Monitoramento de obras: como um software pode ajudar?

  1. Início
  2. Tecnologia
  3. Monitoramento de obras: como um software pode ajudar?

Quem atua na construção civil sabe que a gestão de projetos na área é uma missão árdua. O trabalho envolve muitos colaboradores, terceirizados e fornecedores, além de ser dividido em etapas sequenciais, de forma que um atraso vai impactar todo o cronograma. Desse modo, o monitoramento de obras fica mais fácil quando você utiliza um software.

A opção por esse sistema envolve aspectos estratégicos promovendo o gerenciamento inteligente de materiais, custos e aquisições. Assim, também é possível melhorar a avaliação de riscos, a comunicação entre os membros da equipe, controlar prazos com maior efetividade e aumentar a qualidade das entregas.

Continue a leitura para se aprofundar no assunto e entender os benefícios de um software como o da Qualitab no monitoramento de obras!

Verificação de serviço e atribuição de empreiteiros

Fichas de serviços (FVS), de verificação de materiais (FVM), relatório diário de obra (RDO) e checklist final de obra (CKL) são alguns documentos que darão a você várias caixas de papel para preencher ao final do projeto se eles não forem elaborados durante a execução do projeto.

Utilizar um software no monitoramento de obras admite a inserção dos dados no sistema de qualquer lugar e a qualquer momento, forma efetiva de monitorar os processo e a execução do trabalho. Ainda, um bom aplicativo é capaz de acompanhar a qualidade dos empreiteiros e mestres de obras com indicadores que ajudam na aprovação das medições.

Rastreamento de dados e gráficos de distribuição

Quanto foi gasto em aquisições? Houve muito desperdício de materiais? Quanto isso encareceu a obra? Qual é o orçamento para a alvenaria? Qual é o tempo médio de instalação do sistema hidráulico em uma casa com X metros quadrados? O programa controla todas as ocorrências e organiza os registros de forma clara e objetiva.

Estamos falando de gráficos de distribuição estruturados em cores para facilitar a assimilação das informações. O software da Qualitab mostra na plataforma o número de dados da obra verificados e o percentual relativo a todos os necessários para que o projeto seja entregue. Assim é possível acompanhar com rigor o serviço prestado.

Dashboard para não conformidades inspecionadas

As construtoras só terão e conseguirão manter certificados de qualidade como a ISO 9001 e o PBQP-H se atenderem ao padrão exigido na gestão de suas atividades. Logo, o não cumprimento de um requisito das normas gera não conformidades e, consequentemente, enseja ações corretivas.

Uma NC como armazenar materiais controlados em campo sem a identificação devida precisa ser notificada no aplicativo. Isso facilita o monitoramento de obras enquanto os ajustes necessários são feitos e se converte em aprendizado para a equipe não cometer o mesmo erro em outras empreitadas, evitando retrabalhos e atrasos desnecessários.

Controle de ocorrências e armazenamento em nuvem

Imagine que haja a necessidade de verificar as condições para execução do chapisco na estrutura ou checar se a fixação foi bem feita na execução de forro, por exemplo. Um software como o da Qualitab admite a descrição do problema, a indicação de qual ação corretiva deve ser adotada e ainda deixa marcada a data de reinspeção.

Ainda, fotos, vídeos e áudios podem ser anexados à ocorrência facilitando a comunicação da equipe. O conteúdo fica armazenado em nuvem, evitando o extravio de arquivos ou a necessidade de redigir as informações em papel, que ocupa espaço físico, está sujeito à perda e deterioração.

Notou quantas são as funcionalidades? A prestação dos serviços na construção civil ganha em qualidade e agilidade com a implementação de um software no monitoramento de obras. A Qualitab tem o sistema customizável que a sua construtora precisa para a equipe ter alta performance e eficiência no atendimento ao cliente.

Conheça nossa solução entrando em contato conosco!

Tecnologia

Talvez você também goste: