Por que a segurança de dados nas empresas é tão importante?

6 minutos para ler

A segurança de dados nas empresas deixou de ser uma precaução para se tornar obrigatória, com base na LGPD — Lei Geral de Proteção de Dados —, que tem como principal objetivo garantir a privacidade contra o uso indevido de informações pessoais.

As mudanças se fizeram necessárias devido à vulnerabilidade na coleta, tratamento e armazenamento dos chamados dados sensíveis. O número elevado de fraudes e tentativas de ações criminosas gerou uma readequação das empresas para garantir a segurança das informações.

O objetivo deste post é falar sobre a importância da segurança de dados nas companhias e mostrar como funciona a legislação e o que mudou nos últimos anos. Continue lendo e veja como assegurar a confiabilidade dos dados para preservar o relacionamento com os seus clientes!

A importância da segurança de dados nas empresas

O tráfego de informações virtuais utilizadas para atividades profissionais aumentou consideravelmente nos últimos anos. É uma grande evolução que proporcionou importantes benefícios para empresas de todos os segmentos.

Contudo, com o crescente volume de informações sigilosas armazenadas digitalmente, aumentou também a incidência de crimes cibernéticos, o que exigiu mudanças nas leis para garantir a proteção de dados, como a LGPD.

A segurança da informação é definida como um conjunto de mecanismos e ações preventivas que têm o objetivo de manter a confidencialidade, integridade, disponibilidade e autenticidade das informações.

É um conceito imprescindível para as empresas, pois demonstra a ética profissional e o cumprimento da lei referente à proteção das informações dos clientes. A aderência à lei também evita prejuízos devido aos acessos maliciosos e gera confiança com o público alvo.

Como funciona a legislação para a segurança de informações

O Brasil é um dos 120 países que tem uma lei específica para a proteção de dados pessoais, trata-se da LGPD. A lei modifica a forma de lidar com dados, estabelecendo regras claras para o armazenamento, coleta e compartilhamento das informações pessoais.

O objetivo é impor um padrão elevado de segurança e proteção dos dados confidenciais entre empresas e clientes, sejam pessoas físicas ou jurídicas. Além de prever sansões em caso de descumprimento das diretrizes de segurança e privacidade.

A lei entrou em vigor em setembro de 2020, mas as empresas têm um prazo de 18 meses para se adaptarem. Dessa forma, é fundamental agir rápido e adequar o negócio às novas regras, principalmente sobre como serão os procedimentos de armazenamento de dados e estratégias de marketing.

O que fazer para garantir a proteção dos dados dos clientes

Cada vez mais a segurança de dados nas empresas tem se tornado uma prioridade, devido ao alto risco de exposição das informações confidenciais. Nesse sentido, buscar técnicas e procedimentos de segurança deve fazer parte da rotina empresarial.

Veja práticas eficientes para preservar os dados dos seus clientes!

Conscientize a equipe

O primeiro passo para proteger os dados da empresa e dos clientes é treinar a equipe que utiliza os recursos digitais, como computadores ou dispositivos móveis. É preciso conscientizar os colaboradores sobre o uso correto e formas de reforçar a segurança no ambiente cibernético.

Para garantir maior controle dos dados, limite os acessos de acordo com cada função e oriente sobre os sites proibidos. Dessa forma, é possível manter as informações protegidas dos malwares e de qualquer ameaça.

Fortaleça as senhas de acesso

Senhas sequenciais, relacionadas à data de nascimento ou número de documentos pessoais são alvos fáceis para criminosos. A criação e manutenção das senhas corporativas é crucial e deve seguir uma política forte.

O ideal é orientar a equipe para fazer senhas alfanuméricas e manter um cronograma para atualizar todas as senhas periodicamente. Essa regra deve ser obrigatória para aumentar a proteção dos dados presentes em um sistema.

Armazene dados em nuvem

O armazenamento dos dados em nuvem é uma maneira moderna, prática e segura para trabalhar com informações sigilosas. Isso se deve ao fato de os servidores privados terem um alto nível de segurança e um investimento enorme na atualização de sistemas de proteção da informação.

Além de facilitar a gestão e o compartilhamento seguro das informações, armazenar os dados em nuvem oferece total sigilo e acesso bem direcionado. Assim, você pode utilizá-los com segurança e de forma descomplicada.

Faça o controle de ataques

O controle de ataques deve ser preventivo e estar presente nos procedimentos internos da empresa. Para tanto, você deve manter os softwares antivírus sempre atualizados e orientar a equipe para fazer backups frequentes das informações para dispositivos de armazenamento externos móveis.

Além disso, utilize um firewall e defina um procedimento para analisar todo o sistema, eliminando dados antigos e revisando a segurança dos computadores. Todo investimento é importante para preservar a segurança dos dados da empresa e de seus clientes.

Conte com softwares de gestão

Implementar softwares na empresa é uma forma inteligente de melhorar a eficiência da gestão interna e garantir a proteção dos dados. Os softwares são desenvolvidos com tecnologias modernas e alto nível de segurança contra ataques maliciosos.

Dessa forma, é possível conduzir o trabalho utilizando recursos digitais com tranquilidade, pois os sistemas de segurança são constantemente atualizados por profissionais especialistas. 

QualiTab: software seguro e eficiente para sua construtora!

A tecnologia é indispensável para elevar a produtividade de um negócio, principalmente na construção civil — uma atividade dinâmica e que exige uma gestão eficiente para evitar prejuízos e gerar qualidade.

Nesse contexto, a plataforma digital QualiTab é a melhor alternativa para ter soluções que contribuem não apenas para a proteção dos dados, sendo também extremamente eficiente no processamento, integração e controle de acesso às informações.

Com funcionalidades que permitem um gerenciamento completo da obra, compartilhamento de dados de forma segura e um aplicativo intuitivo para coletar informações em campo, o QualiTab oferece condições ideais para a gestão, analisando dados em tempo real e com armazenamento das informações 100% em nuvem.

Além disso, você pode contar com uma plataforma customizável, ou seja, de acordo com as características e objetivos do seu negócio. Assim, é possível lidar com todas as informações relevantes de um jeito prático, seguro e centralizado, sobretudo para ter maior embasamento na tomada de decisão.

Como você percebeu, a segurança de dados nas empresas é um assunto relevante e deve sempre estar em pauta. Além de garantir a proteção digital dos dados dos clientes, a prática mantém a regularidade com as leis e proporciona diversos benefícios, inclusive maior confiabilidade e vantagem competitiva.

Agora que você entendeu melhor sobre a segurança de dados, o que acha de conhecer ótimas soluções para modernizar a sua empresa? Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar!

Posts relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.