Como fazer o controle de insumos para construção civil? Entenda!

  1. Início
  2. Gestão da Qualidade
  3. Como fazer o controle de insumos para construção civil? Entenda!

Uma obra, por menor que seja, demanda uma grande variedade de insumos para construção civil, desde latas de tinta, torneiras, pisos e azulejos, até cimento, areia, dentre outros materiais imprescindíveis para uma boa obra.

E a quantidade, bem como qualidade e forma de manejo desses materiais e insumos é de extrema importância para garantir que o projeto seja executado de forma adequada e sem ultrapassar os limites financeiros definidos para a obra.

E por isso, nesse texto, vamos falar um pouco sobre como é importante e qual a melhor forma de realizar o controle de insumos para construção civil, de forma que sua obra possa usufruir de economia sem prejudicar a qualidade!

Qual a importância do controle de insumos para construção civil?

Ao passar por qualquer canteiro de obras é fácil perceber que o desperdício de insumos é a grande fonte de gastos desnecessários em uma construção.

Esse desperdício são, geralmente, resultado da má gestão e mau armazenamento de materiais, e isso ocorre tanto em obras grandes como a construção de um prédio, até obras menores como uma reforma.

Existe uma cultura de desperdício já fortemente enraizada na construção civil, tanto que é comum que quando façamos um orçamento para insumos para construção civil é sempre recomendado considerar uma folga na quantidade dos materiais.

Isso porque é sabido, também, que sem essa margem de desperdício, pode ser necessário requisitar novos materiais de última hora, o que pode acarretar em atrasos e inflacionamento dos custos da obra.

Por isso, é muito importante que a gestão e controle de insumos para construção civil seja realizada, e o planejamento seja seguido durante toda a obra.

Como fazer o controle de insumos para construção civil de maneira adequada?

Uma boa gestão de insumos para construção civil pode ser feita usando as dicas que vamos dar a seguir.

Organize o canteiro de obras

Organize e deixe limpo seu canteiro de obras. É preciso que exista uma área adequada e reservada para a estocagem de materiais, e cada material deve ser estocado separado, respeitando suas peculiaridades.

Uma boa ideia é organizar os insumos por demanda de uso e fragilidade, sempre buscando acondiciona-los de maneira adequada, usando pallets, lonas, caixas, dentre outros.

Saiba quais serão as demandas

Saber das demandas dos projetos é importante para que seja possível garantir a organização do canteiro de obras. Portanto, o cronograma de obras é parte importante de uma boa gestão de insumos.

Tenha sempre o estoque muito bem organizado e em quantidade necessária

Além da organização por demanda, é preciso que seja providenciado um devido armazenamento para cada material, respeitando sua fragilidade, porosidade, peso, dentre outras características.

Além disso, é importante que os materiais que são de consumo constantes e que sem eles não há como continuar a obra sejam estocados em evidência, evitando assim possíveis atrasos no cronograma por falta de material.

Como a tecnologia pode ajudar no controle de insumos para a construção civil?

Uma boa forma de fazer um controle eficiente e prático de insumos para a construção civil é através da utilização de ferramentas e soluções tecnológicas.

Em um software para controle de insumos de construção civil é possível controlar os materiais disponíveis, acompanhar prazos de entrega de materiais encomendados, dentre outras informações que ficam bem mais fáceis de serem geridas com uma solução tecnológica.

Os benefícios do uso de uma ferramenta tecnológica para a gestão de insumos de construção civil vão desde assertividade no controle de estoque, disponibilidade de produtos nos momentos adequados e atualização constante de orçamentos.

Viu como é vantajoso e pode ser fácil realizar o controle de insumos de construção civil? Deixe seu comentário no post falando sobre a sua experiência na gestão de insumos para construção civil na sua obra!

Gestão da Qualidade

Talvez você também goste: