Lean Construction: o que você precisa saber?

  1. Início
  2. Tendências
  3. Lean Construction: o que você precisa saber?

O Lean Construction é uma metodologia que vem se destacando pelos resultados positivos que proporciona às construtoras. Ao reduzir os gargalos da produção e os desperdícios de tempo e materiais, esse conceito se tornou uma tendência para as construtoras que desejam executar empreendimentos com qualidade dentro do prazo estipulado.

Para isso, o Lean Construction estabelece alguns princípios básicos para que as empresas possam atingir os seus objetivos sem encontrar grandes dificuldades no caminho. Quer saber mais sobre essa metodologia e quais são as suas principais vantagens? Continue a leitura deste artigo!

O que é o Lean Construction?

O Lean Construction, ou construção enxuta, é uma metodologia baseada nos princípios desenvolvidos pela Toyota nos anos 1940, década em que o principal objetivo era aumentar a produtividade das indústrias e reduzir desperdícios, gargalos, falhas, ociosidade e superprodução. Para isso, foram utilizados os conceitos do Total Quality Management e do Just in Time.

Essas duas ideias defendem que todo o trabalho deve ser especificado no seu conteúdo, tempo sequência e resultado, e que as relações entre clientes e fornecedores devem ser diretas, para que os pedidos e envios sejam feitos de forma rápida e eficiente.

Da mesma maneira, o Lean Construction surgiu para que a construção de novos empreendimentos ocorra de maneira fluida, sem contratempos e paradas desnecessárias, o que resulta em entregas no prazo e com a qualidade esperada.

Quais são os princípios do Lean Construction?

A metodologia Lean Construction traz alguns princípios básicos para que a sua implementação aconteça. Confira agora quais são eles.

Eliminar o que não agrega valor

A eficiência produtiva está relacionada com a eliminação de serviços e atividades que não colaboram com o processo. Sendo assim, identificar esses pontos desnecessários e repetitivos vai gerar um fluxo de trabalho mais proveitoso para a empresa.

Identificar as necessidades dos clientes

Entender quais são as necessidades dos clientes também é um dos conceitos do Lean Construction, pois esse ponto pode exigir diferentes demandas, restrições, pesquisas e obrigatoriedades em cada projeto.

Reduzir a variabilidade nos processos

Diminuir a variabilidade nos padrões construtivos, por exemplo, é uma ótima maneira de reduzir custos e tempo de execução, pois a empresa pode se prevenir e prever certos problemas. É importante ter em mente que o ritmo e os recursos de cada empreendimento são únicos, mas a padronização delimita significativamente os prejuízos, retrabalhos e queixas de clientes.

Reduzir o tempo de execução

Ao diminuir o tempo de atividades básicas no canteiro, como o transporte de materiais, é possível reduzir os prazos de entrega ou utilizar esse tempo na solução de imprevistos e falhas na produção. Aqui entra a importância de investir em uma equipe qualificada, bem como da inclusão de recursos tecnológicos para melhorar os processos produtivos da empresa.

Aumentar a transparência dos processos

As empresas com gestão transparente conseguem reportar os problemas para outras pessoas envolvidas, o que facilita o encontro de soluções. Esse princípio auxilia na diminuição de gargalos e agiliza a tomada de decisões, pois identifica as ameaças e as oportunidades com maior facilidade.

Quais são as vantagens desse conceito?

Uma das grandes vantagens do Lean Construction é poder gastar menos para realizar as mesmas atividades, o que é possível por meio da inclusão de inteligência de dados e tecnologias. Assim, pode-se comprar menos material para conseguir a mesma qualidade no resultado final, por exemplo.

Além disso, essa metodologia otimiza o processo construtivo ao agilizar as etapas e evitar retrabalhos, diminuindo o desperdício de materiais e de tempo da mão de obra. O Lean Construction também simplifica os serviços, automatiza etapas e melhora o entrosamento da equipe, o que aumenta a produtividade.

Como você viu neste texto, o Lean Construction é uma metodologia excelente para potencializar o crescimento na construção civil. A partir dele, as empresas podem simplificar os seus processos e oferecer mais qualidade e agilidade aos seus clientes.

Se você gostou deste artigo, compartilhe-o nas suas redes sociais para que mais pessoas conheçam o Lean Construction!

Tendências

Talvez você também goste: