Confira tudo o que deve ter na ficha de verificação de serviço

4 minutos para ler

Para dar início a qualquer empreendimento, é importante a elaboração da ficha de verificação de serviço, as FVS. Essa é uma ferramenta que garante a qualidade nos procedimentos da construção civil. Além disso, é uma maneira das construtoras acompanharem se todas as etapas da obra estão sendo cumpridas, conferindo resultados mais eficientes.

A ficha de verificação de serviço também assegura que todas as atividades desenvolvidas dentro do canteiro de obra sejam realizadas de acordo com as normas vigentes. Dessa forma, as empresas são capazes de proporcionar qualidade e segurança ao longo de todo o processo de um empreendimento.

Ficou interessado no assunto? Neste artigo, vamos mostrar o que deve ter na ficha de verificação de serviço, para compor esse documento da melhor maneira possível. Confira!

O que deve ter na ficha de verificação de serviço

Essa ficha é fundamental para aumentar a produtividade e os lucros de uma construção, além de garantir mais segurança no processo. Esse documento comprova que as atividades executadas estão em conformidade com a legislação e contempla informações, desde a fase inicial da construção, até os últimos detalhes.

Normas e etapas da construção

O Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H) é uma iniciativa do Governo Federal para o cumprimento de normas e metas estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU). Esse programa comprova que empresas e obras estão seguindo normas específicas e estabelece 25 serviços que devem ser controlados em uma construção.

Entre eles, estão algumas etapas dos serviços: preliminares, de fundações, de estrutura, de vedações verticais e horizontais, esquadrias, pinturas e sistemas prediais. O que deve ter na ficha de verificação de serviço são essas etapas, que têm que ser acompanhadas por meio dessa ficha. Assim, diminui-se os retrabalhos, readequações, demolições ou outros problemas que possam surgir e atrasar os trabalhos.

Preenchimento da FVS

As FVS podem ser preenchidas por mais de um profissional, desde que esses sejam experientes, treinados e qualificados. Além disso, esses documentos devem ser preenchidos de forma correta, pois podem ser exigidos para a liberação de outras fases da obra. As fichas devem abranger todos os pontos necessários para comprovar a qualidade da execução dos serviços, como dimensão dos vãos, fissuras e manchas.

Ao produzir o documento, considere um preenchimento simples, de leitura clara e conceitos comuns entre todas as partes envolvidas no processo. Além disso, elas devem conter informações suficientes para garantir o controle na execução e qualidade da obra.

Existem as FVS impressas, com lacunas para que sejam preenchidas à mão, e as eletrônicas. Dentre elas, há versões mais detalhadas, com sistemas sofisticados, planilhas, gráficos, emissão de relatórios e parametrização de fichas, conferindo mais segurança ao empreendimento. Cada setor deve ter sua FVS, customizada de acordo com os pontos considerados importantes na área. A elaboração do documento fica a cargo dos gestores de qualidade.

Como vimos, a ficha de verificação de serviço é fundamental para o bom desempenho da obra já que evita gastos com retrabalho e garante segurança e qualidade à edificação. Mas, para isso, é importante contar com uma empresa responsável e profissionais qualificados. Assim, com as informações de o que deve ter na ficha de verificação de serviço, é possível conferir mais eficiência em todas as etapas a serem executadas na sua construção.

Na hora de construir, muitas dúvidas podem surgir. Assine a nossa newsletter e receba conteúdos que ajudarão na gestão do seu empreendimento!

Posts relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.