Controle da obra: 3 dicas para realizar a vistoria de apartamento na planta

  1. Início
  2. Boas práticas
  3. Controle da obra: 3 dicas para realizar a vistoria de apartamento na planta

Na hora de realizar a vistoria de apartamento na planta, muitos detalhes precisam ser avaliados para evitar transtornos e prejuízos. Além de toda a documentação e a burocracia necessária, a realização da vistoria também é essencial para garantir uma compra segura.

Em relação a um apartamento na planta, as vistorias feitas nas obras são importantes para a proteção de quem vende e compra o imóvel. Comprovar a qualidade dos serviços é uma forma de antecipar possíveis problemas e evitar que eles apareçam depois da entrega do empreendimento. Neste post, vamos apresentar dicas eficientes para garantir uma vistoria segura. Confira!

A importância da vistoria em obras

Vistoriar um imóvel é uma prática preventiva fundamental para garantir a boa execução do empreendimento. Esse processo precisa ser feito desde o início da obra para que possíveis problemas possam ser identificados e solucionados previamente, o que evita transtornos e prejuízos no futuro.

Além disso, a vistoria em obras é uma maneira de garantir juridicamente os direitos das construtoras, imobiliárias e de quem vai adquirir o bem. Dessa forma, é possível prever possíveis problemas e solucioná-los antes que se tornem maiores, além de garantir que a entrega ocorra dentro do prazo previsto e com segurança.

Dicas para realizar uma vistoria de apartamento eficiente

Uma boa vistoria garante mais segurança tanto para quem está construindo o empreendimento quanto para o interessado em adquirir o imóvel. Somente realizando essa etapa garante que alguns problemas sejam identificados e solucionados antes da conclusão da obra. Por isso, alguns fatores precisam ser considerados para que essa vistoria seja realizada com eficiência. Veja algumas dicas, a seguir!

Verifique os sistemas hidráulicos e elétricos

Problemas hidráulicos e elétricos tendem a aparecer só depois da entrega do empreendimento. Por isso, a vistoria nessas instalações é essencial para evitar grandes transtornos, que podem levar a danificação estrutural do imóvel.

Os problemas encontrados com antecedência devem ser sanados pelo responsável da obra antes que o empreendimento seja entregue ao comprador. Na parte elétrica, precisam ser testadas:

  • lâmpadas;
  • campainha;
  • a qualidade da fiação;
  • interruptores e tomadas.

As questões hidráulicas a serem verificadas envolvem:

  • tubulações;
  • canalização de esgoto;
  • grelhas;
  • pontos de escoamento.

Avalie a estrutura do imóvel

É preciso acompanhar todas as etapas de construção de um imóvel para avaliar as condições gerais da estrutura da construção. Caso seja necessário, deve ser solicitado aos responsáveis pela obra a restauração de materiais, substituição de equipamentos e até mesmo a paralização, caso seja encontrada alguma irregularidade mais grave.

Faça o uso da tecnologia

A tecnologia é uma ótima aliada na hora de realizar vistoria em obras. Softwares promovem gerenciamento inteligente dos diversos processos de uma construção civil, como materiais, aquisições e custos. Assim, é possível envolver aspectos estratégicos para otimizar o desenvolvimento e a qualidade da construção. O Qualitab é um aplicativo eficiente para a gestão de uma obra, pois controla e garante a qualidade na construção civil.

Portanto, a vistoria de apartamento é essencial para garantir que possíveis defeitos ou problemas sejam corrigidos a tempo, antes de finalização da obra, assegurando uma entrega confiável e dentro do prazo. Para garantir ainda mais eficiência nesse processo, utilize a tecnologia a seu favor, como o software da Qualitab.

Gostou deste post e quer saber mais sobre o gerenciamento de qualidade por meio da tecnologia? Entre em contato com a Qualitab e tire todas as suas dúvidas!

Boas práticas

Talvez você também goste: