Como reduzir acidentes no canteiro de obras? Veja 4 práticas!

  1. Início
  2. Segurança
  3. Como reduzir acidentes no canteiro de obras? Veja 4 práticas!

Uma empresa de qualidade no setor de construção civil sempre preza pela saúde e integridade física de seus colaboradores. Isso inclui destinar um olhar cuidadoso para a segurança deles, em todas as atividades.

Além de cumprir com a legislação trabalhista, ainda é preciso focar em como reduzir acidentes no canteiro de obras. Que, por sua vez, podem acontecer em decorrência de quedas, mau uso de EPIs, falta de atenção, entre outros fatores.

E quais são as principais práticas para garantir a proteção necessária aos envolvidos? Neste post, separamos algumas delas, a fim de evitar os acidentes. Confira!

1. Dê muita atenção às NRs

Toda obra deve seguir as regulamentações denominadas NRs, ou Normas Regulamentadoras. Cada uma delas diz respeito a uma medida de controle, que visa evitar riscos de acidentes de trabalho dos mais diferentes tipos e nas mais diversas áreas de atuação, confira alguns exemplos.

  • NR 10: abrange instalações e serviços de eletricidade;
  • NR 12: regulamenta atividades com máquinas e equipamentos;
  • NR 35: envolve trabalhos em altura.

Sendo assim, é preciso que você identifique qual ou quais normas correspondem à obra, e siga todas as instruções normativas necessárias, para estar alinhado às regulamentações.

2. Ofereça EPIs de qualidade e explique como usá-las

Os EPIs, ou Equipamentos de Proteção Individuais, são de uso obrigatório em qualquer construção. É dever da empresa oferecer essas ferramentas de trabalho, além de orientar e monitorar diariamente o uso.

Não se esqueça de contar com itens de qualidade, que também sigam as normas regulamentadoras de segurança. Eles devem ser duráveis, resistentes e adaptados para cada tipo de atividade específica, sem reaproveitamentos inapropriados.

3. Conscientize todos sobre como reduzir acidentes no canteiro de obras

Já ouviu falar do CIPA? A sigla significa Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, e tem o objetivo de orientar os colaboradores em como reduzir acidentes no canteiro de obras e nas atividades da empresa.

Ela deve ser implementada em empresas com mais de 50 funcionários, de acordo com a NR5. Um funcionário é designado o responsável pelo cumprimento dos pormenores dessa normal, e será responsável por coordenar também um treinamento anual da equipe de comissão.

Os envolvidos, então, deverão ter o compromisso de envolver e orientar os demais colegas sobre o assunto, além de divulgar e convidar para eventos e treinamentos.

4. Realize a manutenção periódica dos equipamentos

Um erro bastante comum é deixar para fazer apenas a manutenção corretiva em equipamentos e máquinas. Ou seja, nessa manutenção, eles são examinados somente diante de algum problema ou depois que o acidente ocorreu.

Isso deve mudar. A manutenção periódica é importante para promover a troca de aparelhos e peças desgastadas, prever danos e efetuar ajustes sempre que necessário. Assim, o manuseio será sempre seguro para todos os colaboradores.

Agora que você já sabe como reduzir acidentes no canteiro de obras, pode começar a implementar essa conscientização em sua empresa. Você perceberá muito mais engajamento por parte da equipe e passará uma imagem de confiança e responsabilidade para eles e, também, para os clientes.

Quer saber mais sobre as normas regulamentadoras que orientam essas práticas? Comece pela NR 18 e saiba mais sobre o que fazer!

Segurança

Talvez você também goste: