todos os serviços estão sendo feitos de acordo com as normas, bem como certificar que todos os documentos da construção estão em dia com os órgãos fiscalizadores.

Principais tecnologias no canteiro de obras

Existem muitos equipamentos e ferramentas tecnológicas disponíveis para melhorar a qualidade dos serviços no seu canteiro de obras. Confira agora quais são as principais:

  • drones: são pequenas aeronaves controladas pelo celular ou controle remoto que captam imagens em tempo real, expandindo o campo de visão dos engenheiros e responsáveis;
  • realidade aumentada: a realidade aumentada faz a superposição de imagens que criam a sensação de que os objetos virtuais estão presentes na obra. Com isso, é possível comparar os elementos de fato executados na construção com os projetos, verificando possíveis erros e falhas;
  • bioconcreto: esse material foi criado para tornar as construções mais sustentáveis, sendo capazes de regenerar as suas próprias rachaduras. Isso é possível ao incorporar a bactéria bacillus pseudofirmus na mistura de concreto, que produz carbonato de cálcio, e faz com que as fissuras da estrutura sejam seladas.

Como você viu, a tecnologia no canteiro de obras visa proporcionar às construções o que há de mais moderno em gestão e ferramentas, oferecendo oportunidades para melhorar a produtividade, reduzir custos e aumentar a qualidade dos serviços.

Se você gostou deste artigo e quer receber mais conteúdos como este na sua caixa de entrada do e-mail, assine a nossa newsletter!

Tecnologia

Talvez você também goste: