Descubra por que adotar a integração de processos na construção civil

  1. Início
  2. Boas práticas
  3. Descubra por que adotar a integração de processos na construção civil

Em um mercado cada vez mais competitivo e que preza por produtos e serviços de alta qualidade, os gestores têm buscado centralizar os dados e informações importantes para garantir decisões produtivas, eficientes e seguras.

Nesse contexto, surge o conceito de integração de processos, que visa alinhar essas informações em um só lugar, para que possam ser acessadas a qualquer momento.

A consequência principal da integração é a diminuição da necessidade das tradicionais reuniões, deixando a equipe mais livre para realizar as tarefas realmente cruciais para a concepção e execução de um empreendimento.

Se você deseja saber quais são as principais vantagens da integração de processos na construção civil, continue a leitura deste artigo que preparamos para você!

O que é a integração de processos?

Todas as atividades exercidas dentro de uma instituição são compostas de processos que, ao serem relacionados e executados corretamente, garantem o sucesso do negócio. Nas empresas de construção civil não é diferente, pois é preciso seguir alguns passos cruciais para que um projeto saia do papel e se transforme em uma edificação de qualidade.

Para que isso aconteça de forma prática, existem algumas maneiras de organizar as informações, de forma que nenhum dado importante seja perdido ao longo do caminho. Uma delas é a integração de processos, que oferece ao gestor um panorama de todas as operações para tomar decisões coesas para a sua empresa.

A integração de processos tem como objetivo unificar todos os sistemas da organização em um só, o que acontece, na maioria das vezes, com o auxílio de um software de gerenciamento. Nesse programa, é possível interligar todos os departamentos da empresa, garantindo que os processos sejam feitos de forma ágil, além de armazenar os dados em um local seguro.

Quais são as vantagens da integração de processos?

Integrar os processos de uma empresa oferece diversos benefícios para a organização e para o cliente final. Confira quais são os principais!

Aumento da produtividade

Ao interligar todas as áreas, equipes e processos da empresa, os serviços são feitos de maneira organizada, evitando falhas na comunicação e proporcionando uma execução mais condizente com os objetivos. Tudo isso resulta em aumento da produtividade, seja na hora de planejar e projetar, seja na hora de construir um empreendimento.

Padronização dos processos

Na integração de processos, os principais serviços serão gerenciados e monitorados por ferramentas informatizadas, o que diminui a incidência de erros. Além disso, todas as informações das atividades ficam registradas e são monitoradas constantemente, servindo de base de análise para futuras melhorias nos fluxos das operações.

Com isso, nenhuma informação é perdida ou negligenciada durante todas as etapas, fazendo com que todos os trabalhadores saibam exatamente quais são as suas funções e como executá-las da melhor maneira.

Agilidade

Integrar dados e informações resulta em uma maior agilidade nos processos organizacionais, o que torna a empresa mais lucrativa. Essa agilidade vem da possibilidade de administrar o grande volume de informações de forma fácil e em uma única interface.

Integrar os processos e serviços também causa a redução nos custos de TI, pois é mais fácil fazer a manutenção dos softwares quando eles são interligados.

Além disso, esse conceito abre possibilidades para incluir novas soluções no futuro, para que a empresa possa acompanhar as tendências e novidades do mercado da construção e adquirir outras tecnologias.

Redução do retrabalho

O retrabalho é um dos grandes problemas na execução de uma obra. As suas implicações envolvem o desperdício de recursos e de tempo de trabalho da equipe, atrasos nas entregas e prejuízos financeiros. Para evitar que isso aconteça, a integração de processos ajuda a deixar as atividades mais organizadas e lucrativas, evitando que a empresa seja prejudicada pela urgência de correções.

Diminuição de custos

Controlar os custos e gastos é uma prioridade nas corporações que desejam ser lucrativas e duradouras. Nesse caso, a integração de processos favorece a qualidade de execução dos serviços, o aumento da produtividade e a centralização das informações. Tudo isso significa economia para a empresa, pois um desempenho eficiente permite investimentos inteligentes.

Melhoria na tomada de decisões

Por fim, a melhoria na tomada de decisões está totalmente ligada aos benefícios anteriores, pois a integração de processos garante que os dados que chegam às mãos dos gestores sejam condizentes com a realidade da empresa, evidenciando as oportunidades e as vulnerabilidades do negócio.

Como a tecnologia auxilia na integração de processos?

A integração de processos pode ser feita de várias formas, e uma das mais utilizadas é com o auxílio de programas e aplicativos que registram informações, emitem documentos e permitem uma administração mais produtiva e consciente em todos os setores da empresa.

A tecnologia atua na ligação de áreas e operações, o que minimiza a incidência de erros em processos manuais, e otimiza os recursos disponíveis. Com isso, os softwares de integração provocam mudanças práticas e lucrativas na dinâmica da organização, seja no escritório ou no canteiro de obras.

Além disso, esses programas contam com ferramentas de segurança que garantem que nenhuma informação poderá ser manipulada ou alterada, prezando pela confiabilidade dos resultados. Portanto, um software de integração oferece segurança para os dados da empresa e impacta o desenvolvimento da companhia.

Se você está em busca de um software de integração de processos para a sua empresa, o aplicativo QualiTab foi projetado para que os utilizadores naveguem de forma descomplicada. Todas as informações são armazenadas offline e posteriormente são transmitidas para a nuvem, para que possam ser acessadas de qualquer lugar e a qualquer momento.

O aplicativo também conta com registro de fotos para comprovar tudo o que foi verificado, além de possibilitar descrição do local, data, colaboradores, serviço executado, entre outros.

Como você viu, a integração de processos permite que os gestores possam monitorar e controlar todas as informações pertinentes à empresa de forma fácil e eficiente, melhorando a performance da equipe e a lucratividade da empresa. Invista na integração da sua organização e aproveite todas as vantagens que esse conceito tem a oferecer.

Se você quer saber mais sobre os nossos produtos e serviços, acesse nosso site e conheça mais a nossa empresa!

Boas práticas
Talvez você também goste:

Receba conteúdos em seu e-mail!

    Conteúdos recomendados

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Preencha esse campo
    Preencha esse campo
    Digite um endereço de e-mail válido.
    Você precisa concordar com os termos para prosseguir