Mão de obra na construção civil: como gerenciá-la de forma eficiente?

  1. Início
  2. Construção
  3. Mão de obra na construção civil: como gerenciá-la de forma eficiente?

O gerenciamento da mão de obra na construção civil não envolve apenas a vistoria dos serviços. Essa atividade abrange o planejamento da obra, o cumprimento do cronograma e a contratação de funcionários capacitados e responsáveis.

A produtividade e a qualidade dos serviços em uma construção interferem diretamente no sucesso de um empreendimento e, para isso, é preciso gerenciar corretamente a mão de obra. Quer saber como administrar a sua equipe? Continue a leitura deste artigo!

A importância da contratação de mão de obra especializada

A gestão da mão de obra na construção civil consiste na preocupação do gestor com os colaboradores e funcionários, prezando pela sua segurança e garantindo que todos os serviços sejam executados da melhor maneira possível, dentro dos prazos estipulados.

Contudo, ter apenas gestores competentes não assegura que todas as atividades serão feitas da melhor maneira e com alta produtividade. Por isso, é preciso contratar mão de obra qualificada, com experiência, e que conheça todos os materiais e ferramentas que precisará utilizar.

O gerenciamento da mão de obra na construção civil

A gestão da mão de obra no canteiro está relacionada à administração das diversas atividades que serão executadas no decorrer da construção. Por isso, o administrador deve ter conhecimento de todos os serviços e do cronograma a ser seguido, garantindo que o projeto será realizado de acordo com o prazo e custos preestabelecidos.

Confira agora as principais maneiras de gerenciar de forma eficiente a mão de obra na construção civil.

Tenha um bom planejamento e organização

Antes de contratar a mão de obra, é importante planejar com cautela a sequência dos serviços, atentando para a quantidade de trabalhadores necessária para cada etapa, o nível de qualificação exigido, a compra de materiais e os prazos de entrega. Isso evita que a equipe contratada seja menor do que o cronograma requer, ou que falte algum material durante a execução de um serviço.

Conte com um processo de seleção adequado

Antes de contratar um trabalhador, é importante coletar referências de empresas anteriores, realizar entrevistas bem elaboradas e aplicar testes psicológicos e de habilidade. Isso evita a admissão de pessoas despreparados e que não se encaixem no perfil da organização.

Invista em treinamentos para a equipe

Ao investir na qualificação dos trabalhadores, eles se sentem valorizados. Também ficam empenhados para aumentar sua produtividade e motivados a realizar os serviços com maior rapidez e qualidade. Esses treinamentos podem ser sobre a utilização de equipamentos de segurança, novos métodos construtivos ou o uso de novas ferramentas.

Invista na comunicação interna

Uma boa administração da equipe envolve saber ouvir o que os trabalhadores têm a dizer sobre o ambiente de trabalho e mantê-los informados sobre as decisões que podem afetar a sua rotina. Por isso, estabeleça uma boa comunicação para prevenir erros, combater conflitos internos e criar um clima de confiança e respeito.

Use a tecnologia a favor da produtividade

Para gerir a mão de obra na construção civil com eficiência, é importante alinhar todos os setores da obra, pois a falta de materiais e ferramentas pode atrasar todo o cronograma de serviços e atrapalhar o trabalho da equipe.

Pensando nisso, a QualiTab desenvolveu um sistema de gerenciamento para auxiliar os gestores na hora de controlar os processos e a organização de dados, contas, materiais em estoque, entre outros. Com esse suporte completo, é possível gerenciar todas obrigações facilmente, além de fortalecer a gestão de mão de obra e a imagem da construtora.

Como você viu, o gerenciamento da mão de obra na construção civil é uma etapa muito importante para o sucesso de um empreendimento, que deve ser planejada e organizada para evitar problemas como o atraso nas entregas e retrabalhos.

Se você quer saber mais sobre nosso aplicativo de gestão, entre em contato conosco!

Construção

Talvez você também goste: