Gerenciamento de obras: como a tecnologia pode facilitar seu trabalho?

  1. Início
  2. Tecnologia
  3. Gerenciamento de obras: como a tecnologia pode facilitar seu trabalho?

O gerenciamento de obras é um processo muito importante e necessário em todas as etapas do desenvolvimento de um projeto. Consiste em uma metodologia que proporciona o controle das operações, contribuindo para que tudo aconteça conforme o planejado.

Embora seja um assunto imprescindível para o sucesso de uma construtora, desenvolver essa gestão de forma eficaz era algo desafiador — cenário que mudou devido à evolução da tecnologia, que oferece recursos inovadores e específicos para a construção civil.

Você se interessou pelo assunto? Neste post vamos abordar informações importantes para melhorar a performance da construtora. Continue lendo e veja como a tecnologia pode ajudar no gerenciamento de obra e porque é um apoio indispensável para sua construtora!

O que é o gerenciamento de obras?

O desenvolvimento de uma obra, independentemente do porte e objetivo, é um processo criterioso e que exige cuidados. Afinal, os erros e falhas podem gerar perdas significativas e comprometer a execução do projeto e sobretudo, a satisfação dos clientes.

Nesse sentido, o gerenciamento de obras consiste em uma metodologia para o planejamento, monitoramento e controle de todas as etapas da obra — desde a elaboração dos projetos, movimentações de materiais, etapas construtivas e gerenciais até a entrega da obra.

Sendo assim, funciona para proporcionar aos gestores controle total da obra, garantindo que as atividades aconteçam de acordo com o planejado. Uma área indispensável para uma construtora que deseja alcançar os objetivos com maior facilidade.

Por que é importante gerenciar obras com eficiência?

A experiência dos clientes da construtora é fundamental para gerar confiabilidade no mercado e facilitar fechar novos contratos. Para isso, o gerenciamento de obras é um fator crucial, que contribui para atender às expectativas, seja em qualidade, seja em tempo e funcionalidade da obra.

Em vista disso, investir em recursos para desenvolver um gerenciamento de obras eficiente é importante pelos seguintes motivos:

  • facilita a atender os prazos;
  • conclui projetos dentro do orçamento previsto;
  • atende às expectativas dos clientes;
  • ajuda a reduzir custos;
  • aumenta a produtividade;
  • ajuda a antecipar riscos;
  • otimiza o controle de estoque;
  • melhora os lucros e resultados;
  • otimiza a qualidade das obras;
  • facilita a lidar com a gestão de pessoas.

Por isso, trata-se de algo que merece atenção especial dos gestores e profissionais da construção civil, pois reflete diretamente nos resultados. Além de contribuir para ter um negócio reconhecido pela qualidade, competitivo e com potencial para se destacar dos concorrentes.

Como a tecnologia ajuda no gerenciamento de obras?

Quando se fala em gerenciamento de obras, a tecnologia é indispensável e oferece ferramentas modernas, capazes de tornar tudo mais fácil. São recursos digitais e que automatizam as tarefas, centralizando informações para estabelecer uma gestão precisa e eficaz.

Sendo assim, as soluções tecnológicas podem ser usadas para desenvolver um ótimo controle de obras, o que evita erros e gargalos. Diante disso, é uma inovação extremamente necessária para uma construtora moderna, que acompanha a evolução da construção civil.

Veja a seguir porque a tecnologia ajuda no gerenciamento de obras!

Acompanhamento das etapas

Com o uso de um software, é possível acompanhar todas as etapas da execução de um projeto, reunindo dados e indicadores reais. Dessa forma, é um apoio essencial para o gerenciamento de obras, que acontece de forma prática e intuitiva.

Controle de prazos e custos

A tecnologia também oferece recursos digitais para realizar o controle dos prazos e a gestão financeira da obra. Por meio de um bom software, os gestores têm a oportunidade de acompanhar e controlar questões financeiras e o atender ao cronograma do projeto.

Antecipação de problemas

O gerenciamento de dados acontece por meio da análise de dados, que são os principais direcionadores das decisões. Para isso, a tecnologia é essencial e oferece uma visão abrangente da obra, o que é importante para ter previsibilidade, antecipar erros e manter as atividades em bom andamento.

Otimização da comunicação

Os recursos digitais e softwares contribuem para facilitar a comunicação na construção civil, especialmente entre setores operacionais e gerenciais. Com isso, é mais fácil alinhar as atividades e garantir que o projeto seja desenvolvido em total harmonia.

Relatório diário de obra

Anteriormente, a elaboração de diários de obra era uma atividade complexa, que exigia tempo e esforço dos profissionais. No entanto, com o uso da tecnologia a emissão desses documentos acontecem de forma prática, digital e com baixa possibilidade de erros.

Verificação de materiais

Com o uso de um bom software, as atividades diárias de verificação de materiais são práticas e possibilitam um controle total. Desse modo, a análise de quantidades, espécies, condições de uso e outros fatores é precisa e contribui para garantir o uso adequado.

Rastreabilidade

Por fim, a tecnologia também é importante para otimizar as tarefas de rastreabilidade, que acontecem em meio totalmente digitalizado. Sendo assim, os profissionais contam com praticidade para monitorar o histórico de pontos específicos da obra e facilitar a tomada de decisões.

O que considerar para escolher a tecnologia ideal?

O mercado oferece diversos tipos de softwares para a construção civil, que disponibilizam funcionalidades inteligentes. Entretanto, para ter um recurso tecnológico compatível com os objetivos da construtora, é imprescindível avaliar bem e escolher uma empresa especialista no assunto.

Em outras palavras, para contar com tecnologias eficientes, é importante procurar uma empresa que ofereça produtos específicos para a construção civil. Para isso, analise os seguintes fatores:

  • histórico da empresa;
  • funcionalidades do software;
  • suporte pós-venda;
  • experiência de outros clientes;
  • custo-benefício.

Para garantir uma transformação digital incrível na sua construtora, o QualiTab oferece um software moderno, com recursos inteligentes e específicos para obras. É a melhor parceria para ter ao alcance das mãos, pois conta com todas as funcionalidades para um gerenciamento de obras eficiente.

No QualiTab, você pode utilizar de forma centralizada as seguintes ferramentas:

  • fichas de verificação;
  • rastreabilidade de concreto;
  • verificação de materiais;
  • sistema de avaliações;
  • relatório de obra;
  •  checklist de entrega;
  • funcionamento offline;
  • armazenamento de dados em nuvem;
  • aplicativo para smartphones e tablets;
  • possibilidade de integração.

Dessa forma, o QualiTab proporciona todo apoio para melhorar o gerenciamento de obras de uma maneira digitalizada e tecnológica — fator que contribui para eliminar erros, reduzir os custos e facilitar o controle de dados na sua construtora, eliminando os extensos e complexos arquivos físicos.

Como pode notar, a tecnologia é indispensável para otimizar o gerenciamento de obras e contribuir para promover benefícios importantes. Portanto, contar com um software moderno e confiável é a melhor alternativa para automatizar tarefas, reduzir falhas e melhorar o desempenho.

Gostou do post? Se você deseja conhecer soluções incríveis e intuitivas para aperfeiçoar o gerenciamento de obras, não perca tempo! Conheça agora mesmo as soluções do Qualitab para revolucionar as suas atividades e impulsionar resultados!

Tecnologia
Talvez você também goste:

Receba conteúdos em seu e-mail!

    Conteúdos recomendados

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Preencha esse campo
    Preencha esse campo
    Digite um endereço de e-mail válido.
    Você precisa concordar com os termos para prosseguir