Gestão estratégica de pessoas: 4 dicas para gerir seus funcionários

  1. Início
  2. Gestão da Qualidade
  3. Gestão estratégica de pessoas: 4 dicas para gerir seus funcionários

A gestão de pessoas desempenha um papel essencial dentro de uma empresa. É em uma boa relação com os colaboradores que se garante uma comunicação eficiente dentro do ambiente de trabalho. A gestão estratégica de pessoas na construção civil é uma forma de gerar valor pelos recursos humanos e garantir mais qualidade nas entregas.

Dentro de um canteiro de obras, o gestor atua organizando as tarefas, liderando e levando motivação para os funcionários. Para isso, é preciso investir em estratégias de reconhecimento dos profissionais e soluções tecnológicas que tornem a gestão de pessoas ainda mais efetiva. Neste post, vamos dar dicas de como realizar uma boa gestão de pessoas. Confira!

A importância da gestão estratégica de pessoas na construção civil

A gestão de pessoas é essencial na construção civil, assim como em vários outros segmentos. Saber quem vai executar cada função dentro do canteiro de obras, por exemplo, é parte fundamental para que todo o processo produtivo flua adequadamente e para que os funcionários se sintam mais felizes e motivados.

Além disso, esse processo otimiza a produtividade e a qualidade dos resultados.

As dicas de como realizar a gestão de pessoas

Para garantir um trabalho de qualidade e com entregas satisfatórias, é preciso realizar uma boa gestão de pessoas. Na construção civil, conquistar um time forte significa ter comprometimento com as datas de conclusão, proporcionando mais excelência nos resultados. Veja algumas dicas de como promover uma boa gestão de pessoas na construção civil.

1. Elaborar o planejamento estratégico de RH

Para realizar a gestão de pessoas de forma adequada, o primeiro passo é elaborar um planejamento estratégico de RH. Este documento deve conter os objetivos de cada área do canteiro de obras, estratégias e métricas que ajudem a acompanhar o andamento da gestão.

A partir disso, é possível saber, por exemplo, quais habilidades específicas são necessárias para futuros funcionários e o que pode ser feito para melhorar os níveis de engajamento da equipe.

2. Investir na capacitação profissional dos colaboradores

Quem deseja proporcionar entregas mais assertivas e de qualidade deve, primeiro, investir em aprendizado. Capacitações e treinamentos são oportunidades para aprimorar e lapidar o conhecimento de gestores e de seus funcionários.

Ter um líder capacitado ajuda a melhorar o desenvolvimento das atividades e a qualidade dos serviços.

3. Apostar no uso da tecnologia

O mercado oferece soluções tecnológicas excelentes para a realização de uma boa gestão de pessoas na construção civil. Ferramentas e softwares são capazes de automatizar diversas tarefas e promover mais rapidez para os processos com informações confiáveis.

Os drones também têm sido muito aplicados nos canteiros de obra para o monitoramento dos trabalhos.

4. Ofereça bonificações

Uma das alternativas para manter os colaboradores focados e motivados é oferecer bonificações. Para manter o padrão de qualidade, por exemplo, deve-se estabelecer metas atingíveis de prazos que impulsionem o desempenho dos funcionários. Podem ser oferecidas viagens, folgas semanais e bônus em dinheiro.

Portanto, a gestão estratégica de pessoas na construção civil influencia em todo o processo e resultado da obra e na produtividade dos colaboradores. Promover ações que sejam capazes de motivar o desempenho dos funcionários é uma forma de mantê-los felizes e empenhados, além de elevar a qualidade das entregas.

Quer manter a produtividade no canteiro de obras e gerar bons resultados? Veja como otimizar os processos!

Gestão da Qualidade

Talvez você também goste: