Tecnologia BIM: como aplicá-la em projetos de construção?

  1. Início
  2. Tecnologia
  3. Tecnologia BIM: como aplicá-la em projetos de construção?

A todo momento surgem novas tecnologias que tornam a indústria de arquitetura, engenharia e construção mais competitiva e complexa. Nesse contexto, podemos citar como um exemplo a tecnologia BIM.

Para ilustrar como a tecnologia tem ganhado mais espaço na construção civil, podemos ver o exemplo do Decreto Presidencial n° 9.377, de maio de 2018 que torna obrigatório o uso da tecnologia BIM em projetos de obras públicas.

Mas você sabe o que é a tecnologia BIM e por que seu uso vem sendo tão recomendado? A seguir vamos falar sobre como esta ferramenta funciona e quais são as vantagens da sua utilização!

O que é a tecnologia BIM?

A tecnologia BIM é uma solução tecnológica utilizada para a criação de modelos da construção que podem ser iniciados ainda no estudo da viabilidade, e que pode conter informações como modelagem 3D da obra, planejamento, orçamento, dentre outras.

Logo, é uma tecnologia que une em uma única solução diversas informações e dados detalhados e importantes relacionados ao empreendimento. Por isso essa é uma ferramenta poderosa na gestão de projetos.

Então, além da modelagem 3D comumente associada como única solução apresentada pela tecnologia BIM, ela é uma forma de gestão que envolve a aplicação e utilização de vários sistemas que podem ser usados em diversos momentos do projeto.

A tecnologia BIM conta com diversos tipos de softwares que através de diferentes plataformas, que se comunicam e trocam dados e informações através da interoperabilidade.

O projeto ideal realizado em BIM agrega todas as partes envolvidas na gestão de uma construção, gerando informações sobre cada detalhe da construção que podem ser usados por todos os envolvidos na obra.

Como posso aplicar a tecnologia BIM na construção civil?

Como vimos, a tecnologia BIM pode beneficiar todas as etapas e pessoas envolvidas em um projeto de construção civil. A seguir vamos ver alguns exemplos de possíveis aplicações da tecnologia BIM.

Análise de viabilidade

Utilizando a tecnologia BIM é possível fazer um estudo de massa, analisando área e volume, possibilitando uma diferente maneira de conceber o projeto.

Então, na etapa de desenvolvimento, denominada de nível de desenvolvimento 100, onde é feita a concepção dos empreendimentos, utilizando apenas dados como área e volume, é possível obter informações a respeito de custos e prazos do projeto.

Criação de orçamento

Após conceber um modelo do projeto usando a tecnologia BIM é possível, observando os parâmetros da modelagem, gerar informações quantitativas que podem ser muito úteis na criação do planejamento do empreendimento.

Além disso, com esses dados também é possível prever tempo e duração de cada etapa da construção, bem como orçamento detalhado do projeto.

Os dados necessários para essas análises são conseguidos de maneira simples e são atualizados sempre que forem realizadas modificações nos projetos, inclusive, testar diferentes materiais e procedimentos até conseguir o que mais agrada os envolvidos no projeto.

Colaboração

Com a tecnologia BIM é possível colaboração online entre os envolvidos no empreendimento, ou seja, stakeholders.

As principais formas de colaboração do BIM são em ambientes próprios para a gestão de documentos e comunicação, através de servidor para desenvolvimento integrado de projetos, gestão de quantidades e processos de projeto, dentre outros.

E são possíveis incluir como stakeholders no projeto através do BIM os empreendedores, incorporadores, projetistas, engenheiros, gerentes e coordenadores de projetos, fornecedores, dentre outros envolvidos na obra.

Quais as vantagens de utilizar a tecnologia BIM?

Como vimos a tecnologia BIM torna mais dinâmico o processo de planejamento e acompanhamento da execução de uma obra. Garantindo assertividade, qualidade, melhor emprego de recursos e melhoria na produtividade do projeto.

A tecnologia BIM pode ser aplicada em todos os empreendimentos da construção civil, dos maiores projetos até as mais simples reformas. Seu uso beneficia desde as etapas de análise de viabilidade até a execução e manutenção do projeto.

Se você gostou de saber mais sobre a tecnologia BIM conheça mais sobre ferramentas e soluções tecnologias que podem auxiliar na qualidade em projetos de construção civil.

Tecnologia

Talvez você também goste: