4 boas práticas para organizar o depósito de material de construção

  1. Início
  2. Boas práticas
  3. 4 boas práticas para organizar o depósito de material de construção

Pode-se dizer que uma boa organização é uma demanda chave para o sucesso no gerenciamento de qualquer empreendimento.

Quando falamos de obras de construção civil, o caso não é diferente e pode representar uma tarefa bastante complexa aos gestores levando em conta os variados níveis organizacionais existentes – como a organização processual e a organização do espaço físico, por exemplo.

Essa última, em muitos casos, pode acabar sendo colocada em segundo plano ou relegada por completo pela gerência de uma obra e isso, como você pode imaginar, é um erro grave!

Em nosso artigo de hoje, vamos falar um pouco sobre a importância da organização de um depósito de materiais de construção e vamos dar 4 dicas para conseguir administrar esses espaços com sucesso. Continue lendo para descobrir mais sobre o tema!

Por que a organização do depósito importa?

O cuidado com as peças e a melhoria da qualidade do depósito de materiais de construção talvez sejam alguns dos desafios mais contundentes para um gestor de obras. No entanto, essa tarefa também aparece como um dos mais relevantes diferenciais de otimização dos esforços de uma obra.

As vantagens de ter um estoque organizado são muitas e podem ser observadas quando falamos, por exemplo, dos riscos da desorganização de materiais: de acordo com um levantamento realizado na Escola Politécnica da USP, algo entre 3% e 8% dos investimentos totais de um projeto de construção civil é levianamente gasto graças a perda de materiais – números impressionantes se considerarmos que a média de lucros do setor, de acordo com o sindicato de construtoras e imobiliárias (Secovi) vai de 10% a 15% dos investimentos.

Um depósito de materiais de construção bem organizado vai ajudar a prevenir a perda de materiais devido a ação de intempéries e outros agentes destrutivos, bem como dificultar a ocorrência de acidentes de trabalho que possam trazer prejuízos materiais e/ou humanos.

Tendo isso em mente, vamos seguir as nossas 4 dicas de como manter organizado o seu depósito de materiais de construção.

1. Estabeleça rotinas de organização e limpeza

A manutenção de um itinerário de limpeza e verificação do estoque vai permitir que quaisquer riscos aos materiais – como focos de umidade ou mau empilhamento com perigo de queda – sejam prontamente detectados e contornados.

A frequência dessa rotina vai depender do tipo de material depositado, mas pode chegar a ser até mesmo semanal ou diária.

Além disso, é importante que os funcionários que acessam os materiais estejam bem informados em relação ao sistema de organização e localização de produtos, já que isso vai tornar a retirada de peças mais objetiva e evitar perda de tempo e até mesmo perda de material.

2. Cada material tem seu local

O local dos materiais deve ser pensado tendo em vista a praticidade de uso e transporte bem como seu escoamento. Ou seja: materiais pesados ou que tenham uso constante durante a obra devem ter acesso facilitado, pois isso tornará sua movimentação mais eficiente e evitará acidentes e desgaste da mão de obra.

Sacos de cimento, por exemplo, podem ter uma posição no depósito mais acessível que outros materiais mais leves e de uso mais pontual como canos de PVC. Mas é claro que tudo vai depender do momento e das condições específicas da obra em questão. O importante é que tudo seja planejado tendo em foco a eficiência dos processos.

3. Estoque inteligente

Certos materiais são necessários em momentos específicos do andamento da obra. Sendo assim, a chegada desses produtos ao estoque pode e deve ser planejada para que os mesmos fiquem o menor tempo possível parados no depósito.

Em outras palavras: cada material deverá ser recebido o mais próximo possível ao momento de seu uso efetivo. Essa prática evitará grandes lotações no depósito de materiais de construção e, por consequência, ajudará a prevenir possíveis acidentes de trabalho e bagunças desnecessárias no local.

4. Segurança no trabalho

Como já apontado em alguns dos tópicos anteriores, a organização do depósito de materiais de construção definitivamente cruza um tema de relevância crucial: a segurança no ambiente de trabalho.

Esse fato se explica quando pensamos que, por exemplo, em um estoque desordenado existe uma possibilidade muito grande de queda de materiais – o que pode ter consequências trágicas tanto para os trabalhadores quanto para as empresas.

Outros acidentes como escorregões e tropeções de funcionários também são atenuados quando pensamos em um ambiente organizado. Ou seja: para além de mitigar a perda de materiais, a boa organização protege o próprio corpo do trabalhador e, consequentemente, a empresa e o projeto.

Dessa forma, é importante que o trabalhador que acessa esses materiais faça parte ativamente do processo de organização do depósito e que opine sobre o que pode ser mais eficaz e evitar riscos para ele próprio. Escute os colaboradores!

Como a tecnologia pode ajudar nesse gerenciamento?

Como o depósito de material de construção é apenas um dos desafios da gestão de um projeto de construção civil, a demanda por facilitadores desses processos é gritante para qualquer gestor.

A tecnologia disponível atualmente não decepciona nesse sentido. Já existem softwares de gerenciamento de obras capazes de oferecer suporte robusto para cada um dos processos envolvidos nas obras, inclusive no controle de materiais.

O software Qualitab vai permitir ao gestor uma visão ampla da obra e controle dos documentos e momentos de chegada e registro de cada material especificamente. Dentre as funções disponíveis no software estão a FVS (ou Ficha de Serviços), o RDO (ou Relatório Diário de Obras), as AVAs (avaliações), o CKL (ou Checklist final de obra ou apartamentos para vistoria) e, finalmente, a FVM (ou Ficha de Verificação de Materiais) que vai permitir administração facilitada do recebimento e armazenamento de materiais.

A boa organização do depósito de materiais de construção é imprescindível e vai trazer enormes vantagens ao empreendimento como um todo!

Gostou de saber mais sobre o gerenciamento de materiais em obras? Se ainda ficou alguma dúvida de como a Qualitab pode te ajudar nessa e em outras questões, entre em contato com nossa equipe através de nosso site!

Boas práticas
Talvez você também goste:

Receba conteúdos em seu e-mail!

    Conteúdos recomendados

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Preencha esse campo
    Preencha esse campo
    Digite um endereço de e-mail válido.
    Você precisa concordar com os termos para prosseguir