Conheça as principais certificações na construção civil!

  1. Início
  2. Regulamentação
  3. Conheça as principais certificações na construção civil!

Em um mercado que exige cada vez mais capacitações e confiabilidade dos serviços e profissionais, as certificações construção civil se tornaram uma necessidade. Além de proporcionar mais segurança para os clientes, elas oferecem vantagens importantes para a construtora.

Nesse contexto, as certificações são mais que um diferencial competitivo. Elas comprovam a excelência e responsabilidade em diversas áreas de uma construtora — como a sustentabilidade, qualidade e segurança no trabalho.

Se você deseja saber mais sobre o assunto para preparar sua construtora e agregar atributos para se destacar no mercado, nós vamos ajudar! Continue a leitura para saber quais são as principais certificações de construção civil e entenda o que precisa ter para impulsionar o negócio!

O que são as certificações de construção civil?

A certificação para construção civil é um processo que avalia se uma construtora e seus serviços estão em conformidade com requisitos pré-definidos. Ou seja, é uma forma de se enquadrar nos melhores padrões do trabalho, atestando a qualidade, capacitação, responsabilidade e regularidade em pontos específicos.

Existem certificações voltadas para diversas áreas da construção civil, como:

Qual é a importância das certificações para a construtora?

Ser uma construtora certificada em determinada área representa um grande diferencial, pois comprova a responsabilidade e eficiência. Além disso, atesta as boas práticas da empresa, facilitando o acesso a créditos e aos benefícios dos programas da Caixa Econômica Federal.

Quais são as principais certificações de construção civil?

Como já e conhecido, existem muitas certificações para a construção civil, e cada uma tem foco em áreas específicas. Entretanto, algumas são consideradas as principais e devem ser prioridade no planejamento para aprimorar a gestão interna.

Veja quais são as certificações construção civil mais importantes.

PBQP-H

O PBQP-H, Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat, é uma certificação de qualidade na construção civil, feita com base na ISO 9001. Essa certificação tem validade de 3 anos e é indispensável para conseguir créditos e participar de licitações públicas.

Para obter a certificação na PBQP-H, é preciso atender aos seguintes padrões de qualidade:

  • auditorias internas para análise da conformidade;
  • controle de documentos gerais e estrutura da informação;
  • critérios para compras e contratações;
  • gestão administrativa;
  • gestão de processos;
  • métodos e gestão de treinamentos;
  • planejamento da obra;
  • procedimentos de armazenamento de materiais.

Selo Casa Azul

O Selo Casa Azul é uma certificação desenvolvida pela Caixa, relacionada à classificação socioambiental dos projetos habitacionais financiados pelo banco. É a primeira certificação de sustentabilidade na construção civil brasileira.

Para obter o certificado, a construtora deve atender a pelo menos 19 dos 53 critérios de avaliação. As categorias avaliadas são:

  • conservação de recursos materiais;
  • eficiência energética;
  • gestão da água;
  • práticas sociais;
  • projeto e conforto;
  • qualidade urbana.

AQUA-HQE

A AQUA, Alta Qualidade Ambiental da Edificação, é uma certificação internacional, desenvolvida pela francesa HQE. O foco do sistema é atestar a gestão com excelência na qualidade ambiental. No Brasil, é aplicada pela Fundação Vanzolini.

Para se certificar com a AQUA, é preciso ter um Sistema de Gestão do Empreendimento, que possibilita maior controle e operacionalização de todas as atividades da construtora. A avaliação para certificar a construtora na AQUA consiste em três fases, Base, Boas Práticas e Melhores práticas, que avaliam 14 categorias em relação às questões ambientais.

Por que contar com as certificações de construção civil?

As certificações na construção civil são investimentos capazes de elevar os resultados de uma construtora, proporcionando benefícios importantes. Por isso, contar com elas é ideal para melhorar a imagem da empresa, demonstrando responsabilidade e confiança aos clientes.

Além disso, as certificações contribuem para:

  • organizar a gestão interna;
  • identificar pontos fortes e fracos;
  • reduzir custos;
  • facilitar a obtenção de créditos;
  • manter o diferencial competitivo;
  • fidelizar clientes.

Como você percebeu neste artigo, ter certificações construção civil é indispensável para a construtora que deseja ampliar os horizontes do negócio. Afinal, transmitir confiabilidade de processos internos com alto desempenho é imprescindível para se destacar da concorrência e seguir uma trajetória de sucesso.

Gostou do post? Se você deseja ver conteúdos relevantes sobre diversos assuntos da construção civil, não perca tempo! Assine nossa newsletter agora mesmo e receba diretamente no seu e-mail!

Regulamentação

Talvez você também goste: