NR 24: o que você precisa saber para manter um canteiro de obras adequado

  1. Início
  2. Regulamentação
  3. NR 24: o que você precisa saber para manter um canteiro de obras adequado

No ramo da construção civil, muitos cuidados devem ser seguidos para garantir uma obra de qualidade e segura para todos. Além disso, esse é um setor de atividade com trabalhos muito pesados, e o bem-estar dos trabalhadores é essencial para o bom andamento das suas funções e garantia de sucesso da obra. Mas você sabe o que é a NR 24?

Em qualquer tipo de trabalho a qualidade de vida, higiene, segurança e saúde dos funcionários é fundamental para a empresa. Na construção civil não é diferente. Nos canteiros de obras, os trabalhadores desempenham serviços manuais que, muitas vezes, envolvem periculosidade.

A NR 24 trata das condições sanitárias e de conforto no local de trabalho para garantir saúde e segurança aos trabalhadores. Continue lendo este post e saiba tudo sobre essa norma regulamentadora!

O que é a NR 24?

As normas regulamentadoras servem para determinar procedimentos obrigatórios que as empresas precisam seguir, com o intuito de garantir saúde e segurança aos seus trabalhadores. A NR 24 — Condições Sanitárias e de Conforto nos Locais de Trabalho — é uma das mais significativas e orienta sobre as instalações sanitárias, vestiários, refeitórios e outras áreas de higiene em canteiros de obras.

Quando aplicada corretamente no canteiro de obras, a NR 24 diminui as chances de acidentes e de doenças ocupacionais, resguardando os trabalhadores e a empresa. Outro benefício do uso adequado da NR 24 na construção civil é a melhoria na produtividade e qualidade no canteiro de obras. Isso porque colaboradores saudáveis, com condições adequadas de higiene e conforto, realizam suas funções com mais agilidade e eficiência. Seguem alguns pontos importantes da NR 24 na construção civil.

Instalações sanitárias

Conforme a NR 24, todo canteiro de obras deve ter lavatórios, sistema de água e esgoto, bacias sanitárias, ventilação, pisos e revestimentos laváveis e impermeáveis. Em determinadas obras, ainda é preciso ter nos banheiros, chuveiros para os funcionários. Também é necessário garantir privacidade e higiene adequada nestes ambientes.

Essa norma regulamentadora define também as dimensões e a quantidade mínima de cada equipamento, conforme o tipo de obra, o número de trabalhadores, bem como outros fatores. Vale ressaltar que obras com funcionários de ambos os sexos precisam ter instalações sanitárias para cada um.

Vestiários

A NR 24 define a obrigatoriedade instalação de vestiários quando a empresa solicita o uso de uniformes a ser trocado no canteiro ou quando há chuveiros no local. A norma regulamentadora também orienta sobre as dimensões adequadas para o local e as quantidades mínimas de equipamentos, além de questões relacionadas a higiene, ventilação e a exigência de bancos e armários individuais no local.

Cozinha

Em casos em que a empresa vai cozinhar para os trabalhadores no canteiro de obras, é necessário que se instale uma cozinha equipada para isso. De acordo com a NR 24, a cozinha precisa ficar perto do refeitório e distante das instalações sanitárias. A norma regulamentadora ainda define a dimensão adequada, a necessidade de pisos e paredes impermeáveis, sanitários exclusivos para os cozinheiros e ventilação apropriada.

Refeitórios

Independente de a empresa ter cozinha ou não, é obrigatório que o refeitório abrigue todos os funcionários de forma que eles consigam realizar suas refeições com qualidade e conforto. Além disso, a NR 24 indica as dimensões mínimas para o ambiente, necessidade de cobertura adequada, fornecimento de água potável, entre outros fatores importantes.

Portanto, saber o que é a NR 24 é fundamental tanto para a empresa quanto para os trabalhadores. Se adequar as normas regulamentadoras é fazer uma gestão eficiente, promovendo a saúde, segurança, higiene e bem-estar dos funcionários. Além disso, é importante ter conhecimento de todas as regras para evitar danos à sua empresa.

Gostou deste post? Assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos sobre gestão de obras!

Regulamentação
Talvez você também goste:

Receba conteúdos em seu e-mail!

    Conteúdos recomendados

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Preencha esse campo
    Preencha esse campo
    Digite um endereço de e-mail válido.
    Você precisa concordar com os termos para prosseguir