Gestão de construtora: (6) boas práticas para você adotar

6 minutos para ler

A gestão de construtora é parte essencial da estratégia de negócio e influencia diretamente em objetivos, como a produtividade e crescimento no mercado. Desse modo, trata-se de um grande desafio para os gestores e profissionais da construção civil.

Diante de uma competitividade acirrada no setor construtivo, ter uma gestão eficiente pode ditar os rumos no negócio, seja nas questões comerciais ou operacionais. Nesse contexto, é um fator importante para se destacar e alcançar melhores resultados.

Se você deseja saber como administrar melhor as atividades da construtora e aprimorar a performance do negócio, vamos ajudar! Neste post, você vai ver 6 dicas valiosas a gestão de construtora e saiba como se preparar para superar desafios e adversidades!

A importância da gestão de construtora eficiente

Os ambientes de trabalho na construção civil podem ser conturbados e com diversas atividades acontecendo ao mesmo tempo. Sendo assim, controlar e direcionar cada processo pode ser uma tarefa complexa se não houver o devido conhecimento.

Com uma gestão eficiente é possível unir a produtividade e redução de custos, sem comprometer a qualidade e o tempo para concluir um projeto. Além disso, contribui para a inovação do negócio que garante uma experiência incrível para os clientes.

Em outras palavras, a gestão de construtora tem o objetivo de controlar não apenas as questões financeiras, mas também a gestão de pessoas e das atividades práticas da obra. Por isso, é um fator indispensável para um modelo de negócio moderno, que deseja prospectar melhor posicionamento no mercado.

6 boas práticas para gestão de construtora

Administrar uma construtora, independentemente do porte, nem sempre é algo simples, e exige um planejamento criterioso. É preciso mapear todos os processos, contratos e procedimentos internos, além de identificar ameaças, pontos fortes, fracos e estabelecer objetivos e metas.

Além desses fatores, é necessário implementar metodologias inovadoras e modernas, para facilitar o trabalho da equipe e alcançar resultados satisfatórios.

Veja dicas para auxiliar o seu negócio a ter uma gestão eficiente!

1. Controle os custos no canteiro de obras

É essencial manter um controle financeiro rigoroso no canteiro de obras, avaliando previamente todos os custos necessários para concluir as etapas do projeto. A saúde financeira é um dos pontos mais relevantes para o sucesso do negócio.

Conte com bons fornecedores, tenha atenção especial para a contabilidade e contrate mão de obra especializada. Também é fundamental evitar desperdícios na obra, sejam de materiais, tempo ou pessoas.

2. Priorize a organização e limpeza 

A organização e limpeza de uma obra é muito importante para o andamento do trabalho, além de evitar acidentes, desperdícios e perda de tempo. Por mais que pareça algo irrelevante, uma obra organizada é muito mais produtiva e contribui até para a motivação da equipe, portanto, é um ponto que a gestão deve considerar.

3. Realize a gestão da equipe de trabalho

Toda equipe engajada, motivada e comprometida contribui significativamente para a produtividade e qualidade dos serviços na obra. Entretanto, é fundamental saber como gerenciá-los e estimular as qualidades de cada profissional.

Para fazer uma boa gestão de equipes você deve adotar as seguintes ações:

  • compartilhar os objetivos, missão, visão e os valores da empresa com os colaboradores;
  • investir em uma comunicação agradável e humanizada;
  • conhecer as habilidades de cada profissional;
  • ser um exemplo para os funcionários;
  • invista na capacitação técnica dos profissionais;
  • fornecer feedbacks.

4. Tome decisões baseadas em dados

A tomada de decisões deve ser feita por meio da análise de dados reais, resultado de estudos dos indicadores da obra. É uma maneira inteligente de reduzir erros que levam a prejuízos ao final de um projeto.

Criar uma base de dados e relatórios para controle de resultados é uma estratégia que leva ao sucesso, justamente por contribuir para decisões mais precisas. Dessa forma, é possível eliminar riscos para uma atuação mais eficiente.

5. Faça um bom planejamento 

O planejamento é aquele tipo de atividade necessária para todos os aspectos profissionais, e na construtora não é diferente. Por ser um serviço durável onde os clientes criam muitas expectativas, planejar é indispensável para evitar erros ou prejuízos.

Nesse contexto, antes de iniciar um projeto de reforma ou construção você deve reunir a equipe e planejar cada detalhe das atividades. Assim, todos vão estar preparados para responder melhor caso ocorra algum imprevisto e mantém a fidelidade ao planejamento inicial, entregando qualidade dentro do prazo acordado com o cliente.

6. Automatize os processos internos

A tecnologia revolucionou as atividades na construção civil e proporciona diversos benefícios para desenvolver uma gestão eficiente. Você pode automatizar os processos internos da construtora utilizando softwares modernos que permitem centralizar as informações e otimizar o tempo da equipe.

Exemplo disso é o sistema QualiTab, que oferece soluções completas para a gestão da obra e diversas funcionalidades, como a gestão de indicadores de matéria-prima, verificação de serviços em campo, geração de dados, gráficos e muitas outras aplicações.

Com o software você pode aumentar a produtividade automatizando os seus processos em um só lugar, além de contar com integrações entre áreas, armazenamento seguro em nuvem e aplicativo que facilita a coleta de dados em campo.

Inovar e otimizar a gestão é indispensável

Negócios inovadores e que utilizam a tecnologia como aliada tem maiores possibilidades de se destacar no mercado e fidelizar os clientes. Sobretudo, com uma gestão eficiente e que atua de forma inteligente para potencializar os resultados.

Em um cenário repleto de disputas acirradas, ser inovador e estabelecer uma gestão de construtora impecável é um grande diferencial. Sendo assim, é um investimento necessário para quem deseja seguir uma trajetória de sucesso.

Para tanto, a QualiTab oferece a melhor solução para você otimizar a gestão da sua construtora, de forma customizável, segura, conectada e de acordo com a realidade e objetivos do seu negócio.

Por meio de um software desenvolvido exclusivamente para a construção civil, é possível gerenciar diversos aspectos, desde a avaliação intuitiva dos indicadores em tempo real ao acompanhamento das atividades em campo.

Com o QualiTab você aumenta a produtividade e tem a tecnologia como um recurso acessível para atingir a melhoria contínua dos processos. Uma evolução que torna tudo mais fácil e proporciona aos gestores informações relevantes e estratégicas.

Como você percebeu no contexto deste artigo, a gestão de construtora é um dos pilares para o sucesso. Portanto, todo investimento em melhorias na gestão é importante para impulsionar a empresa e aumentar a lucratividade.

Gostou do post? Quer conhecer soluções tecnológicas para aprimorar a sua construtora? Entre contato conosco e saiba mais sobre o QualiTab! Veja como podemos ajudar melhorar os resultados do seu negócio!

Posts relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.