Concreto protendido ou armado? Saiba como escolher!

  1. Início
  2. Construção
  3. Concreto protendido ou armado? Saiba como escolher!

Para quem busca melhoria contínua do processo de construção, é importante saber optar pelos materiais que melhor atenderão às necessidades da obra. O concreto armado e o protendido possuem características diferentes e devem ser escolhidos de acordo com a funcionalidade da estrutura.

O concreto é o material mais usado na construção civil no Brasil, por ser versátil, durável, econômico e bastante resistente à água. Ele é composto basicamente por cimento, água, brita e areia. Ao longo dos anos, com a evolução da tecnologia, tipos diferentes de concreto foram desenvolvidos com o objetivo de melhor atender às demandas das obras.

No conteúdo de hoje, vamos mostrar as principais diferenças entre o concreto armado e o protendido e como escolher o melhor para sua edificação. Confira!

As diferenças e vantagens entre concreto protendido ou armado

Na hora de construir, é fundamental saber as principais diferenças entre esses dois tipos de materiais. O concreto armado é aquele que possui estrutura de aço na parte interna. A mistura do cimento com o aço faz dele resistente à tração e compressão, conferindo alto desempenho. Além disso, ele permite a moldagem da estrutura em diversas maneiras e formatos. Muito versátil, esse material é usado em projetos residenciais, comerciais e industriais.

Já o concreto protendido, tem aço por dentro e cabos de aço que são ancorados ou tracionados no próprio material, antes ou depois da obra. Esses cabos de aço conferem mais resistência ao concreto. Outra vantagem é o aumento da capacidade de carga. As barras de aço permitem a criação de vãos maiores, em comparação às construções feitas de concreto armado.

O concreto protendido é mais leve e mais fácil para controlar e reduzir deformações, oferecendo mais leveza à estrutura. É muito usado em estacionamentos, shoppings e em projetos mais ousados, que exigem espaço amplo entre pilares.

Outra diferença está no valor. O armado possui alta vida útil e é fabricado com matérias-primas mais baratas. Além disso, não é preciso de mão de obra especializada, visto que, o processo de implementação desse material é mais simples. Já o protendido, tem um custo maior, devido à sua composição e pela necessidade de mão de obra para realização do seu manuseio, porém sofre menos manutenção preventiva e corretiva.

Na hora de escolher o melhor concreto

Alguns fatores devem ser considerados na hora de escolher entre concreto protendido ou armado, como aplicação e complexidade da obra. O armado, como é menos resistente, é mais indicado para locais que não sofram muito com fatores externos, como tráfego de carros e pessoas. Além disso, esse tipo de material é mais simples de ser aplicado.

Já o concreto protendido possui mais resistência e, por isso, é recomendado para estruturas expostas a intempéries e em grandes construções que exijam vãos maiores, como pontes e viadutos.

Portanto, na hora escolher entre concreto protendido ou armado, analise as necessidades e funcionalidades da construção. Além disso, conte com uma empresa qualificada. A QualiTab possui profissionais especializados que oferecem aos clientes agilidade, suporte experiente e eficiência no atendimento, auxiliando na tomada de decisão. É uma alternativa para verificar sua obra de maneira rápida, fácil e segura, garantindo a qualidade.

Entre em contato com nossa equipe e mantenha o controle do desenvolvimento da sua construção!

Construção

Talvez você também goste: