Saiba aqui 5 dicas para melhorar a equipe de campo

  1. Início
  2. Boas práticas
  3.  Saiba aqui 5 dicas para melhorar a equipe de campo

A produtividade da equipe de campo é algo essencial para a boa execução de um projeto. É a partir da atuação dessas pessoas que os objetivos e metas são alcançados, bem como a satisfação do cliente final. Portanto, melhorar a atuação da mão de obra amplia as chances de sucesso da construção.

Entretanto, isso não significa somente produzir mais em menos tempo. Também é necessário melhorar a comunicação interna, utilizar as ferramentas da melhor maneira, oferecer treinamentos aos trabalhadores, entre outros métodos para otimizar o serviço da equipe.

Quer saber mais sobre como melhorar a equipe de campo? Confira este artigo com 5 dicas que preparamos para você!

1. Invista em tecnologia

A tecnologia pode ser uma grande aliada no aumento da produtividade das equipes, seja em equipamentos e ferramentas, seja na gestão. Atualmente, existem muitos softwares que fornecem as condições necessárias para simplificar todo o processo.

O ideal é que o programa de gestão permita controlar e verificar todas as informações necessárias de qualquer lugar, acompanhando cada etapa e identificando o que já foi realizado em relação ao planejado. Dessa maneira, é possível encontrar gargalos na produção e verificar se algo não está saindo conforme o esperado.

2. Melhore a comunicação interna

Uma boa comunicação entre a equipe de campo e os outros setores da empresa faz parte do sucesso de um projeto. Portanto, é importante definir como será estabelecida a comunicação interna, e como o monitoramento e o controle dos processos serão feitos.

Processos que atendem às demandas do projeto evitam a improdutividade, o tempo ocioso e, com isso, ocorre a diminuição dos custos do projeto.

3. Faça reuniões

Muitas empresas acham que as reuniões são um tempo de serviço perdido. No entanto, elas são essenciais para manter a proximidade com os funcionários, aproveitando a oportunidade para alinhar quais são as prioridades e pontos que precisam de aprimoramento.

O contato pessoal com a equipe de campo também faz com que os trabalhadores percebam que a empresa não é gerida somente por metas e prazos de entrega. A periodicidade das reuniões depende da disponibilidade de todos.

4. Tenha metas para a equipe de campo

Fazer um bom planejamento é muito importante para melhorar e monitorar o trabalho da equipe de campo. Além disso, estabelecer metas concretas cria interesses desafiadores, direcionando as pessoas. O ideal é colocar metas que tirem os trabalhadores da zona de conforto, sem que elas sejam inatingíveis. Com isso, pode ser criado um programa de incentivo e recompensas para aqueles que conseguirem alcançar os objetivos.

Contudo, é fundamental determinar as responsabilidades de cada colaborador, para que todos saibam o que se espera da própria atuação.

5. Invista em treinamentos estratégicos

Outra prática eficiente para aumentar a produtividade da equipe de campo é investir em treinamentos estratégicos. Capacitar a mão de obra garante que o trabalho seja feito com a melhor qualidade possível, e que todos executem os procedimentos de acordo com as normas e regras impostas. Mantenha um processo de desenvolvimento dos trabalhadores, realizando avaliações periódicas para identificar a necessidade de novos treinamentos.

Saber quais são as melhores práticas para aumentar a produtividade da equipe de campo é essencial para ter melhores resultados, clientes satisfeitos e motivação dos trabalhadores. Além de utilizar essas dicas, não se esqueça de que um gerenciamento eficiente proporciona serviços melhores tanto no escritório quanto no campo, permitindo a otimização do tempo de trabalho e o aumento nos lucros da empresa.

Quer ter acesso a mais artigos como este? Curta nossa página no Facebook e fique por dentro de todos os nossos conteúdos!

Boas práticas
Talvez você também goste:

Receba conteúdos em seu e-mail!

    Conteúdos recomendados

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Preencha esse campo
    Preencha esse campo
    Digite um endereço de e-mail válido.
    Você precisa concordar com os termos para prosseguir