Economizar energia elétrica no canteiro de obras costuma ser um grande desafio. Isso porque muitos profissionais se esquecem de um detalhe muito importante: a economia de energia precisa se tornar um hábito.
Antes de reduzir os gastos, é indispensável saber de quanto é o consumo. Afinal, uma obra demanda energia elétrica, por conta do uso de diversos equipamentos — de pequenas furadeiras a grandes elevadores.
Sendo assim, essas estimativas de consumo fazem toda a diferença, inclusive em seu método de trabalho. Mas por onde começar a fazer isso? E que tipos de gastos são passíveis de cortes? Neste artigo, separamos 4 dicas que ajudam a responder essas perguntas e que, se seguidas, podem levar a economia de eletricidade no canteiro de obras. Confira!
1. Reduza o consumo de iluminação
A primeira etapa para economizar energia elétrica no canteiro de obras é reduzir o consumo de iluminação. Tente trocar todas as lâmpadas incandescentes por versões fluorescentes ou LED, pois são mais econômicas.
Ambas as opções geram, em média, uma economia de 30% na conta mensal. O que pode promover uma folga financeira, redirecionando recursos que possam otimizar outros serviços. Essa providência ainda fornece ambientes com maior visibilidade e mais frescor, já que se trata de lâmpadas frias.
2. Organize e controle os aparelhos que demandam uso de energia
Em seguida, é hora de organizar e controlar todos os aparelhos que precisam de energia elétrica para funcionar. Liste cada um deles e separe de acordo com a quantidade de horas e frequência que serão utilizados diariamente.
Verifique, também, quantas vezes eles serão usados até o fim da obra. Não se esqueça de considerar equipamentos localizados nas instalações provisórias do canteiro, como escritórios e refeitórios. Uma simples planilha no computador ou um software de gestão confiável são suficientes para manter essa visão geral.
3. Avalie como será o condicionamento de ar
Investir em aparelhos que garantam condicionamento de ar nem sempre é a melhor alternativa, apesar da praticidade desta tecnologia. Seu consumo é muito alto, o que eleva os gastos a valores exorbitantes e difíceis de controlar.
Diante disso, vale procurar outras soluções mais acessíveis, baratas e interessantes para as instalações, que sejam eficientes e econômicas. O ideal seria implementar um projeto específico, que consiga demonstrar a melhor maneira de aproveitar as condições de iluminação e ventilação naturais, de modo que ofereça mais conforto e tranquilidade a todos.
4. Adote boas práticas para economizar energia elétrica no canteiro de obras
Essa nossa última dica é bem básica: adote boas práticas nas atividades. Da mesma maneira que fazemos em casa, desligue aparelhos que não estiverem em uso, e retire, inclusive, da tomada.
Quando não houver expediente, sempre mantenha luzes de instalações desligadas, e tente evitar o excesso de equipamentos funcionando ao mesmo tempo. Definir a vez de cada um evita sobrecarga e até mesmo riscos de alguma falha que possa atrapalhar o andamento da obra.
Diante dessas sugestões, você pode ver que economizar energia elétrica no canteiro de obras não é tão difícil. Basta, apenas, ter um pouco de disciplina e conscientizar toda a equipe sobre essas pequenas regras.
Assim, além de economizar, a construção civil fica muito mais sustentável! E essa é apenas uma das principais tendências do setor. Conheça outras três e fique de olho para colocá-las em prática, também.