Você sabe quais são os tipos de canteiros de obras?

  1. Início
  2. Construção
  3. Você sabe quais são os tipos de canteiros de obras?

O canteiro de obras é uma área de trabalho fixa e temporária, feita para desenvolver as operações de apoio e execução das construções. Ele é composto por setores operacionais e de vivência.

Existem três tipos de canteiros de obras, e cada um deles exige um estudo e uma organização diferente para que sejam garantidos os espaços de armazenamento, montagem, movimentação, entre outros. Quer saber quais são as principais diferenças entre eles? Continue a leitura deste artigo que preparamos para você!

Tipos de canteiros de obras

A definição do tipo de canteiro de uma construção é feita na parte de planejamento. Isso porque existem vários critérios a serem analisados, como a quantidade e modelo de máquinas a serem utilizadas, layout, armazenamento de materiais, entre outros. Além disso, ele deve ser condizente com o tamanho da obra, e a localização de cada espaço deve ser bem estudada para facilitar a entrada e saída dos materiais.

Ter um canteiro sem planejamento pode ocasionar problemas como atrasos, perda de materiais, acidentes e a insatisfação da equipe. Confira agora quais são os três tipos de canteiro e a diferença entre cada um deles.

Canteiro amplo

Esse canteiro pode ser visto em construções de grande porte e que têm à disposição um terreno amplo, com a possibilidade de alocação de diversos pontos de suporte e grandes máquinas. Na maioria das vezes, essas obras têm áreas não delimitadas, sendo necessário ter um cuidado extra com pessoas e empresas ao seu redor.

Canteiro restrito

O canteiro restrito é um dos tipos de canteiros de obras mais utilizado em áreas urbanas, com formato retangular e delimitação por meio de muros e portões. Por ter um tamanho reduzido em relação ao canteiro amplo, a logística aqui deve ser estudada com maior atenção para não atrapalhar o trabalho.

Canteiro longitudinal

Por fim, os canteiros longitudinais recebem este nome por apresentarem um comprimento muito maior do que a largura, o que dificulta a organização dos espaços e a movimentação dos materiais. Eles podem ser do tipo amplo ou restrito, exigindo um grande planejamento para evitar atrasos devido a uma possível má organização.

Normas regulamentadoras para os canteiros

Para todos os tipos de canteiros de obras, existem as normas regulamentadoras que visam garantir a saúde e bem-estar dos trabalhadores, o bom andamento das atividades e a aplicação de estratégias que reduzem a ocorrência de acidentes e de doenças contagiosas. Veja quais são as principais e as suas exigências.

NR 6

A NR 6 – Equipamentos de Proteção Individual – exige que as construtoras disponibilizem EPIs para todos os trabalhadores da obra com o objetivo de garantir a saúde e a integridade física dos empregados. Ela também obriga que a empresa fiscalize o uso desses equipamentos.

NR 8

A NR 8 estabelece os requisitos mínimos de segurança nas edificações em construção, com o objetivo de garantir a segurança e o conforto de dos trabalhadores. Entre as exigências estão a presença de materiais ou processos antiderrapantes em pisos, escadas e rampas, e a proteção contra quedas.

NR 18

A NR 18 é uma das mais importantes para todos os tipos de canteiros de obras. Ela estabelece diretrizes administrativas, de planejamento e de organização, sempre visando a segurança dos envolvidos.

Entre outras exigências, ela também obriga a colocação de vestiários, instalações sanitárias, local de refeições, área de lazer, lavanderia e ambulatório (os dois últimos apenas se houver 50 ou mais trabalhadores).

NR 35

A NR 35 fala sobre os os requisitos para a garantir segurança das atividades realizadas nas alturas, em que há risco de queda. Para isso, ela obriga o treinamento dos envolvidos nesse tipo de serviço, o fornecimento de EPIs, a presença de equipe de emergência e o planejamento dessas atividades.

Como você viu neste artigo, existem três tipos de canteiros de obras e cada um deles apresenta um desafio diferente. A organização desse espaço vai além do armazenamento de materiais e o deslocamento dos trabalhadores, e pode interferir em todo o andamento da construção.

Se você gostou deste texto, compartilhe-o nas suas redes sociais para que mais pessoas possam conhecer os tipos de canteiros de obras!

Construção

Talvez você também goste: