O que são tecnologias móveis e quais seus benefícios? Veja!

  1. Início
  2. Tecnologia
  3. O que são tecnologias móveis e quais seus benefícios? Veja!

É impossível viver no século XXI sem ter, ao menos, ouvido falar em tecnologias móveis. Não seria exagero dizer, inclusive, que grande parte dos leitores deste mesmo artigo estarão, no momento da leitura, fazendo uso de aparelhos de comunicação móveis. (Sim, estou falando de você aí com o celular na mão!)

No entanto, para além do uso individual e pessoal tão bem conhecido dessas tecnologias, não se pode deixar de destacar suas potencialidades para o uso corporativo e projetual que atualmente cresce em diversos setores, entre eles, a construção civil.

Ao longo deste artigo, vamos falar mais a respeito das tecnologias móveis e de seus potenciais usos e benefícios no campo da construção civil. Não deixe de ler até o fim!

O que são tecnologias móveis?

O nome é tão claro que explicar pode parecer até redundante, mas tecnologias móveis são aquelas que permitem uso durante movimentações dos usuários. Mais especificamente, quando utilizamos essa expressão no mundo contemporâneo, estamos nos referindo às tecnologias de comunicação.

Nesses setores, as tecnologias móveis foram realmente revolucionárias pois se tornaram parte do cotidiano de milhões de pessoas ao redor do mundo, alterando a forma como trabalham, se relacionam, passam seus dias e tomam decisões.

Quando falamos de negócios, o uso dessas tecnologias também foi incrivelmente revolucionário, afetando a forma como as empresas se conectam e se comunicam com seus clientes, a forma como divulgam seus produtos e serviços, a forma como se comunicam com fornecedores e outros parceiros comerciais e até mesmo a forma como realizam seus processos internos.

Qual o conceito por trás das tecnologias móveis?

O intelectual, educador e filósofo canadense Marshall McLuhan, que viveu entre os anos 1911 e 1980, teorizou muito a respeito dos meios de comunicação. Suas teorias colocam o meio não apenas como um mero condutor para o conteúdo da mensagem, mas, sim, como um elemento essencial da comunicação, além de parte formadora da própria mensagem. McLuhan via os meios de comunicação como extensões dos sentidos dos homens – quase como próteses tecnológicas que nos permitem, ir além, olhar além, tocar além.

À luz dessa teoria, podemos observar os dispositivos móveis como sendo a mais alta tecnologia amplamente disponível na atualidade em termos de extensão dos sentidos. Um smartphone pode ser considerado uma extensão dos nossos ouvidos quando ouvimos a voz de alguém que está distante ou uma extensão do nosso cérebro quando, através do GPS, permite que nosso senso de localização seja largamente ampliado por exemplo.

Observar esses aparelhos como uma extensão de nossos sentidos pode ser bastante impactante para a maneira como entendemos suas possibilidades, pois fica evidente o quão simbiótica pode ser a relação da tecnologia com o ser humano.

Quais são as potencialidades das tecnologias móveis na construção civil?

Se entendermos as tecnologias móveis como extensões do sentido, não é difícil perceber o quão vantajoso pode ser para um gestor de qualquer área ter seus sentidos ampliados para atender as funções de seu trabalho. Na construção civil – um setor de uma complexidade tremenda e cheio de tarefas sendo executadas ao mesmo tempo – ter seus sentidos e os de seus funcionários ampliados pode fazer toda a diferença!

1. Para ver melhor

Com um dispositivo móvel equipado com um bom software de gestão em mãos, um gestor pode acompanhar em tempo real os processos de cada equipe e funcionário para garantir que tudo esteja correndo de acordo com os planos.

Em muitos casos, as tecnologias móveis estão conectadas a câmeras e outros dispositivos que permitem um acompanhamento dos processos ainda mais direto – realmente como uma extensão dos olhos do gestor.

2. Para ouvir melhor

As tecnologias móveis permitem que a comunicação interna de um time seja realizada de maneira facilitada e imediata, de forma que, ao menor sinal de problema, todos os envolvidos possam ser prontamente informados e se prepararem para lidar com qualquer que seja o ocorrido.

3. Para falar melhor

Frente a qualquer situação ou problema de trabalho que ocorra seja no escritório ou no canteiro de obras, um gestor poderá tomar sua decisão e informá-la para a equipe de forma muito mais precisa e eficiente, independentemente de onde ela esteja, deixando uma margem muito menor para erros e falhas na nova informação.

Quais as vantagens das tecnologias móveis?

Sendo mais objetivo, o uso de dispositivos móveis como tablets e smartphones tem apresentado vantagens para o setor como:

  • rapidez e confiabilidade no registro de informações, documentos e novos dados, já que isso é feito no próprio local da ação diretamente pelo dispositivo;
  • redução de tempo nos processos, pois as informações são fornecidas pelo próprio dispositivo dispensando a necessidade de preenchimento manual de formulários e sendo, automaticamente, atualizada para todos os usuários da informação;
  • redução de retrabalho graças a atualização em tempo real de informações;
  • redução no uso de materiais de escritório;
  • rapidez na comunicação entre diferentes partes e atores do projeto;
  • otimização da tomada de decisões, baseados em dados 100% atualizados e acessíveis numa base de dados central na nuvem;
  • redução de custos gerais graças a maior eficiência dos processos.

Em suma, ao ampliar seus sentidos utilizando as tecnologias móveis, o gestor amplia sua capacidade de comunicação e controle de informações.

É evidente que os benefícios do uso dos dispositivos móveis no setor podem ser maximizados quando há uma preocupação objetiva com a centralização de dados – o que levaria uma empresa a investir em um software específico que traria funções próprias para o setor e grandes facilidades para o gestor e sua equipe.

O software de gestão Qualitab pode te ajudar a ganhar produtividade na gestão, diminuir os custos com retrabalho, eliminar o uso de papel e ter capacidade de gerar indicadores de desempenho em tempo real para o seu negócio. Desenvolvido por engenheiros, o Qualitab tem funções que vão facilitar muito o dia a dia da obra como fichas de verificação de serviço e materiais e relatórios diários de obra, dentre tantas outras!

Se você gostou de conhecer mais sobre as potencialidades do uso de tecnologias móveis e quer ficar por dentro do que o Qualitab pode te oferecer, entre em contato conosco por meio do nosso site.

Tecnologia

Talvez você também goste: