Aprenda como medir produtividade da sua equipe

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O desempenho dos colaboradores e a capacidade de executar um projeto bem planejado no canteiro de obras impacta diretamente na satisfação do cliente e nos resultados da organização, razão pela qual o gestor deve sempre medir a produtividade da equipe.

Algumas técnicas e ferramentas possibilitam o levantamento e a análise desses dados, gerando informações úteis ao desenvolvimento estratégico da empresa. Assim, melhores metodologias laborais, rotinas de trabalho e processos podem ser adotados.

Neste post, serão apresentadas algumas dicas para medir produtividade da equipe — afinal, é o capital humano que converte efetivamente os planos e as metas organizacionais em resultado. Confira!

Mapear processos

Os gestores devem conhecer como a palma da mão todas as etapas, desde a solicitação do projeto pelo cliente até a entrega final. Além disso, precisam saber transmitir tal entendimento aos colaboradores, terceirizados, fornecedores e demais envolvidos na empreitada, pois essa é uma garantia de que todos estarão cientes dos processos.

Assim, a atuação do profissional é realizada do jeito certo, no momento adequado e ele compreende a importância do seu desempenho para o sequenciamento do trabalho. Portanto, estabeleça as etapas, sequencialmente, estime prazos e orçamentos realistas, a fim de evitar atrasos, desperdício de materiais e gastos desnecessários.

Definir metas e indicadores

Medir produtividade requer previsões sobre a capacidade de realização da equipe. Tais projeções — juntamente com uma análise da empresa de suas forças, oportunidades, fraquezas e ameaças — oportunizam o estabelecimento de metas. Dessa forma, os colaboradores são orientados a longo prazo em suas atividades diárias.

Se o planejamento da incorporadora e construtora é aumentar o faturamento em 15% no próximo ano, estabeleça métricas para avaliar periódica e frequentemente o desempenho do time comercial, por exemplo. Ainda, o número de unidades finalizadas no semestre seguinte evidencia a possibilidade de aumentar a receita, a partir da venda dos imóveis.

Medir a satisfação do cliente

Produtividade não tem a ver somente com capacidade produtiva, também é preciso considerar a efetividade das medidas adotadas e do trabalho realizado. Nesse sentido, considere o NPS (Net Promoter Score) em seus cálculos —  indicador que mede em escala a satisfação do cliente e sua fidelização à empresa.

Entre tantos outros dados, essa métrica dá uma boa perspectiva de quantas recomendações um projeto pode lhe render no mercado. O resultado dela é apresentado em escala, classificando os consumidores em:

  • detratores: dão 6 pontos ou menos à organização, ou seja, provavelmente não a indicarão a conhecidos e raramente voltariam a fazer negócio com a companhia;
  • passivos: dão nota 7 ou 8, pois não estão completamente satisfeitos com o serviço prestado e, possivelmente, não promoverão nem falarão mal da empresa;
  • promotores: satisfeitos e entusiasmados com o que foi entregue, esses consumidores dão à organização nota 9 ou 10, serão potencialmente fidelizados e vão divulgar de um jeito positivo seu negócio no mercado.

Utilizar a tecnologia a seu favor

Fica mais fácil medir produtividade quando você conta com um software capaz de armazenar e processar todos os dados relativos a compras, estoque, uso de matéria-prima, tempo de execução de tarefas e mapa de ocorrências, entre outras funcionalidades. Melhor ainda se ele acompanhar a qualidade da obra, visto que isso impacta positivamente na satisfação do cliente.

Todas as atividades do projeto podem ser monitoradas, analisadas e otimizadas de um jeito rápido e prático com o programa atualizado em tempo real. Aproveite a acessibilidade e navegação da plataforma de qualquer lugar e a todo momento para promover revisões e otimizações constantes.

Perceba então que a construtora pode medir produtividade mapeando processos, gerindo as informações, controlando metas, indicadores e utilizando o NPS para ter noção sobre a satisfação do cliente. Eleja os recursos mais interessantes de acordo com as estratégias organizacionais.

Gostou deste post? Então, aproveite para saber também como aumentar a produtividade da equipe de forma eficaz!

Boas práticas

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