Durante a obra, alguns aspectos devem ser avaliados para garantir melhores resultados. O acompanhamento de obra ajuda a reduzir os custos e evita desperdícios, além de ser uma forma de garantir o retorno do investimento. Esse processo é fundamental para que ela seja realizada de maneira mais eficiente e assertiva.
É preciso ficar atento aos orçamentos, materiais de qualidade, prazos e, principalmente, ao sequenciamento de tarefas. Assim, é possível diminuir as chances de erros na execução do projeto, o que garante mais qualidade no serviço. Além disso, a gestão ideal ajuda as construtoras a conquistar altas taxas de produtividade.
Quer saber mais sobre o assunto? Neste post, vamos mostrar os pontos que devem ser auditados no processo de acompanhamento de obra e qual a importância da tecnologia nesse momento. Confira!
4 principais pontos a serem analisados no acompanhamento de obra
O acompanhamento de obra deve ser feito para garantir que toda a execução dos serviços estejam conforme especificações e condições técnicas do projeto. Esse processo evita retrabalhos e gastos desnecessários. Para administrar todas as atividades, é fundamental estabelecer rotinas de fiscalização e analisar alguns pontos importantes.
1. Cronograma de obra
Um cronograma de obras bem estabelecido leva em conta todas as tarefas necessárias para viabilizar a execução do projeto. Nele deve constar todos os serviços essenciais para o empreendimento, desde a autorização para execução da obra até a compra de insumos. Além disso, todo cronograma precisa ter as datas planejadas e bem definidas sobre o início e término de cada etapa da construção.
2. Documentação
Para dar início a qualquer tipo de obra, é fundamental ter toda a documentação e registros necessários para o desempenho eficiente do empreendimento. A ausência desses documentos pode impactar diretamente na qualidade final da obra.
3. Uso dos materiais
O monitoramento de materiais é fundamental para evitar desperdícios, a utilização indevida de insumos e a deterioração de alguns itens. Confira algumas dicas:
- pesquise e controle o uso de todos os materiais na obra, a fim de garantir que os recursos serão bem aplicados e evitar prejuízos;
- crie uma lista de todos os insumos necessários e a quantidade de cada item a ser adquirido;
- procure realizar vários orçamentos e comprar todos os materiais na mesma loja;
- coloque no papel todos esses gastos e acompanhe o uso desses materiais durante toda a obra.
4. Atividades no canteiro
Supervisionar as atividades desenvolvidas no canteiro de obras também é essencial no processo de supervisão do empreendimento. Visitas diárias devem ser feitas a fim de avaliar se todas as etapas estão sendo cumpridas conforme planejado. Nessas vistorias, registre com fotos o passo a passo da construção, assim, ficará mais fácil de entender a sequência da obra e analisar o desempenho dos profissionais.
O papel da tecnologia no acompanhamento de obra
Além de ajudar na preparação de relatórios para controle financeiro e de produtividade, a tecnologia é uma grande aliada do acompanhamento de obras. O uso do drone, por exemplo, permite uma análise detalhada da construção, tornando mais fácil o controle do empreendimento. Muito mais do que gerar imagens, esses equipamentos coletam dados estratégicos que melhoram o andamento do projeto e o planejamento da obra.
O acompanhamento de obra é essencial para garantir o bom andamento dos trabalhos, evitando gastos desnecessários e retrabalhos. Além disso, a tecnologia, por meio de aplicativos e softwares, permite o monitoramento de todos as etapas do empreendimento, oferecendo informações precisas para tomada de decisões mais assertivas.
Quer saber mais sobre gestão de obras? Veja como esse processo pode otimizar e facilitar os trabalhos no canteiro de obras!