O que é o SESMT e quais seus impactos na Construção Civil? Saiba

  1. Início
  2. Segurança
  3. O que é o SESMT e quais seus impactos na Construção Civil? Saiba

Você sabe o que é SESMT? A segurança ocupacional é um assunto relevante e indispensável na construção civil, pois ajuda a estabelecer medidas preventivas para proteger a integridade física dos trabalhadores e evitar riscos e acidentes graves.

Nesse sentido, o SESMT é um setor que tem uma grande responsabilidade para promover ambientes de trabalho saudáveis e seguros — fator importante tanto para ter produtividade, quanto para evitar problemas sérios, que podem comprometer as atividades da construtora.

Por ser algo extremamente importante, entender mais sobre esse assunto é imprescindível para todo profissional da construção civil. Pensando nisso, confira neste post o que é SESMT e a importância desse setor para a segurança das obras!

 O que é SESMT e como funciona?

O Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), é um setor composto por profissionais da segurança do trabalho e medicina. Ele é constituído pelas Norma Regulamentadora N°4 do Ministério do Trabalho.

Os profissionais que compõe o SESMT são:

  • técnicos de segurança do trabalho;
  • engenheiros de segurança do trabalho;
  • auxiliares de enfermagem;
  • médicos do trabalho;
  • enfermeiros do trabalho.

O SESMT é dimensionado de acordo com o número de funcionários, e o principal objetivo é promover a segurança ocupacional. Assim, eliminando riscos e atuando na prevenção de acidentes para proteger a integridade física dos colaboradores.

Quais os impactos do SESMT na construção civil?

A construção civil é um dos setores com maior ocorrência de acidentes e causa danos significativos ao funcionário e à empresa. Nesse sentido, o SESMT é um setor que tem influência direta e atua para evitar atos e condições inseguras que podem oferecer riscos.

Saiba como o SESMT impacta no setor construtivo!

Alerta os funcionários sobre novas doenças

A atuação do SESMT tem foco na conscientização do funcionário em relação à segurança da sua função e sobre novas doenças. Além disso, instrui sobre a prevenção e contribui para ter ambientes de trabalho seguros e saudáveis.

Promove ações para prevenção de acidentes

A ação preventiva é indispensável e para tanto, o SESMT realiza campanhas e fiscaliza os canteiros de obras alertando sobre a prevenção de acidentes. Desse modo, os profissionais do SESMT atuam diretamente com ações voltadas para prevenir acidentes, conscientizando funcionários e eliminando condições de risco.

 Realiza atendimentos médicos

Os profissionais do SESMT, especialmente os especializados em medicina, realizam atendimentos dos funcionários, em caso de algum acidente ou consulta periódica. É um fator importante para apoiar os funcionários e evitar complicações sérias no local de trabalho.

Qual a importância do SESMT na construção civil?

A segurança do trabalho é um assunto imprescindível para a construção civil e não deve ser ignorado, pois as medidas preventivas evitam problemas graves. Sendo assim, ter um SESMT bem dimensionado é um investimento importante para a construtora.

Ao contar com o SESMT, você terá os seguintes benefícios:

Como você percebeu, saber o que é SESMT e contar com esse setor na construtora é mais que uma obrigação legal. Afinal, ter canteiros de obras seguros e saudáveis contribui para evitar perdas e melhorar resultados, impulsionando o crescimento do negócio.

Gostou do post? O que acha de ler outros conteúdos relevantes sobre diversos assuntos da construção civil e continuar aperfeiçoando seus conhecimentos? Assine nossa newsletter receba diretamente no seu e-mail!

Segurança
Talvez você também goste:

Receba conteúdos em seu e-mail!

    Conteúdos recomendados

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Preencha esse campo
    Preencha esse campo
    Digite um endereço de e-mail válido.
    Você precisa concordar com os termos para prosseguir