Como realizar uma boa gestão de qualidade em obras? Veja!

  1. Início
  2. Segurança
  3. Como realizar uma boa gestão de qualidade em obras? Veja!

Com a evolução do mercado e do comportamento dos clientes, as exigências na construção civil são inúmeras e vão muito além das obrigatoriedades legais. Exemplo disso, é a necessidade de aperfeiçoar os serviços e ter uma boa gestão da qualidade em obras.

Nesse contexto, a qualidade é um requisito indispensável em todas as atividades que envolvem o planejamento e execução de um projeto – além de garantir excelência e a satisfação dos clientes, contribui para evitar prejuízos e reduzir custos com possíveis retrabalhos.

Se você deseja garantir melhor desempenho na construtora e alcançar o reconhecimento no mercado, priorizar a qualidade é imprescindível. Pensando nisso, confira neste post como realizar a gestão de qualidade em obras de uma maneira prática e eficiente!

O que é uma gestão de qualidade em obras?

A gestão da qualidade em obras é um conjunto de metodologias que tem o objetivo de padronizar e controlar os processos na construção civil. Basicamente, são procedimentos e ferramentas gerenciais para aprimorar a atuação do negócio e alcançar a melhoria contínua.

Sendo assim, a gestão da qualidade funciona como um instrumento para padronizar, planejar e evitar falha, garantindo resultados satisfatórios em todos os sentidos. As diretrizes para a gestão da qualidade são expressas nas normas, como a ISO 9001 e a PBQP-H – Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat.

Como realizar a gestão de qualidade em obras?

Adotar um sistema de gestão da qualidade proporciona benefícios essenciais para um negócio na construção civil, pois garante entregas de projetos confiáveis e eficientes. Em outras palavras, é a melhor forma para ter obras seguras, mais lucrativas, com durabilidade e design.

Veja como realizar uma boa gestão de qualidade em obras!

Defina o escopo do sistema

Após definir a norma que vai direcionar a gestão, é preciso definir o escopo do sistema de gestão, ou seja, quais os departamentos e canteiros de obras que serão submetidos as metodologias de gestão da qualidade, de acordo com a estratégia da empresa.

Defina objetivos, metas e indicadores

Os objetivos e as metas são indispensáveis para dar um norte para a empresa e assim, atingir a melhoria contínua dos processos e resultados. Sendo assim, é indispensável ter objetivos mensuráveis e estabelecer indicadores para avaliar o avanço de cada etapa.

Faça treinamentos com a equipe

Durante a implementação de um sistema de gestão, é preciso que todos os funcionários estejam cientes dos padrões de qualidade. Para tanto, faça um cronograma de treinamentos criterioso e garanta que toda a equipe esteja alinha com os objetivos do negócio.

Faça auditorias internas e externas

Por fim, é fundamental avaliar se todos os requisitos das normas de qualidade estão efetivamente implementados e seguindo conforme o estabelecido. Para tanto, a equipe deve realizar auditorias internas, feita pelos funcionários treinados, e também auditorias executadas por empresas externas especializadas, para a certificação da empresa.

Como a gestão de qualidade auxilia na construção civil?

A gestão de qualidade na construção civil é desenvolvida para aperfeiçoar cada processo de uma construtora, seja operacional ou administrativo. Sendo assim, contribui para fornecer total controle aos gestores para ter maior facilidade e confiabilidade nos projetos.

Diante disso, a gestão de qualidade em obra auxilia as construtoras ao oferecer os seguintes benefícios:

  • maior produtividade diária;
  • evita desperdícios e perdas;
  • maior motivação da equipe;
  • minimiza os atrasos para entregar obras;
  • maior controle sobre as atividades;
  • evita erros operacionais;
  • reduz os custos do projeto;
  • facilita a comunicação entre setores operacionais e administrativos;
  • ganho de tempo;
  • ganho de competitividade;
  • organização e satisfação dos clientes.

Como você percebeu, investir em uma gestão da qualidade em obras é imprescindível para organizar os processos internos e oferecer o melhor aos clientes. Portanto, é algo que deve sempre ser priorizado por construtoras que desejam se destacar no mercado e impulsionar os resultados.

Gostou do post? A qualidade na construção civil é um assunto de grande repercussão, e agora que entendeu mais sobre o tema, deixe aqui o seu comentário! Conte-nos como foi suas experiências!

Segurança
Talvez você também goste:

Receba conteúdos em seu e-mail!

    Conteúdos recomendados

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Preencha esse campo
    Preencha esse campo
    Digite um endereço de e-mail válido.
    Você precisa concordar com os termos para prosseguir