Ficha de verificação de serviço: saiba o que é e para que ela serve

  1. Início
  2. Boas práticas
  3. Ficha de verificação de serviço: saiba o que é e para que ela serve

Há um mercado muito competitivo dentro da construção civil, então, buscar métodos de aperfeiçoamento para construir empreendimentos com uma qualidade diferenciada é fundamental. Por isso, existe a ficha de verificação de serviço ou FVS: um registro que visa garantir o atendimento com um padrão de qualidade definido pelas normas técnicas.

Para aprimorar e modernizar o setor de construção civil também existe o Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H), que deve garantir que empresas privadas sejam moldadas conforme as recomendações. Para cada serviço controlado é recomendado que exista uma ficha de verificação de serviço diferente e que cada uma dela passe por mais de um profissional antes de ser liberada.

Sentiu curiosidade e quer entender mais sobre como funciona esse procedimento e sua importância? Então, este post pode ser muito útil para você. Continue a leitura e confira!

Aumento da segurança no canteiro de obras

A FVS é preenchida por profissionais competentes e treinados, que devem ter informações completas e essenciais para assegurar a execução de cada etapa da obra de uma empresa com mais rapidez e qualidade. Para isso, ela checa as atividades da construção com base em:

  • formas e bom estado higiênico;
  • escoramento das estruturas a serem concretadas;
  • posicionamento das tubulações elétricas e hidráulicas embutidas;
  • alocação e teste de pessoal, equipamentos e materiais;
  • garantia de abastecimento de energia e água;
  • simulação do vibrador.

A partir desse checklist, as informações coletadas são suficientes para identificar irregularidades que poderiam não ser percebidas antes, além de contribuírem melhor na solução de possíveis erros. Assim, aumenta a segurança no canteiro de obras.

Controle de qualidade dos serviços prestados

Com as informações detalhadas sobre as condições de tarefas de uma construção, fica mais fácil averiguar a prestação de serviço de fornecedores desde o processo de produção, por exemplo. Desse modo, você garante a segurança de que o serviço fornecido atende as demandas das construtoras e tem um padrão de qualidade confiável.

Asseguramento de um bom andamento da obra

A ficha de verificação de serviço preserva uma cultura de qualidade nos resultados e, ao cumprir as exigências do PBQP-H e outros instrumentos de regulamentação, torna-se um instrumento indispensável para garantir o bom andamento de uma obra.

Percebeu a importância da ficha de verificação de serviço? Como sua atuação envolve uma série de detalhes e tarefas, contar com a tecnologia pode ajudar a monitorar o trabalho de modo mais rápido e prático. Por isso, existem plataformas e aplicativos especializados que garantem um controle de qualidade e conformidade com as normas técnicas estabelecidas. Nesse sentido, o software da Qualitab pode fornecer o que você precisa e facilitar seu trabalho.

Então, gostou do nosso post? Aproveite para seguir nossas redes sociais e acompanhar as atualizações de conteúdo!

Boas práticas, Construção

Talvez você também goste: