Entenda o que é e qual a importância do relatório diário de obra

  1. Início
  2. Tendências
  3. Entenda o que é e qual a importância do relatório diário de obra

O relatório diário de obra é um documento com informações técnicas da gestão de obras. Além de ser um registro obrigatório, ele auxilia os administradores dos empreendimentos na hora de consultar atividades executadas, problemas que aconteceram e outros dados importantes.

Nesse relatório também constam informações importantes sobre a obra e a empresa que a está executando, como datas de início e entrega, localização do empreendimento, entre outras. Quer saber mais sobre o que é o relatório diário de obra? Continue a leitura deste artigo!

O que é o relatório diário de obra?

Também chamado de RDO, o relatório diário de obra está presente na maioria das obras e reformas. Nele são registradas diariamente as informações mais importantes sobre o dia de trabalho, funcionando como um memorial do canteiro.

No diário de obra constam as atividades executadas no dia, a disponibilidade ou falta de recursos, o número de funcionários atuantes, as locações de equipamentos, as condições climáticas, os acidentes de trabalho, assim como outros comentários do gestor. No caso do mau tempo atrapalhar a execução de um acabamento externo, por exemplo, fica registrado que esse contratempo pode prolongar o prazo de término da obra.

O diário, em muitos casos, é uma exigência de contrato entre o cliente e a construtora, além de ser um documento obrigatório, de acordo com a resolução 1.024 do CONFEA — Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia. Essa resolução obriga o preenchimento do Livro de Ordem em todos os serviços executados por profissionais do filiados ao CREA/CONFEA.

As principais vantagens do RDO são:

  • acompanhar os principais detalhes da construção, limitadores de desempenho e status da obra;
  • evitar riscos durante a obra;
  • eliminar retrabalhos, tanto na obra quanto no escritório;
  • gerar relatórios sobre os principais acontecimentos;
  • aumentar a qualidade dos trabalhos realizados.

O que deve constar nesse documento?

O relatório diário de obra, para ser devidamente preenchido, deve conter certas informações cruciais. É necessário ter o hábito de registrar adequadamente esse documento, pois o negligenciamento dessa etapa pode expor o cliente e a construtora a riscos e multas.

Não existe um modelo fixo para o preenchimento do RDO, mas o CONFEA indica a presença de alguns itens obrigatórios. São eles:

  • dados do empreendimento: nome do proprietário, da construtora e do responsável técnico, com a respectiva ART (Anotação de Responsabilidade Técnica);
  • data de início da obra e da previsão de conclusão;
  • data de início e de conclusão para cada etapa;
  • posição do empreendimento no dia da visita técnica;
  • orientações de execução, com as providências relevantes para cumprir os projetos e especificações técnicas;
  • nomes das empresas terceirizadas, com as respectivas atividades que serão executadas e seus encargos, além das datas de início e conclusão e ARTs;
  • danos materiais e acidentes ocorridos no dia;
  • períodos de interrupção das atividades e seus motivos.

Além dos itens obrigatórios, é interessante fazer o registro fotográfico durante o acompanhamento das obras. As fotos documentam visualmente o progresso do empreendimento e transformam o relatório diário de obra em uma linha do tempo. As imagens também comprovam a realização das atividades e serviços concluídos, com os trabalhadores que atuaram em cada uma. Outra informação importante para o RDO é o gráfico de chuvas, que indica quais foram as condições climáticas do dia e se houve períodos de chuva.

Se você está em busca de uma ferramenta para ajudar na hora de coletar dados para o preenchimento do relatório diário de obra, o QualiTab oferece um software que organiza e processa informações referentes às atividades executadas, equipamentos, mão de obra, ocorrências, entre outros. Com esse aplicativo, fica mais fácil analisar o andamento de uma obra.

Como você viu neste artigo, o relatório diário de obra é um documento obrigatório que facilita a consulta de diversos dados durante a construção de um empreendimento, organizando e registrando os principais acontecimentos e atividades do dia a dia da obra.

Quer saber mais sobre nosso software e como ele pode ajudar no preenchimento do RDO? Entre em contato conosco!

Tendências
Talvez você também goste:

Receba conteúdos em seu e-mail!

    Conteúdos recomendados

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Preencha esse campo
    Preencha esse campo
    Digite um endereço de e-mail válido.
    Você precisa concordar com os termos para prosseguir