Cloud computing: saiba o que é e seus benefícios para a construção civil

  1. Início
  2. Tecnologia
  3. Cloud computing: saiba o que é e seus benefícios para a construção civil

Entre as novas tecnologias, uma delas vem ganhando muito destaque: a computação na nuvem. Muitas pessoas físicas e empresas adotam ferramentas de cloud computing.

O termo “nuvem” se popularizou bastante em nossa sociedade. Se, a princípio, despertava algumas suspeitas sobre sua eficiência, hoje o conceito está mais consolidado.

Com a computação na nuvem, podemos usufruir muitos benefícios, inclusive acessibilidade e segurança. Vejamos mais sobre esse assunto ao longo do texto!

Importância da cloud computing

Cloud computing consiste em uma tecnologia que utiliza conectividade da internet e sua grande escala para hospedagem de diferentes tipos de recursos, informações e programas.

Assim, o usuário pode acessá-los a partir de qualquer dispositivo, principalmente os dispositivos mobile (celular, tablet), desde que tenha conexão com a internet.

Desse modo, não é preciso ficar dependente de um computador desktop ou servidor local. Você conta com serviços online de armazenamento, mais dinâmicos.

Em qualquer setor, a cloud computing é útil, inclusive na construção civil. Vamos continuar falando sobre a importância da computação na nuvem para a construção civil.

Cloud computing e construção civil

A construção civil é um ramo que trabalha com atividades pesadas, sendo muito competitivo e integrado a outros setores da economia.

A cloud computing oferece muitas possibilidades, tem muito potencial para satisfazer algumas necessidades estratégicas da área.

A construção civil, como qualquer outra indústria, deve investir em inovações e tecnologia para melhorar a eficiência operacional e conseguir melhores resultados, com diferenciais no mercado. Com a nuvem, os benefícios já são visíveis nas atividades internas, pois é comum que os trabalhadores fiquem espalhados em diferentes pontos do canteiro de obras. Assim, os aplicativos mobile e a computação na nuvem são realmente aliados para melhorar os processos e a comunicação.

Sistemas de software integrados à cloud computing também contribuem para melhorar a produtividade. Podemos, para exemplificar, fazer uma integração entre a gestão de projetos e o canteiro de obras de forma direta, o que diminui as visitas aos escritórios para planejar e elaborar relatórios.

Benefícios que alcançam todos os setores da construção civil

A cloud computing pode ser utilizada em todos os departamentos de uma empresa de construção civil. Podemos efetuar a gestão de ordens de compra e do pagamento dos fornecedores, quando usamos soluções de gestão integradas e conectadas de forma digital.

Os profissionais que trabalham nos setores de suporte, administração e negócios contam com informações sólidas e com atualização em tempo real de todos os serviços em diversos pontos.

Além disso, podemos solucionar problemas em tempo hábil e decidir conforme as necessidades de cada projeto.

Outro benefício é a otimização da segurança no setor de Tecnologia da Informação (TI), com o uso de antivírus, criptografia, firewall, backups todos os dias, gerenciamento/monitoramento do banco de dados.

Outro ponto importante a abordar é a redução de custos, que pode ser bastante significativa no setor de TI. Isso acontece com a economia no uso de equipamentos, em mão de obra especializada na área de TI e outros ativos como espaço, energia, climatização.

A gestão das finanças é mais eficiente porque controla com mais rapidez o fornecimento dos insumos, permitindo uma administração apropriada da mão de obra em casa fase de execução do projeto.

Cloud Computing gerenciada

Vimos como, ao usar a cloud computing, podemos gerenciar melhor todos os setores da construção civil, já que todos os processos passam a ser gerenciados de maneira centralizada, a partir de apenas um data center, que não está localizado na própria empresa, mas nas instalações do fornecedor dos serviços online.

De qualquer maneira, todo ambiente, seja ou não na nuvem, requer um bom gerenciamento. Precisa de especialistas que saibam fazer a arquitetura do ambiente, respeitando as demandas de cada projeto. É fundamental avaliar os arquivos que serão migrados e compreender como a nuvem pode ser usada da melhor forma. Pois, somente assim, a construção civil conseguirá aproveitar ao máximo essa tecnologia.

Nova experiência para o cliente final

Além dos benefícios internos que a cloud computing oferece, o cliente final também se beneficia com a integração propiciada pela computação na nuvem.

Trata-se de um efeito cascata em que a otimização dos processos, da gestão, do relacionamento com fornecedores e de outros setores se refletem em resultados mais positivos para o cliente— afinal, o tempo de entrega da obra concluída tende a ser menor, bem como os custos para o cliente.

A construção civil é um setor que é muito vulnerável às oscilações do mercado. A tecnologia avançada é um dos caminhos mais garantidos para que o resultado final corresponda às expectativas do cliente.

Um grande desafio da construção civil é desenvolver a transformação do setor a fim de impulsionar mais negócios.

A cloud computing contribui diretamente para implementar novas perspectivas da indústria de construção civil e seus processos e operações.

Tipos de cloud computing

Há três tipos de computação na nuvem. Eles valem para qualquer área da economia. Isso significa que podem ser aproveitados pela construção civil também. Veja!

Nuvem pública

Nesse caso, empresas terceirizadas fornecem recursos computacionais, como armazenamento e servidores, que ficam disponíveis a empresas ou pessoas físicas que desejem contratar os serviços. Nesse modelo de serviço, o cliente se responsabiliza por tudo que será armazenado na nuvem, como backups, aplicativos ou arquivos.

O provedor do serviço se responsabiliza pela segurança, manutenção, gestão de todos os recursos.

Na nuvem pública, tudo fica acessível online e é compartilhado por diferentes usuários que podem usar os arquivos ao mesmo tempo.

Por oferecer soluções unificadas, esse tipo de nuvem é mais barato e recomendado para empresas que buscam economia em investimentos.

Nuvem privada

Nesse modelo, a empresa permanece com a infraestrutura da nuvem no domínio interno e define restrições de acesso aos usuários, como parceiros e colaboradores.

Com a nuvem privada, podemos personalizar funções e suporte às necessidades empresariais. A nuvem é projetada de forma exclusiva para a empresa, conforme a realidade de seus processos.

Nuvem híbrida

A nuvem híbrida, como o próprio nome diz, reúne os dois tipos anteriores. É possível compartilhar arquivos entre os dois modelos.

A cloud computing é uma tecnologia muito moderna cuja tendência é se desenvolver ainda mais. A construção civil também deve aproveitar ao máximo as possibilidades que a computação na nuvem oferece em seu dinamismo.

Já faz uso da nuvem para armazenar arquivos e fazer backups, para melhorar a segurança e a acessibilidade em sua empresa? Venha interagir conosco nas redes sociais: aproveite para nos seguir no Facebook e no Instagram!

Tecnologia

Talvez você também goste: