Entrega de obra: entenda como a tecnologia pode ajudar

  1. Início
  2. Construção
  3. Entrega de obra: entenda como a tecnologia pode ajudar

A tecnologia está revolucionando a engenharia civil, oferecendo recursos digitais e metodologias intuitivas, capazes de facilitar a gestão de cada etapa do projeto. São inovações que contribuem para atender o cronograma com excelência, desde as atividades iniciais a entrega de obra.

Nesse sentido, as novas tecnologias são indispensáveis para as construtoras que desejam aprimorar o gerenciamento e atuar com alto desempenho — reduzindo os custos e elevando a qualidade para proporcionar uma experiência única ao cliente.

Neste post, vamos mostrar a você como a tecnologia pode contribuir para aperfeiçoar as atividades e ter uma entrega de obra impecável. Continue a leitura e veja os benefícios de investir na modernidade e assim, impulsionar os resultados da construtora!

Como a tecnologia vem facilitando as atividades profissionais?

As atividades econômicas passam por uma evolução constante, em busca de melhorar a qualidade e os resultados. Trata-se de uma realidade presente em todos os segmentos, especialmente na construção civil.

Nesse cenário, a tecnologia surgiu como uma grande aliada na busca por processos e tarefas mais eficientes, que tenham foco na melhoria contínua. Sendo assim, é uma forma de garantir uma atuação de excelência, capaz de facilitar a gestão interna e o desenvolvimento prático do trabalho para atingir resultados melhores.

Além disso, o uso da tecnologia é fundamental para melhorar a experiência dos clientes, que está cada vez mais exigente em relação aos padrões de qualidade, segurança, responsabilidade ambiental e social.

Portanto, a tecnologia tem um papel relevante no desempenho das empresas e está cada vez mais presente na engenharia civil. Ou seja, investir na modernidade se tornou uma necessidade para as empresas que deseja ser competitivas e alcançar o sucesso.

Por que a entrega de obra é um desafio para as construtoras?

Todo cliente, seja pessoa física ou jurídica, tem grande expectativa em relação à entrega da obra, especialmente por ser algo grandioso. É uma fase do projeto que exige cuidados especiais, revisão de todo o trabalho e possíveis correções.

A obra é uma atividade dinâmica, em que várias tarefas acontecem de forma simultânea e precisam atender aos padrões de engenharia e segurança. Com isso, a possibilidade de ocorrer imprevistos que comprometem o cronograma é muito alta.

Nesse sentido, além de influenciar as atividades e causar prejuízos e retrabalhos, os atrasos afetam o orçamento para o projeto. Devido a isso, a entrega de obra representa um grande desafio para as construtoras e tem um peso significativo na fidelização dos clientes.

Como a tecnologia pode ajudar a manter o cronograma em dia?

Os benefícios proporcionados pelo uso da tecnologia permitem que os gestores tenham maior controle do que acontece no canteiro de obras. Em outras palavras, são aspectos que ajudam a gerenciar a execução do projeto, seja em questões práticas ou em relação à gestão de documentos e procedimentos.

Veja como utilizar recursos tecnológicos pode contribuir para atender o seu cronograma de obras com pontualidade!

Melhora a comunicação entre a equipe

A falta de comunicação entre a equipe operacional e a gestão é um dos principais motivos de falhas na construção civil que sempre causam prejuízos. Além disso, na ocorrência de erros os atrasos no cronograma são inevitáveis.

Com o uso dos recursos digitais, como softwares, a comunicação com a equipe é intuitiva e acontece de forma agradável. Sobretudo, alinhando todos os objetivos e metas com os profissionais, para garantir a harmonia na execução de projetos.

Garante maior produtividade

A produtividade com foco na qualidade é um grande diferencial competitivo para qualquer construtora. Uma maneira eficiente de atender os prazos estabelecidos e promover a satisfação dos clientes.

Com o uso da tecnologia na obra, é possível substituir processos gerenciais manuais, que geralmente exigem muito tempo e esforço, por meios automatizados e digitais. Assim, a equipe pode se concentrar em tarefas específicas e direcionar melhor os profissionais em campo, para elevar a produtividade com excelência.

Reduz retrabalhos

Outro benefício importante da tecnologia aplicada no setor da construção civil é a redução dos índices de retrabalhos no canteiro de obras. Como a gestão feita por meio de softwares, a direção é mais ativa na supervisão do trabalho operacional e direciona as ações de acordo com os objetivos e normas de segurança.

Dessa maneira, as tarefas são concluídas considerando o projeto, o que elimina a necessidade de refazer estruturas devido à falta de padrões ou qualidade. Além disso, também contribui para evitar acidentes na execução das atividades.

Permite uma gestão proativa para atender prazos

A tecnologia é importante para contribuir com o cumprimento dos prazos, pois permite que os gestores tenham acesso ao planejamento da obra e saibam exatamente o que devem fazer para que as etapas sejam atendidas conforme o que foi previamente estipulado.

Com a transparência nas informações e análise de indicadores precisos, a construtora pode direcionar diversos aspectos da obra, como as compras e entregas de materiais. O resultado é a facilidade para cumprir as etapas e atender as exigências necessárias para a entrega de obra permanecer livre de surpresas desagradáveis.

Como escolher um software ideal para o setor da construção civil?

A escolha do software para auxiliar a gestão de obras é decisiva para usufruir de todos os benefícios da inovação sem passar por problemas. Por ser um recurso que corresponde a diversas atividades na construtora e influência na tomada de decisões, é indispensável ter atenção redobrada.

Para tanto, o Qualitab se destaca como a melhor alternativa para a gestão da sua construtora. Com ampla expertise e inovação, o software oferece funcionalidades que vão revolucionar as atividades, contribuindo para aperfeiçoar os resultados.

Com o Qualitab, você pode automatizar os processos gerenciais no canteiro de obras para ter entregas dentro do prazo e custo pré-estabelecidos, com aplicabilidades extremamente úteis, como:

  • relatório diário de obras digital;
  • sistema de avaliações;
  • checklist de entregas;
  • fichas de verificação de serviços;
  • rastreabilidade de concreto;
  • acesso fácil ao histórico de informações;
  • análise de dados centralizada e intuitiva;
  • atualização de dados em tempo real;
  • integrações sob demanda;
  • conteúdos educativos;
  • possibilidade de coletar informações off-line;
  • aplicativo disponível para smartphones e tablets;
  • segurança dos dados armazenados em nuvem.

Ao contar com tantos diferenciais, a equipe de trabalho da sua construtora terá um ganho significativo de produtividade, além de facilitar a execução de auditorias, reduzir o uso de papel, garantir uma comunicação eficiente e conectada para o acesso às informações e maior embasamento na tomada de decisões.

Como você percebeu, o uso da tecnologia é decisivo para a entrega de obra, colaborando para atender o planejamento financeiro e do tempo. Sobretudo, para elevar a experiência do cliente e agregar diferenciais competitivos importantes para se destacar no mercado e impulsionar os resultados.

Se você gostou do post e deseja saber como inovar a sua construtora com recursos tecnológicos de alta performance, não perca tempo! Entre em contato conosco agora mesmo e saiba como podemos ajudar!

Construção

Talvez você também goste: