Não conformidades na construção civil: saiba quais são elas!

7 minutos para ler

As não conformidades na construção civil são motivo de preocupação para qualquer gestor, pois provocam prejuízos que podem ser irreparáveis. Esses fatores podem se transformar em grandes problemas, que colocam a satisfação do cliente e os resultados do negócio em risco.

Conviver com inconformidades recorrentes na obra compromete o controle de custos, a qualidade dos serviços e aumenta o tempo do projeto — os pilares para manter a solidez e sobrevivência do negócio no mercado.

Uma gestão eficiente que atua para alcançar a melhoria contínua nos resultados precisa evitar as não conformidades na construção civil. Foi pensando nisso que desenvolvemos este post! Para ajudar profissionais como você a entender melhor o assunto e aperfeiçoar o seu negócio. Continue a leitura e confira!

O que são as não conformidades na construção civil?

Não conformidade é um termo muito utilizado nas normas para certificação, que determinam quando um processo ou atividade não atende os requisitos pré-estabelecidos. Ou seja, é quando algo não ocorre de acordo os padrões definidos, sejam internos ou externos.

Quais os impactos das não conformidades na obra?

A execução do projeto exige um planejamento minucioso, considerando a grande variedade de atividades que devem ser realizadas com tempo e recursos definidos. Nesse contexto, a ocorrência das não conformidades representam um risco grave.

Os principais impactos das não conformidades na construção civil são:

  • aumento do tempo e custo para concluir o projeto;
  • desperdício de matéria-prima;
  • desperdício de mão de obra;
  • aumento da rotatividade de funcionários;
  • influência no resultado final e satisfação do cliente.

Por que é importante evitá-las?

O objetivo de todo negócio é alcançar o sucesso e se destacar da concorrência, para tanto, contar com uma boa gestão interna é indispensável. Contudo, evitar as não conformidades na construção civil é fundamental, pois contribui para otimizar os custos e o tempo, sem perder a qualidade nos serviços.

Quais as principais não conformidades na construção civil?

A construção civil é um setor dinâmico em que muitas tarefas precisam acontecer simultaneamente. Por isso, a possibilidade de surgir não conformidades é grande e muitas vezes recorrente.

Nesse sentido, saber quais as não conformidades mais acontecem nas obras ou reformas contribui para desenvolver uma gestão de processos proativa e evitar erros que causam prejuízos e atrasos para a empresa.

A seguir, veja quais são as não conformidades mais comuns na construção civil!

Ausência de protocolos de qualidade

Não definir protocolos e padrões de qualidade para as atividades é uma das inconformidades mais comuns nos canteiros de obras. Alinhado com a falta de acompanhamento, comunicação e capacitação dos profissionais, são os principais responsáveis pela ocorrência de erros.

Quando uma equipe trabalha sem saber quais são os níveis de exigência, objetivos, preferências e diretrizes da empresa o trabalho não segue um parâmetro. Dessa forma, os resultados podem não sair conforme o esperado, gerando possíveis retrabalhos.

Colaboradores sem treinamentos

A falta de treinamento para os colaboradores é um fator de grande potencial para gerar não conformidades na construção civil. Sem a correta instrução, controlar a execução das tarefas se torna difícil, o que leva a erros graves.

Um cronograma de treinamentos bem elaborado, incluindo cursos introdutórios e periódicos permite que os gestores repassem informações relevantes aos funcionários. Sobretudo referente aos procedimentos internos, objetivos e metas, prevenção de acidentes e exigências dos clientes.

Divergências da lista mestra de projetos

A lista mestra oferece informações importantes para a gestão de projetos e documentos com o objetivo de auxiliar na aplicação das etapas práticas do projeto. Trata-se de uma ferramenta que deve sempre estar atualizada e alinhada às atividades.

O problema é que, em certos contextos, acontecem divergências nessa lista, o que gera não conformidades que interferem negativamente na execução das tarefas. Por isso, ela é considerada um dos principais riscos para a qualidade do projeto.

Falta de documentações

O controle de documentos é uma etapa importante da gestão de obras e deve ser vista como uma prioridade. A construtora deve ficar atenta, pois muitos documentos são exigidos por lei e precisam estar sempre acessíveis e atualizados.

Nesse contexto, a falta de documentações e a inexistência de um procedimento de controle eficiente é uma não conformidade grave, que pode causar contratempos, inclusive, com órgãos de fiscalização.

Armazenamento inadequado dos materiais

É comum encontrar o armazenamento inadequado de materiais nos canteiros de obras. Uma não conformidade que, além de causar atrasos na realização das tarefas, pode levar a grandes desperdícios e a inutilização de materiais.

Tudo pode ficar ainda mais sério devido às características de alguns materiais utilizados na construção. A exposição ao tempo, contato com a água ou intempéries causam grandes perdas, exemplo disso são materiais como cimento e madeiras.

Como identificar, corrigir e evitar as não conformidades?

A gestão de processos na construção civil deve atuar de forma preventiva, identificando os potenciais geradores de não conformidades. A melhor forma para atingir esse objetivo é com muito planejamento e conhecimento das atividades.

Para tanto, é necessário planejar toda a execução do projeto, estabelecendo parâmetros ideais para todas as tarefas. Assim, você poderá prever as não conformidades e definir planos de ação para evitá-las e corrigi-las.

Para identificar e evitar não conformidades na construção civil, você também pode adotar as seguintes ações:

Além disso, os procedimentos devem ser elaborados na fase inicial do projeto, contribuindo para evitar problemas no futuro que se transformam em não conformidades. Para isso, utilizar a tecnologia é a melhor alternativa.

Com o uso de softwares de gestão exclusivos para a construção civil, você pode gerenciar dados de forma centralizada, integrada, intuitiva e segura. Sobretudo, aumentando a produtividade e as oportunidades de melhoria.

Em outras palavras, o software de gestão para o setor construtivo é um grande aliado para evitar não conformidades, contribuindo para reduzir os erros nas auditorias, considerando a crescente tendência da certificação técnica na construção civil — PBQPH, o Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat.

Como você percebeu, as não conformidades na construção civil comprometem a qualidade dos serviços e causam prejuízos em todos os sentidos. Portanto, investir em meios para prevenir que aconteçam e aplicar uma gestão com foco nos resultados e na melhoria contínua dos processos é um grande passo rumo ao sucesso.

Gostou do post? Se você deseja ter acesso a conteúdos relevantes sobre a construção civil e ficar por dentro de todas as novidades, siga o QualiTab nas redes sociais! Estamos no LinkedIn, Instagram, Facebook e Twitter!

Posts relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.