Inovação na construção civil: conheça as principais novidades do setor

  1. Início
  2. Tecnologia
  3. Inovação na construção civil: conheça as principais novidades do setor

O avanço da tecnologia é realidade no Brasil e no mundo. Todos os dias novas soluções surgem para facilitar as tarefas do dia a dia e as funções no nosso trabalho. Diversas empresas de todos os setores usam tecnologias avançadas para medir resultados e melhorar os processos. A inovação na construção civil também vem mostrando evoluções importantes.

Nesse setor, as soluções facilitam os trabalhos no canteiro de obras, por meio do uso de softwares, técnicas e materiais que favorecem os processos produtivos e otimizam o resultado final da obra. As tecnologias na construção civil ainda visam aperfeiçoar a produtividade e favorecer a sustentabilidade. Saiba tudo sobre inovação na construção civil, a seguir!

A inovação na construção civil e sua importância

Com o passar dos anos, a tecnologia se desenvolveu o que permitiu um avanço significativo na evolução da engenharia. Sendo assim, os processos de inovação garantem a sobrevivência e renovação das empresas do setor de construção civil. A integração da tecnologia e inovação aos canteiros de obras revoluciona a forma de trabalhar e favorece os resultados.

O uso da inovação na construção civil é importante para tornar mais profissional e segura a gestão da obra. Muitas atividades operacionais podem ser automatizadas, permitindo ao engenheiro a otimização do seu tempo de trabalho para tomar decisões estratégicas e gerenciar melhor as etapas de produção.

As inovações que são utilizadas no setor

Materiais diferenciados, como os drones, ferramentas e plataformas que contribuem para a idealização de um projeto ou acompanhamento do cronograma de obras têm como principal objetivo otimizar os processos produtivos. Separamos algumas das principais tecnologias utilizadas na construção civil. Confira!

Tecnologias digitais

Nos dias de hoje, as soluções digitais são bastante utilizadas para a obtenção de resultados mais eficientes. Elas servem para otimizar os processos e garantir mais assertividade na produção sem comprometer o prazo de entrega da obra. Algumas das tecnologias digitais mais usadas na construção civil são:

  • robôs: aumentam a eficiência e qualidade das inspeções. Braços mecânicos, por exemplo, podem realizar tarefas repetitivas, como assentar tijolos;
  • drones: muito úteis no gerenciamento, conseguem monitorar todo o espaço da construção, melhorando a gestão do canteiro de obras;
  • inteligência artificial: pode ser aplicada tanto nas questões de engenharia quanto na construção.

Cidades inteligentes

As cidades inteligentes são empreendimentos que englobam construções sustentáveis e soluções para aprimorar o uso de água, energia e transporte, entre outros fatores que possam influenciar diretamente na qualidade de vida. Um exemplo, são os prédios inteligentes que otimizam suas operações gerando dados, a partir de sensores, que podem ser utilizados para avaliar tendências e mostrar o melhor modelo para as novas construções.

Impressão 3D

A impressão 3D é uma das principais tecnologias que cresce no setor da construção civil. Antes, desenvolver uma maquete demandava muito tempo e dinheiro. Hoje, em alguns minutos, é possível imprimir projetos com mais de trinta opções de matéria-prima e milhares de combinações de cores.

Rastreamento de ferramentas

Em lojas e supermercados, os leitores de códigos de barras são indispensáveis para o controle das mercadorias. No canteiro de obras esses leitores também são fundamentais já que monitoram todas as ferramentas, que quando desviadas podem gerar prejuízos, além de causar acidentes quando deixadas em lugares inapropriados.

Portanto, a inovação na construção civil é essencial para otimizar os processos, incorporar soluções livres de falhas e aumentar a credibilidade da empresa e do engenheiro. Por isso, é fundamental que o gestor de obras busque sempre inovar em suas atividades.

Você sabe como a tecnologia pode ajudar na entrega da obra? Descubra os benefícios de investir em modernidade!

Tecnologia

Talvez você também goste: