2 Comentários

Auditoria em obras de construção civil: o que é preciso saber sobre o tema?

  1. Início
  2. Regulamentação
  3. Auditoria em obras de construção civil: o que é preciso saber sobre o tema?

Para garantir a qualidade e a segurança, é fundamental realizar uma auditoria em obras de construção civil. Esse processo visa investigar e aferir as condições do desenvolvimento de um projeto arquitetônico, a fim de assegurar, entre outras coisas, a estabilidade das estruturas de engenharia.

A auditoria na construção civil fiscaliza e avalia o escopo de um empreendimento, que abrange desde o planejamento e execução de uma obra até uma avaliação mais detalhada sobre a qualidade após o término dos trabalhos. Assim, é possível evitar tragédias, como desabamento de prédios.

Neste post, vamos apresentar as principais informações sobre a auditoria em obras de construção civil e a importância desse processo para o resultado final do empreendimento. Acompanhe!

A importância da auditoria em obras de construção civil

As obras, principalmente as maiores, possuem diversas variáveis e são consideradas atividades complexas com várias etapas a serem realizadas. Esses empreendimentos envolvem grande número de recursos financeiros, de materiais e de mão de obra. Durante a execução de um projeto, alguns erros podem acontecer e, muitas vezes, estão relacionados à informações desencontradas.

Nesse cenário, a auditoria em obras diminui as chances de erros e garante que a obra seja realizada conforme a legislação vigente. Esse processo também traz maior confiabilidade no desenvolvimento do projeto, desde o planejamento até a execução e entrega da obra. Além disso, a auditoria evita a paralisação dos trabalhos, que podem levar a atrasos e consideráveis perdas financeiras.

O funcionamento do processo de auditoria na construção civil

Para realizar o processo de auditoria em uma empresa, é preciso designar um funcionário interno que acompanhará todo o desenvolvimento do empreendimento. É importante lembrar de que esse profissional precisa conhecer o funcionamento de todos os setores e das equipes com as quais ele se relaciona.

Com base em um mapeamento prévio, ele identifica e estabelece os critérios a serem seguidos para que a construtora entregue com o máximo de eficiência e segurança seus projetos. Portando essas informações, é possível analisar o que está de acordo em cada setor e o que precisa ser aperfeiçoado, com o objetivo de otimizar os resultados. De maneira geral, a auditoria na construção civil analisa:

  • se a empresa segue a legislação trabalhista e ambiental;
  • se os funcionários possuem qualificação para desenvolverem suas atividades;
  • se os projetos atendem às exigências da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT);
  • a eficácia dos projetos elaborados pela construtora.

O papel da auditoria interna em obras de construção civil

É importante lembrar que o Sistema de Gestão e Qualidade (SGQ) precisa ser aplicado em todos os processos de uma construtora, sejam eles de produção ou gerenciamento. Além disso, para ajudar nessa demanda, muitas empresas têm utilizado ferramentas tecnológicas com o intuito de auxiliar no acompanhamento das obras. Abaixo você encontra alguns tipos de auditoria na construção civil.

Pré-seleção de empresas com a ISO 9001

Ao fechar contrato com fornecedores, é importante verificar se eles possuem o selo de qualidade ISO 9001. Essa é uma forma de garantir que as empresas com as quais você negocia estão com as certificações em dia.

Auditoria por empresa terceirizada

Caso sua empresa não possua um setor de qualidade, é possível contratar uma terceirizada para realizar a auditoria. Mas é importante lembrar que a qualidade nos serviços da empresa é um processo contínuo e não será obtida sem esforço da construtora.

Auditoria interna

Essa auditoria é feita pelo próprio departamento de qualidade da empresa. A vantagem desse tipo é que, como os colaboradores envolvidos já são da instituição, existe uma facilidade maior de realizar as padronizações.

Auditoria feita pelo administrador da obra

Nesses casos, uma empresa é responsável pelo gerenciamento da obra e outras são contratadas para realizar serviços específicos. Sendo assim, a administradora pode realizar auditorias nas atividades das empresas terceirizadas e cobrar mudanças.

A auditoria em obras de construção civil é fundamental para garantir a boa execução dos trabalhos e a segurança da estrutura. O uso de ferramentas tecnológicas ajuda na gestão dos processos internos, melhorando o andamento das atividades e otimizando a produtividade. Quando implementada, é possível contribuir para um processo mais ágil e seguro.

O QualiTab possui soluções inteligentes para coleta de dados e informações em tempo real. Entre em contato conosco e otimize suas operações!

Regulamentação

Talvez você também goste: