Como resolver os problemas da construção civil? Descubra

  1. Início
  2. Boas práticas
  3. Como resolver os problemas da construção civil? Descubra

A rotina de uma obra é complexa, sendo fácil se envolver em problemas quando tantos detalhes devem observados. Para ter sucesso em seus projetos, os problemas da construção civil não podem ser um entrave.

Erros podem custar caro para todos, assim como atrasar o prazo de entrega. Em nosso texto, abordaremos sobre os problemas que mais ocorrem na construção civil e como resolvê-los, com um destaque para a tecnologia como aliada. Boa leitura!

Quais são os principais problemas da construção civil?

Uma boa forma de prevenir os problemas e solucioná-los é saber quais são os principais. De início, vamos explicar quais são os problemas mais recorrentes na construção civil e porque eles acontecem. Confira!

Falta de planejamento

A definição do projeto é uma parte essencial de qualquer atividade. O planejamento, portanto, é o primeiro passo de um projeto de sucesso. A falta de planejamento torna difícil prever as necessidades da construção e suas etapas.

Apesar de imprevistos acontecerem, ter um planejamento é essencial para estar preparado para lidar com eles. Por exemplo gastos não esperados e atrasos no prazo podem ser evitados apenas com o planejamento adequado.

Desperdício de materiais

Os insumos em um canteiro de obras devem ser manejados corretamente. No entanto, na maioria das vezes não é isso que vemos acontecer. O desperdício, as perdas e demais avarias em materiais causam o aumento dos custos.

Esse aspecto é muito importante, visto que danificar qualquer material significa ter menos lucro. Assim, desperdiçar deliberadamente alguns itens pode até mesmo prejudicar o acabamento e estrutura da obra.

Falta de mão de obra qualificada

A mão de obra na construção civil precisa ser qualificada para que o trabalho reflita uma qualidade exemplar. Não apenas em entrega das atividades, mas em cumprimento de prazos e utilização correta de recursos.

Exatamente por isso, é preferível que apenas mão de obra qualificada seja utilizada. Assim, proporciona maior qualidade e retorno financeiro.

Como resolver tais problemas?

Agora que você já sabe quais são os principais problemas da construção civil, que tal encontrarmos algumas soluções? A seguir, veja as melhores dicas nesse sentido.

Revise os projetos com frequência

Qualquer erro de execução não é apenas de quem projetou ou executou. Os projetos devem passar por revisões constantes, para ter a certeza de que eles se adaptam em todos os quesitos possíveis e estão sendo executados à risca.

Uma boa revisão é feita com o encarregado e o responsável pela obra, que podem verificar a adaptabilidade e correção do projeto.

Gerencie os suprimentos

O controle de suprimentos é um assunto fundamental para que o serviço seja feito de modo sustentável e correto. Não ter atenção nesse aspecto pode levar ao desperdício e a um canteiro de obras desorganizado.

Existem soluções tecnológicas que ajudam na administração de recursos e materiais, e esse fator auxilia na competitividade e diminuição dos custos.

Tenha uma boa equipe

Uma equipe bem-estruturada e que com boa comunicação evita a ocorrência de problemas da construção civil. Para isso, é preciso conversar bem com a equipe, de modo a estabelecer protocolos de controle, uso das normas técnicas e demais regras.

Da mesma forma, fornecer a capacitação necessária para os funcionários é essencial para aplicar soluções tecnológicas e subir a qualidade do serviço. Além de incentivar o profissional em sua função.

Como a tecnologia pode ser uma aliada na resolução de problemas da construção civil?

Por fim, é válido ressaltar como a tecnologia pode ser de grande ajuda nesse sentido, e seus benefícios. A tecnologia vem transformando a área de construção, e acompanhar essa tendência significa não ficar para trás dos concorrentes.

Há tecnologias de construção no sentido de gerenciamento de projetos em nuvem, que ajuda a acompanhar etapas, controlar custos e insumos e otimizar a comunicação, entre outros.

Elas proporcionam automação e mitigam erros humanos no canteiro de obras. O maior controle, trazido por essas novidades, antecipa riscos, dá mais produtividade e qualidade ao trabalho.

Problemas na construção civil podem ser comuns, mas a melhor forma de resolvê-los e evitá-los é investindo na transformação digital. Assim, você vai deixar o seu dia a dia na obra ainda mais eficiente.

Você gostou deste post? Para ficar por dentro de todas as novidades, assine a nossa newsletter e receba por e-mail novos conteúdos!

Boas práticas
Talvez você também goste:

Receba conteúdos em seu e-mail!

    Conteúdos recomendados

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Preencha esse campo
    Preencha esse campo
    Digite um endereço de e-mail válido.
    Você precisa concordar com os termos para prosseguir