Tudo o que deve ter na ficha de verificação de serviço

  1. Início
  2. Gestão da Qualidade
  3. Tudo o que deve ter na ficha de verificação de serviço

Para dar início a qualquer empreendimento, é importante a elaboração da ficha de verificação de serviço, a FVS. Essa é uma ferramenta que garante a qualidade nos procedimentos da construção civil. Além disso, é uma maneira das construtoras acompanharem se todas as etapas da obra estão sendo cumpridas, conferindo resultados mais eficientes.

A ficha de verificação de serviço também assegura que todas as atividades desenvolvidas dentro do canteiro de obra sejam realizadas de acordo com as normas vigentes. Dessa forma, as empresas são capazes de proporcionar qualidade e segurança ao longo de todo o processo de um empreendimento.

Ficou interessado no assunto? Neste artigo, vamos mostrar o que deve ter na ficha de verificação de serviço, para compor esse documento da melhor maneira possível. Confira!

O que é a ficha de verificação de serviço?

Dentro dos processos produtivos realizados na construção civil, o monitoramento do andamento das obras está entre as atividades mais importantes. É por meio desse acompanhamento que os gestores do canteiro de obra podem verificar se o que está sendo executado é exatamente como foi determinado em projeto, evitando transtornos e prejuízos.

A ficha de verificação de serviço (FVS) é um documento que registra se o serviço ou etapa da obra foi realizada dentro dos parâmetros legais e de qualidade das normas legais e, ainda, conforme as especificações do projeto. Assim, são determinados os parâmetros para contemplar cada etapa da construção a ser analisada.

O objetivo desse documento é apontar ou aprovar questões relacionadas a diferentes etapas da construção. Além disso, a ficha de verificação de serviço analisa a qualidade dos serviços prestados e mostra quais melhorias precisam ser feitas para a conclusão dos trabalhos.

Qual é a importância da ficha de verificação de serviço?

A ficha de verificação de serviço é um guia bastante eficiente para realizar a vistoria das etapas e do andamento de uma construção, desde a fase inicial até a conclusão dos trabalhos. Além disso, para que as construtoras consigam certificados, como o PBQP-H (Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat), é necessário que as obras possuam este documento. A FVS é uma ferramenta para controle de qualidade e segurança do empreendimento, uma vez que, esse documento é aplicado para fiscalizar a execução dos trabalhos, conforme as normas estabelecidas pela empresa.

Quais os principais benefícios da FVS?

A ficha de verificação de serviço é essencial para acompanhar a regularidade da qualidade de execução da obra por ser um documento que possui todas as informações das etapas construtivas. É possível otimizar o controle financeiro, por exemplo, monitorando os aspectos visuais da obra, como dimensões e ângulos. Outras vantagens da FVS são:

Gestão de qualidade otimizada

Com o preenchimento da FVS, é possível alcançar mais qualidade no planejamento e nas estruturas da construção, já que esse documento exige a descrição dos padrões de qualidade e das normas regulamentadoras planejadas e executadas em cada uma das etapas da obra.

Controle do orçamento financeiro

Na construção civil, os serviços são cobrados por hora ou metro quadrado e quando há retrabalhos ou atrasos é necessário pagar mais pelos trabalhos realizados. Desta forma, a FVS controla a produtividade, reduzindo erros e eliminando atrasos, o que influencia diretamente nos custos da obra.

Aumento de lucratividade

Além de controlar orçamentos e cronogramas, a ficha de verificação de serviço assegura que a margem de lucro estabelecida no planejamento se mantenha protegida e garantida. Com a possibilidade de tomada de decisões mais estratégicas, também é possível reduzir os custos e aumentar os lucros.

O que deve ter na ficha de verificação de serviço

Essa ficha é fundamental para aumentar a produtividade e os lucros de uma construção, além de garantir mais segurança no processo. Esse documento comprova que as atividades executadas estão em conformidade com a legislação e contempla informações, desde a fase inicial da construção, até os últimos detalhes.

Quais são as normas e etapas da construção?

O Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H) é uma iniciativa do Governo Federal para o cumprimento de normas e metas estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU). Esse programa comprova que empresas e obras estão seguindo normas específicas e estabelece 25 serviços que devem ser controlados em uma construção. Entre eles, estão algumas etapas dos serviços:

  • preliminares;
  • de fundações;
  • de estrutura;
  • de vedações verticais e horizontais;
  • de esquadrias, pinturas e sistemas prediais.

O que deve ter na ficha de verificação de serviço são essas etapas, que têm que ser acompanhadas por meio dessa ficha. Assim, diminui-se os retrabalhos, readequações, demolições ou outros problemas que possam surgir e atrasar os trabalhos.

Como é feito o preenchimento da FVS?

As FVS podem ser preenchidas por mais de um profissional, desde que esses sejam experientes, treinados e qualificados. Além disso, esses documentos devem ser preenchidos de forma correta, pois podem ser exigidos para a liberação de outras fases da obra. As fichas devem abranger todos os pontos necessários para comprovar a qualidade da execução dos serviços, como dimensão dos vãos, fissuras e manchas.

Ao produzir o documento, considere um preenchimento simples, de leitura clara e conceitos comuns entre todas as partes envolvidas no processo. Além disso, elas devem conter informações suficientes para garantir o controle na execução e qualidade da obra.

Existem as FVS impressas, com lacunas para que sejam preenchidas à mão, e as eletrônicas. Dentre elas, há versões mais detalhadas, com sistemas sofisticados, planilhas, gráficos, emissão de relatórios e parametrização de fichas, conferindo mais segurança ao empreendimento. Cada setor deve ter sua FVS, customizada de acordo com os pontos considerados importantes na área. A elaboração do documento fica a cargo dos gestores de qualidade.

Como otimizar a ficha de verificação de serviço?

Mesmo que a FVS organize de forma eficiente boa parte dos serviços realizados no canteiro de obras, é preciso automatizar algumas tarefas para garantir mais precisão nos dados. O uso de plataformas e aplicativos especializados que ajudam a preencher esse documento tem sido cada vez mais usados pelos empreendedores da construção civil. O uso dessas ferramentas proporciona mais segurança, praticidade e agilidade na produção da ficha.

Portanto, a ficha de verificação de serviço é fundamental para o bom desempenho da obra, já que evita gastos com retrabalho e garante segurança e qualidade à edificação. Mas, para isso, é importante contar com uma empresa responsável e profissionais qualificados. Assim, com as informações de o que deve ter na FVS, é possível conferir mais eficiência em todas as etapas a serem executadas na sua construção.

Quer saber mais sobre tecnologias pensadas para otimizar os trabalhos no canteiro de obras? Siga a Qualitab no Facebook e acompanhe todas as novidades do setor!

Gestão da Qualidade
Talvez você também goste:

Receba conteúdos em seu e-mail!

    Conteúdos recomendados

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Preencha esse campo
    Preencha esse campo
    Digite um endereço de e-mail válido.
    Você precisa concordar com os termos para prosseguir