Segurança do Trabalho na construção civil: quais os pontos mais importantes?

  1. Início
  2. Segurança
  3. Segurança do Trabalho na construção civil: quais os pontos mais importantes?

A segurança do trabalho na construção civil é um assunto sério e merece atenção, pois o setor é um dos mais passíveis de acidentes. Promover a saúde e garantir a segurança é um objetivo de extrema responsabilidade.

Nesse contexto, reduzir os riscos e proporcionar um ambiente de trabalho seguro exige medidas preventivas, que devem fazer parte da rotina de todos, eliminando condições e atos inseguros que podem acontecer nos canteiros de obras.

Compreender a importância e os principais pontos da segurança do trabalho na construção civil é indispensável para todo profissional do setor. Confira, neste post, informações relevantes que vão contribuir para aprimorar as condições de segurança da sua empresa!

Qual é a relação entre a segurança do trabalho e a construção civil?

A segurança do trabalho é essencial para o andamento de uma empresa e está relacionada diretamente com a motivação e a produtividade. Por esse motivo, é indispensável fornecer ambientes seguros e ter cuidado com a saúde e o bem-estar dos trabalhadores, a fim de que eles tenham um bom desempenho em suas tarefas.

além desses aspectos, as ações de segurança do trabalho na construção civil consistem em práticas para prevenir acidentes, cumprir as normas, ter um cronograma frequente de manutenções de equipamentos e acompanhamento das atividades.

O objetivo principal é garantir a integridade física e psicológica dos trabalhadores. Para isso, deve-se implementar ações estratégicas de conscientização e de gestão, visando os diversos riscos inerentes às atividades nos canteiros de obras.

Quais são os pontos essenciais da segurança do trabalho?

Independentemente das dimensões do projeto e do número de funcionários, a eficiência e a produtividade devem ser um conceito abrangente. Um dos pilares para ter serviços de qualidade é a segurança do trabalho. Pensando nisso, é fundamental atentar às condições inseguras e aos riscos, como:

  • quedas;
  • falta de sinalização adequada;
  • falta de atenção;
  • manuseio de equipamentos e ferramentas;
  • desorganização;
  • choques elétricos.

Existem alguns pontos que merecem atenção, por serem essenciais para evitar esses riscos na obra. Confira quais são eles.

Adequação as Normas Regulamentadoras

As atividades desenvolvidas na construção civil são regidas por diversas Normas Regulamentadoras, conhecidas como NRs, e que são divididas por tema e finalidade. É importante ressaltar que todos os gestores devem conhecer e contribuir para a adequação dos requisitos dessas normas, não sendo responsabilidade, apenas, dos profissionais da segurança do trabalho.

Utilização dos EPIs e EPCs

A ocorrência de muitos acidentes pode estar diretamente relacionada à ausência ou ao uso incorreto dos Equipamentos de Proteção Individual e Coletivo, conhecidos como EPI e EPC, respectivamente. É de suma importância e responsabilidade fornecer esses equipamentos aos funcionários, bem como exigir o uso e ensiná-los o modo correto de utilização. Estar atento às trocas e manutenções também faz parte da prevenção.

Treinamento adequado

Os treinamentos e a conscientização são indispensáveis para evitar os atos e comportamentos inseguros. É uma das melhores maneiras de evitar acidentes, portanto, garanta capacitação de acordo com a função do trabalhador e defina programas de treinamento periódicos, sobre saúde e segurança.

Monitoramento constante

O monitoramento é uma forma eficiente se a gestão de riscos está, de fato, implementada. É uma tarefa diária, que deve acontecer para orientar trabalhadores quanto ao uso dos EPIs e analisar a sinalização e segurança das estruturas e máquinas.

A tecnologia pode ser uma aliada à segurança do trabalho?

A tecnologia revolucionou as atividades de todos os setores da economia, proporcionando inúmeros benefícios para tornar o dia a dia mais fácil, prático e conectado. Ela fornece uma gestão minuciosa e eficiente, considerando todos os fatores para melhorar os resultados.

A era digital também está presente na construção civil e o uso da tecnologia é uma tendência, pois emprega agilidade, mobilidade, inteligência e controle total sobre o que acontece no canteiro de obras. Isso ocorre por meio de softwares desenvolvidos e personalizados, exclusivamente, para a gestão de obras.

Considerando os pontos principais abordados neste artigo, para manter as boas práticas de segurança do trabalho na construção civil, a tecnologia também é uma grande aliada e contribui para a eficácia da gestão. Portanto, atentar a esses pontos e contar com recursos tecnológicos é a solução para promover a saúde e a segurança das atividades no canteiro de obras.

A segurança do trabalho deve ser assunto frequente para disseminar boas práticas, por isso, conte-nos sobre suas experiências! Deixe aqui o seu comentário!

Segurança
Talvez você também goste:

Receba conteúdos em seu e-mail!

    Conteúdos recomendados

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Preencha esse campo
    Preencha esse campo
    Digite um endereço de e-mail válido.
    Você precisa concordar com os termos para prosseguir