Desperdício de materiais na construção civil: como evitar?

  1. Início
  2. Construção
  3. Desperdício de materiais na construção civil: como evitar?

O desperdício de materiais na construção civil é um problema presente em muitas obras. Ele pode acontecer de diversas maneiras, que vão desde a compra excessiva do mesmo produto até a contratação de mão de obra desqualificada.

Contudo, as perdas causadas pelo desperdício de produtos não são somente materiais, pois elas influenciam várias outros aspectos da obra. Um exemplo disso é a necessidade de retrabalho, o comprometimento dos prazos e do orçamento inicial.

Quer saber como evitar o desperdício de materiais na construção civil? Continue a leitura deste artigo!

Quais são os impactos do desperdício de materiais na construção civil?

Um dos principais impactos que vêm à mente ao pensar em qualquer tipo de desperdício nas obra é o financeiro. Contudo, os impactos ambientais são mais significativos e preocupantes, como o desperdício de água. Para auxiliar os gestores a controlar e reduzir os desperdícios, foram elaboradas a Resolução n° 307 do CONAMA e a Lei n° 12.304/2010, que criou a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Pedaços de madeira, aço, tijolos, cimento e areia são apenas alguns exemplos de perdas materiais. Eles são comuns em todas as obras, mas podem ser melhor aproveitados com algumas práticas simples, como a reutilização e o uso consciente por parte dos profissionais.

Como evitar o desperdício de materiais na construção civil?

Certos hábitos podem ajudar a diminuir e até acabar com o desperdício de materiais na construção civil. Ter um bom planejamento e até mesmo a conscientização dos profissionais envolvidos contribui para reduzir as perdas de produtos.

Confira agora as principais maneiras de evitar esse problema na sua obra.

Fazer um bom planejamento dos materiais

O planejamento é uma das primeiras etapas para começar a evitar o desperdício de materiais de construção civil. Para isso, o projeto arquitetônico e os complementares devem estar prontos, para que a quantidade exata de materiais seja estabelecida e orçada.

O mais usual é preparar uma planilha com as quantidades e dimensões do que será utilizado, além de cotações em diferentes lojas. Isso evita imprevistos durante a obra e ajuda a economizar dinheiro.

Comprar somente os materiais necessários

A compra dos materiais é feita a partir do orçamento, e é muito importante comprar apenas o que está indicado na planilha orçamentária. Muitas lojas oferecem preços diferenciados para compras em maior quantidade, o que leva alguns gestores a adquirir mais do que é realmente necessário.

O excesso de materiais e equipamentos em uma construção pode dificultar a realização do trabalho. Por esse motivo, comprar somente as quantidades certas evita o desperdício.

Investir em produtos de qualidade

A qualidade dos materiais está diretamente ligada com a sua durabilidade, não apenas para os usuários finais, mas também na hora de armazená-los. É muito comum acontecer desperdícios pela quebra de revestimentos durante as construções, por exemplo. Nesse sentido, investir em qualidade evita o retrabalho e novas compras do mesmo material.

Contratar mão de obra qualificada

Outro aspecto que evita o desperdício de materiais na construção civil é contratar uma boa mão de obra. Com a ajuda de profissionais qualificados, é possível ter uma obra organizada e evitar o uso excessivo de materiais, o que também garante que o transporte, armazenamento e descarte dos produtos serão feitos da maneira mais adequada.

O monitoramento dos profissionais e das atividades executadas também reduz os desperdícios, além de assegurar que todas as tarefas estão sendo feitas da melhor maneira possível.

Como você viu neste artigo, o desperdício de materiais na construção civil pode ser evitado com um planejamento adequado e monitoramento constante, minimizando os prejuízos financeiros e garantindo a execução de um empreendimento sustentável.

Se você gostou deste artigo e quer receber mais conteúdos na sua caixa de entrada, assine a nossa newsletter!

Construção
Talvez você também goste:

Receba conteúdos em seu e-mail!

    Conteúdos recomendados

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Preencha esse campo
    Preencha esse campo
    Digite um endereço de e-mail válido.
    Você precisa concordar com os termos para prosseguir