3 tendências da construção civil para você ficar de olho!

  1. Início
  2. Tendências
  3. 3 tendências da construção civil para você ficar de olho!

O surgimento de equipamentos, materiais e técnicas construtivas inovadoras permite a criação de construções mais leves, sustentáveis e que são geridas de maneira eficiente. Com isso, é possível reduzir os custos, melhorar a produtividade e oferecer um imóvel de alta qualidade para os usuários.

O setor da construção civil tem se beneficiado com o avanço da tecnologia, e quem trabalha nessa área deve ficar atento às principais novidades do mercado. Por isso, neste artigo, trouxemos uma lista com as 3 principais tendências da construção civil. Confira!

Por que conhecer as tendências da construção civil?

Conhecer quais são as principais tendências na construção civil é imprescindível para qualquer profissional que quer se destacar no mercado. Além disso, investir nessas tecnologias e ferramentas possibilita reduzir custos, diminuir o desperdício de materiais e conquistar novos clientes.

As novas tendências também mudaram o perfil dos consumidores e, por isso, as organizações precisam encontrar alternativas para continuarem atrativas e competitivas. Todas essas mudanças fazem com que os profissionais ampliem seus conhecimentos de forma rápida.

Quais são as principais novidades no setor?

O setor da engenharia civil passou por um grande um ciclo de mudanças após a crise, e o surgimento de novas tecnologias também colaborou para o aquecimento do mercado. Confira, a seguir, quais são as principais tendências da construção civil que podem impactar a sua empresa.

1. Construção industrializada

A construção de empreendimentos por meio de peças pré-fabricadas já é uma técnica conhecida e amplamente utilizada em muitos países. Contudo, no Brasil, ela ainda é novidade e vem conquistando cada vez mais espaço, principalmente em obras de grande porte.

Uma das maiores inovações nesse sentido são as impressoras 3D, máquinas que constroem peças personalizadas pré-moldadas de maneira ágil e com baixo desperdício de materiais. Atualmente, é possível construir uma pequena casa totalmente com uma impressora 3D, o que garante mais velocidade e um melhor custo-benefício para as empresas.

2. Softwares de gestão

Outra tendência que vem crescendo muito nas empresas de construção são os aplicativos de gestão e automação de processos. Esses programas permitem reduzir os custos da empresa ao economizar materiais de escritório, e ainda flexibilizam as atividades de administração ao proporcionarem um maior controle operacional do empreendimento.

Um outro benefício desses programas é o armazenamento e o compartilhamento de dados em tempo real, o que possibilita que as equipes operacional, financeira e administrativa consigam ver as informações mais relevantes para dar continuidade aos trabalhos. Dessa forma, as falhas de comunicação e a ocorrência de informações imprecisas são reduzidas.

3. Drones

Os drones já são muito utilizados no setor da construção civil na captura de imagens e vídeos em tempo real. Eles também podem fazer medições em locais de difícil acesso, auxiliar o georreferenciamento de lugares remotos e o monitoramento em canteiros de obra.

Para se destacar no mercado, é importante aproveitar todos os benefícios dessas tendências da construção civil. Por isso, não deixe de investir em novos equipamentos e aprendizados na área.

Neste artigo, você conferiu quais são as principais tendências da construção civil e as mudanças que elas podem trazer para o setor. Essas tecnologias e ferramentas podem agilizar os processos, conferindo mais qualidade para os empreendimentos e mais oportunidades para as empresas que se atualizarem.

Se você gostou deste artigo e quer ter acesso a mais conteúdos como este, assine a nossa newsletter!

Tendências
Talvez você também goste:

Receba conteúdos em seu e-mail!

    Conteúdos recomendados

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Preencha esse campo
    Preencha esse campo
    Digite um endereço de e-mail válido.
    Você precisa concordar com os termos para prosseguir