Entenda a importância e as vantagens de realizar a inspeção de materiais na obra

  1. Início
  2. Construção
  3. Entenda a importância e as vantagens de realizar a inspeção de materiais na obra

Para ter sucesso na execução de qualquer projeto de construção, torna-se importante controlar diversos parâmetros, que servem como indicadores de qualidade. A coleta é realizada no próprio canteiro de obras, por meio de uma inspeção cuidadosa que analisa como se desenvolvem as atividades no canteiro.

Entre os pontos que devem ser avaliados estão as metodologias de processo e o monitoramento de todos os parâmetros de qualidade e quantidade. Nesse sentido, a Ficha de Verificação de Material (FVM) é uma valiosa ferramenta de inspeção, pois produtos e materiais não conformes podem exigir a necessidade de reparos ou de correções.

É importante ter atenção aos materiais críticos, como os blocos de concreto que apresentam pouca tolerância em relação às medidas. Nesse caso, nem sempre é possível fazer reparos. O que fazer, então? Veja abaixo os tipos de inspeção de materiais na obra e as suas vantagens!

Há dois tipos principais de inspeções de materiais no canteiro de obras

Desde já, vale observar que existem dois tipos principais de inspeções na construção civil:

  • as inspeções aleatórias;
  • as inspeções agendadas.

Nas inspeções aleatórias, ou seja, não programadas, pode-se obter um cenário mais genuíno sobre o trabalho, já que ninguém está esperando a visita de um inspetor. Assim, por exemplo, os trabalhadores podem estar desperdiçando muitos materiais.

Por outro lado, se o procedimento não for cuidadoso, a inspeção não será tão eficaz. Geralmente, essas vistorias criam muito barulho entre os operários, que são “apanhados” de surpresa.

As inspeções agendadas selecionam previamente os dias e os horários do serviço. Os profissionais já ficam preparados para receber a visita do inspetor e acabam entrando em um ritmo de trabalho adequado, para evitar conflitos. Veja abaixo as vantagens da inspeção de materiais na obra.

Os inspetores garantem a segurança do trabalho no canteiro de obras

A atenção dispensada à segurança no canteiro de obras pelos inspetores é uma importante vantagem para a construção. Essas inspeções são relevantes para elaborar normas de segurança no campo.

Elas verificam ainda se todos os trabalhadores estão usando os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), e se estão sendo aplicados os Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs). Além disso, avaliam se as condições no canteiro de obras são apropriadas para a efetivação das atividades.

Lidar com diferentes materiais e equipamentos, bem como trabalhar em altura, envolvem muitos riscos. Por isso, convém identificá-los e definir os melhores meios de proteção conforme a natureza de cada risco.

A inspeção assegura a manutenção da alta produtividade

Quando há uma rotina em que se faz a inspeção de materiais na obra, a produtividade tende a aumentar porque é mais simples acompanhar o modo como o trabalho se desenvolve, o que permite modificar o ritmo de produção conforme o que se percebe no time de funcionários.

A partir dessa vistoria, pode-se harmonizar o encerramento de determinada fase da construção com o novo planejamento. Dessa forma, se diminui o período ocioso, direcionando os funcionários para uma nova etapa da construção.

O uso correto dos materiais também é significativo para aumentar a produtividade. Algumas técnicas mais vantajosas de aplicação contribuem para melhorar a produtividade, conferindo mais agilidade e eficiência.

A vistoria da obra viabiliza construções mais ecológicas

São diversos os resíduos gerados em uma obra que precisam de um bom tratamento e destinação, como gesso, madeira, ferro e concreto. Quando se faz uma inspeção mais próxima, é possível identificar melhor a natureza desses resíduos. Conseguindo dados diários sobre o volume desses materiais, fica mais simples definir meios mais adequados e sustentáveis para o seu descarte.

Uma solução é pesquisar por estações de tratamento de resíduos disponibilizadas pela prefeitura, pois assim todo os resíduos serão tratados da forma devida, ou seja, de modo ecologicamente correto.

Outra solução é separar os materiais que podem ser reciclados e vendê-los para os depósitos de tratamento, o que contribui para criar uma fonte de geração de renda adicional para o negócio.

A inspeção assegura que o plano original está sendo cumprido

Um dos principais problemas na construção civil é a falta de sincronização entre o planejamento e a execução da obra. A inspeção de materiais na obra ajuda a diminuir esse risco, pois confirma se os materiais que foram definidos, assim como os outros itens do plano original, estão realmente sendo usados da maneira planejada. A inspeção periódica permite alinhar o cronograma à execução.

A inspeção de materiais na obra ajuda na gestão de gastos

É importante compreender como funciona a logística no canteiro e conhecer determinados parâmetros de quantidade sobre construção, como a quantidade de trabalhadores, o volume de insumos usados dia após dia, a divisão dos turnos. Isso só é possível se houver um monitoramento regular no canteiro de obras.

Como esses parâmetros integram o gerenciamento de gastos de uma empresa, a inspeção também exerce efeitos positivos na forma de gerenciar os gastos de uma construção. Enfim, a vistoria impede despesas desnecessárias e desperdícios de materiais, já que a demanda diária terá atendimento imediato e enxuto.

O monitoramento analisa o desempenho no canteiro de obras

A inspeção de materiais na obra também contribui para avaliar o desempenho dos profissionais e dos equipamentos, bem como dos próprios materiais, a fim de avaliar se estão realmente cumprindo a finalidade para a qual foram destinados.

É possível que se tenha certa expectativa no projeto em relação a determinado material mas que, durante a execução da obra, o seu comportamento não seja o esperado. Talvez seja preciso mudar o material ou a técnica; daí a importância da Ficha de Verificação de Material.

Essa vistoria ainda permite avaliar o desempenho dos profissionais e dos equipamentos de forma mais justa, já que corresponde a um monitoramento regular.

Dessa forma, é possível registrar o progresso da obra, tirando fotos, fazendo registros, conferindo o desenvolvimento das operações e documentando todos os pontos importantes em um único local, que pode ser um software específico, destinado à construção civil.

Com todos os documentos centralizados, fica mais fácil localizar e consultar as informações mais relevantes, fazendo comparações entre o que foi verificado em inspeções diferentes.

Os inspetores permitem conferir maior qualidade construtiva

As inspeções costumam gerar impacto benéfico na qualidade da construção. O monitoramento contribui para a manutenção de um elevado nível de serviço, considerando todos os pontos, desde a estrutura até o acabamento.

As inspeções frequentes também são importantes no âmbito do relacionamento com o cliente, pois diminuem as possibilidades de reclamações e de queixas depois da conclusão e entrega da obra. Quanto melhor a qualidade construtiva, maiores serão os lucros para a empresa responsável pela execução do projeto.

A inspeção de materiais na obra, além de ser um procedimento obrigatório, influi diretamente em muitos aspectos, incluindo a segurança e a produtividade. Além disso, ajuda na definição de um trabalho de maior qualidade e com maior atenção aos prazos.

Sua empresa já conta com um produto adequado para elaborar seus relatórios de inspeção? Aproveite e faça o teste gratuito de nossa solução: a FVM (Ficha de Verificação de Material).

Construção

Talvez você também goste: