Qualidade na obra: como a tecnologia pode auxiliar nesse processo?

  1. Início
  2. Tecnologia
  3. Qualidade na obra: como a tecnologia pode auxiliar nesse processo?

Aumentar a produtividade e a eficiência nos serviços é o objetivo de toda construtora, visando a redução de custo e despesas. O uso de ferramentas tecnológicas eficazes oferece muitas vantagens para as empresas. Além disso, esses recursos ajudam na gestão da qualidade na obra por meio da coleta de informações para controle, registro e execução dos serviços.

Por esse motivo, acompanhar o andamento da obra é fundamental a fim de garantir que o cronograma será seguido e os prazos cumpridos, além de assegurar a qualidade esperada. Hoje, vamos falar sobre como a tecnologia pode ajudar na avaliação dessa qualidade e como realizar essa gestão de forma eficaz. Confira!

O uso de tecnologias e a qualidade na obra

Realizar a gestão de qualidade de uma obra ajuda a diminuir os riscos de erros e retrabalhos que geram um custo a mais no orçamento. Esse processo também permite que os gestores identifiquem gargalhos com antecedência, favorecendo uma tomada de decisão mais assertiva. Mas o controle manual das obras pode provocar erros e atrasos.

Atualmente, existem disponíveis no mercado diversas tecnologias que ajudam a gerenciar e controlar o canteiro de obras em tempo real, garantindo maior produtividade, reduzindo custos e mantendo a qualidade esperada. O uso desses recursos tecnológicos na construção civil permite a confiabilidade dos dados, gerenciamento de custos, sustentabilidade e maior segurança e controle dos funcionários.

Certificações e documentos relacionados à qualidade da obra

A realização de um controle de qualidade adequado ajuda a reduzir erros que podem comprometer o resultado final do empreendimento e gerar prejuízos. Para otimizar a produtividade e reduzir os custos, a gestão de qualidade das obras deve seguir normas que garantam as principais certificações do mercado.

Certificação ISO 9001

A ISO 9001 estabelece os requisitos que precisam ser seguidos pelas construtoras nos projetos, especificamente sobre o Sistema de Gestão e Qualidade (SGQ). Essa norma garante maior eficiência na qualidade da obra devido aos padrões estabelecidos.

Para conseguirem a certificação, as empresas precisam ter um sistema de gestão de alta qualidade, promovendo um controle eficaz dos processos produtivos. Isso deve resultar em segurança para os funcionários e desfechos satisfatórios para os clientes.

PBQP-H

O Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H) foi criado pelo Governo Federal para melhorar e modernizar o processo produtivo das construtoras. Por meio de uma declaração, as empresas podem aderir a esse programa com o objetivo de firmar o compromisso de implementação de um sistema eficiente de gestão de qualidade. Essa declaração deve ser enviada ao Ministério das Cidades e tem validade de 12 meses.

Portanto, para manter a qualidade na obra, é preciso realizar um monitoramento contínuo, seguro e assertivo do empreendimento. Nesse processo, a tecnologia faz toda a diferença, pois garante uma gestão estratégica e eficiente. O QualiTab possui soluções inteligentes que auxiliam na gestão de qualidade da sua obra de forma fácil, ágil e segura. Além disso, ajudamos na tomada de decisão das construtoras, porque oferecemos informações úteis e em tempo real.

Quer saber mais sobre nossos serviços? Entre em contato com os consultores do QualiTab e saiba tudo sobre o uso da tecnologia no acompanhamento de obras!

Tecnologia

Talvez você também goste: