3 passos para realizar uma limpeza pós-obra completa

  1. Início
  2. Construção
  3. 3 passos para realizar uma limpeza pós-obra completa

A limpeza pós obra é uma etapa que deve receber atenção especial durante o planejamento de um projeto de construção civil. Além de significar o descarte adequado de todos os materiais que não são necessários na estação de trabalho, ela também indica segurança para aqueles que convivem no local.

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo com algumas práticas que devem ser adotadas para garantir que todos os benefícios da limpeza pós obra sejam aproveitados. Confira!

1. Elabore um planejamento da limpeza

O planejamento é uma estratégia adotada por diversos setores, não só da construção civil. Isso porque ela garante que o objetivo seja alcançado da maneira mais eficiente e com o maior índice de aproveitamento possível dos recursos que são oferecidos — e para realizar a limpeza pós obra, isso não poderia ser diferente.

Sendo assim, elabore um organograma de limpeza, avaliando as necessidades de cada local, bem como a ordem em que cada etapa será realizada (recolhimento de lixo e equipamentos, descarte adequado de cada tipo de material etc).

Além de ajudar a reduzir o retrabalho, o processo se tornará parte da rotina dos trabalhadores, que criarão o hábito de sempre manter o ambiente de trabalho organizado e seguro.

2. Oriente os funcionários das técnicas usadas

Como já citamos no item anterior, o hábito é uma estratégia muito bem aplicada quando o assunto é limpeza pós obra. Isso porque ela contribui para que o trabalho final seja menos pesado, uma vez que o ambiente estará mais organizado.

Saber quais produtos e equipamentos utilizar também é importante e, por isso, é fundamental que os colaboradores recebam a orientação adequada sobre o que devem usar em cada cômodo e em cada tipo de superfície. Essa prática também ajuda a reduzir acidentes e a evitar prejuízos.

3. Utilize equipamentos adequados

Todo mundo que já fez faxina em casa sabe o quanto um bom equipamento de limpeza pode agilizar o trabalho. Agora, imagine ter que fazer isso em uma obra “no braço”? Certamente, será um trabalho bastante exaustivo e poderá levar alguns dias que, inclusive, podem fazer toda a diferença para atender o cronograma da obra.

Alguns equipamentos são mais simples e não exigem nenhuma tecnologia especial, como as escadas, por exemplo. No entanto, também existem alguns aparelhos específicos para auxiliar na remoção da limpeza pesada, como a lavadora de alta pressão, varredeiras e aspiradores de pó mais potentes.

Vale ressaltar que, apesar de parecerem produtos muito caros, no longo prazo trazem grandes economias. Contudo, para aqueles que não acham interessante a compra, sempre há a possibilidade de alugá-los.

Manter o canteiro de obras limpo e organizado é muito importante tanto antes quanto durante e após a obra, uma vez que traz diversos benefícios para todos os envolvidos, como segurança e redução de gastos. Portanto, não deixe de aplicar as dicas que apresentamos neste conteúdo agora mesmo, para absorver todas as vantagens que a limpeza pode proporcionar ao seu projeto executivo.

Agora que você já entendeu que a limpeza pós obra é uma etapa importante para garantir a segurança dos colaboradores, confira o nosso conteúdo sobre como reduzir acidentes no canteiro de obras!

Construção

Talvez você também goste: