Como funciona a centralização de dados na construção civil? Veja!

  1. Início
  2. Tecnologia
  3. Como funciona a centralização de dados na construção civil? Veja!

Na Era da Informação, não é surpresa nenhuma que o controle ativo dos dados gerados e armazenados por uma empresa seja peça chave para o sucesso desse mesmo negócio — fato que também se aplica ao setor da construção civil.

Com inúmeros processos ocorrendo concomitantemente e diversos agentes em atuação simultânea, não é pequena a necessidade de coordenação e organização quando falamos da gestão de uma obra.

Nesse sentido, o controle e a centralização de dados — que vão desde dados de clientes a documentos oficiais — têm potencial para transformar a construção civil, tornando os processos, como um todo, mais eficientes e trazendo outros inúmeros benefícios para diferentes partes atuantes.

Para entender melhor como a centralização de dados pode ser útil e vantajosa para o setor da construção civil e qual o papel da tecnologia nessa evolução, não deixe de ler esse artigo até o final!

O que quer dizer centralização de dados?

O conceito da centralização de dados é simples: uma base de dados centralizada é uma coletânea de informações armazenadas em um único local, porém acessível a partir de diversos pontos. Em oposição a esse formato, estaria um sistema descentralizado de dados, onde diferentes tipos de informação seriam armazenados em diferentes locais com diferentes acessos.

Ainda que não seja possível dizer que qualquer um desses dois sistemas seja intrinsecamente ruim — afinal, cada um deles apresenta vantagens e desvantagens frente a determinadas situações — é inegável que, quando falamos sobre gestão de obras, um sistema centralizado de informações é o modelo ideal já que o processo construtivo é complexo e precisa ser realizado de maneira síncrona.

Quais as vantagens da centralização de dados para a construção civil?

Existem diversas vantagens em se buscar a centralização dos dados em uma construtora. Vantagens que estão ligadas tanto à diminuição de desperdícios, quanto à adequação ao cronograma, e até ao bem estar dos trabalhadores dos empreendimentos. A seguir, vamos explicar 5 desses benefícios!

1. Armazenamento e geração de dados mais confiáveis

Uma das grandes causas de retrabalho em diversos setores empresariais é o uso de documentos desatualizados.

Se um documento ou relatório técnico precisa ser verificado por departamentos diferentes em diversos momentos da obra, é importante que tal documento seja atualizado para todos de maneira rápida, para que não se dê prosseguimento em tarefas baseadas em dados desatualizados.

Um sistema de centralização de dados permite que cada trabalhador acesse o mesmo documento por meio de diferentes dispositivos e seja capaz de atualizá-lo em tempo real, evitando desencontros de processos, e permitindo que a equipe fique tranquila quanto à confiabilidade dos dados que utiliza no dia a dia.

2. Comunicação otimizada

Com um sistema de centralização de dados, a comunicação entre diferentes departamentos e equipes ligados a um mesmo empreendimento construtivo se torna mais direta e oferece menos espaço para mal-entendidos ou informações imprecisas.

Quando uma equipe precisar resolver um problema que dependa de uma informação gerada por outra equipe, o acesso a esses dados atualizados será direto na base de dados, fugindo daquelas situações de “telefone sem fio” que trazem tanta confusão. Essa facilidade vai minimizar erros e evitar retrabalhos, já que a circulação de informações vai ser muito mais rápida e precisa.

3. Tempo otimizado

Não é difícil verificar que, ao evitar tanto retrabalho e tantos erros derivados de má informação, o tempo de cada processo poderá ser otimizado e controlado para que o cronograma da obra, como um todo, seja seguido à risca e todas as operações se encaixem.

Além disso, gerar dados a partir do cruzamento de outros dados coletados por diferentes áreas fica muito mais prático e rápido quando esses dados já se encontram em uma mesma plataforma – já que essas plataformas, muitas vezes, já possuem funções para gerar relatórios de forma automática.

4. Segurança dos dados

Se todos os dados se encontram numa mesma plataforma, fica muito mais fácil criar sistemas de controle de acesso e segurança para toda essa informação.

A segurança de dados é um tema cada vez mais relevante para clientes de diversos setores já que, cada vez mais, as informações ganham importância administrativa e valor efetivo.

Além disso, ter todos os dados em uma plataforma confiável vai garantir que não haja perda de quaisquer dados por descuido ou acidentes, já que, em geral, os backups nessas plataformas são automáticos, recorrentes e seguros.

5. Rastreamento de problemas

Com todos os dados e documentos juntos em um mesmo lugar, fica mais fácil identificar problemas de organização e de cronograma, por exemplo, já que todos os envolvidos podem ter um acesso mais facilitado ao que está sendo realizado por outros departamentos.

A eficiência na identificação de problemas e de suas origens aumenta as chances de uma solução eficiente e consequências minimizadas.

Qual o papel da tecnologia nesse processo?

Para que essa centralização de dados ocorra de fato e de forma produtiva, muito depende da tecnologia escolhida como solução.

Existem muitos softwares que são voltados especificamente para o setor da construção civil e que, portanto, podem oferecer ferramentas que podem resolver grande parte dos problemas e desafios práticos e cotidianos de uma obra.

O software Qualitab foi pensado por engenheiros e para engenheiros e apresenta funcionalidades que pretendem facilitar o trabalho desses profissionais. Entre as suas funções estão:

  • a FVS (ou ficha de verificação de serviços);
  • a FVM (ou ficha de verificação de materiais);
  • o RDO (ou relatório diário de obras), a AVA (para avaliação);
  • o CKL (checklist final de obra)

Além dessas, existem outras funções que simplificarão processos de verificação e auditoria, bem como o funcionamento da obra em si.

A centralização de dados é o futuro da gestão de obras e poderá tornar os processos construtivos mais eficientes, além de mitigar erros e perdas. Nessa revolução, a tecnologia é agente essencial e é preciso escolher um software que apresente funções que, de fato, facilitem as práticas cotidianas do gestor e da equipe da sua empresa.

Se você quer saber mais sobre centralização de dados e entrar de frente nessa revolução tecnológica, entre em contato conosco pelo nosso site e descubra as funções do Qualitab que podem trazer vantagens para a sua empresa!

Tecnologia
Talvez você também goste:

Receba conteúdos em seu e-mail!

    Conteúdos recomendados

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Preencha esse campo
    Preencha esse campo
    Digite um endereço de e-mail válido.
    Você precisa concordar com os termos para prosseguir